16/04/2024

Vivo lança 5G em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro

Operadora segue os caminhos da Algar Telecom e da Claro, mas restringe o acesso à rede de acordo com planos e chips; entenda.

Seguindo as movimentações da Algar Telecom e da Claro, Vivo lança rede 5G em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, na modalidade padrão de Non-Standalone (NSA), cujo núcleo de rede é compartilhado com o 4G. A novidade foi revelada por meio de comunicado enviado aos funcionários das lojas da operadora.

Embora não informe a velocidade alcançada, o documento diz que nas regiões atendidas pela rede, foi possível alcançar velocidade até 10 vezes mais rápida do que o 4G. Em outra parte, o comunicado explica as diferenças entre os padrões, dizendo que o 5G NSA permite “download de conteúdos de 1 GB em até 1 segundo”.

Ainda segundo o informativo, a Vivo afirma que “seguirá expandindo sua rede nas duas tecnologias, 5G NSA e SA”. Mesmo não dando detalhes de qual frequência está sendo usada, na seção de aparelhos compatíveis é possível ter uma ideia de que a operadora pode ter adotado a frequência 2,3 GHz, já que alguns modelos são compatíveis apenas com 3,5GHz, e não com os 2,3 GHz autorizados pela Anatel para uso comercial.

Um ponto importante presente no comunicado da Vivo é que a rede 5G Standalone (SA) só funcionará com um chip específico, que será disponibilizado a princípio nas lojas de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM:

–> Vivo fora do ar? Moradores de Alegrete ficaram sem comunicação após problema em antena

–> Algar Telecom lança 5G nas cidades de Uberlândia, Uberaba e Franca

–> 5G: empresas iniciam a implantação da infraestrutura nas cidades

O que mais pode chatear os clientes da operadora, além de ter que comprar outro chip, é a disponibilidade dos chips apenas para os clientes de planos pós-pago, que poderão adquirir o chip se tiver aparelho compatível com o novo SIM Card. Essa informação contradiz com o que a operadora já tinha dito que migraria os clientes para o 5G de forma automática, sem taxa extra. Embora não mencione a incompatibilidade de planos, a Vivo impõe a restrição do SIM Card 5G para o pós-pago.

Operadoras lançam 5G NSA

A Claro e a Algar Telecom já lançaram seus serviços no padrão da rede 5G. Algar ativou uma rede 5G NSA nos municípios de Uberaba (MG), Uberlândia (MG) e Franca (SP), na frequência de 2,3 GHz. Enquanto que a Claro lançou a rede 5G NSA nas regiões de São Paulo (Itaim e Vila Nova Conceição) e Brasília (Asa Norte).

A TIM é a única operadora que ainda não se manifestou sobre a ativação da rede 5G, afirmando anteriormente que não tem pressa de lançar a tecnologia e que pretende anunciar a rede quando tiver boa cobertura para tal.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários