17/12/2025
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HBO Max começa a ficar próximo dos 100 milhões de assinantes

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Apesar das inúmeras falhas técnicas, serviço de streaming já conquistou um bom número de assinantes mundo afora; confira o resultado.

Filmes do HBO Max
Imagem: Filmes do HBO Max

Amem ou odeiem, mas o HBO Max já soma 67,5 milhões de assinantes mundo afora. O número fica cada vez mais próximo da marca de 100 milhões, especialmente se o crescimento acompanhar o ritmo da expansão do serviço por vários países. No Brasil, a estratégia adotada pela AT&T, controladora da WarnerMedia, que comanda o serviço, foi o preço baixo.

Até o dia 31 de julho, consumidores brasileiros poderão aproveitar 50% de desconto em qualquer modalidade de assinatura do streaming. O valor permanece “para sempre”, contanto que o usuário permaneça com a sua assinatura ativa e o pagamento em dia. O plano mobile sai a R$ 9,95 e o multitelas fica por R$ 13,95.

Sem o desconto, os valores continuam em uma média razoável a julgar pela situação econômica do Brasil. A assinatura comum fica por R$ 27,90 e a mobile R$ 19,90.

A cortina que cobria os resultados do HBO Max foi derrubada durante a última apresentação de resultados da AT&T. Somente nos Estados Unidos, o serviço possui 47 milhões de assinantes, enquanto no restante do mundo soma mais 20,5 milhões.

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Em relação ao último trimestre, foram 2,8 milhões a mais. O mercado internacional responde pelo impressionante número de 760 mil novas assinaturas. É importante mencionar também que maioria dos assinantes é advinda do varejo. Usuários que migram das TVs por assinatura já são minoria.

Os números significam que, assim como o Disney+, o HBO Max bateu sua meta antes mesmo que ela fosse concluída. A AT&T traçou o objetivo de conquistar 67/70 milhões até o fim de 2021, mas conseguiu o feito na metade do ano.

Essa sim é uma informação que pode servir de alerta para os dois principais concorrentes, que atendem pelo nome de Disney+ e Netflix. O primeiro ultrapassou a marca dos 100 milhões em março de 2021.

Com informações de ComicBook

Globoplay congela preços de assinatura para enfrentar Netflix

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Ação da marca foi uma resposta direta para o reajuste nas assinaturas da ‘pioneira do streaming’; saiba mais detalhes.

Imagem: Campanha promocional do Globoplay - Captura de Tela
Imagem: Campanha promocional do Globoplay – Captura de Tela

Obviamente, em meio a uma grave crise econômica, os brasileiros não reagiram bem ao aumento nos preços de assinatura da Netflix. O plano premium, por exemplo, que viabiliza quatro telas e transmissão em 4K, ultrapassa o valor de R$ 50. Em protesto, assinantes levaram até mesmo a tag “Adeus Netflix” para os assuntos mais comentados do Twitter no país durante horas.

A concorrência não perdeu a oportunidade para ‘espetar’ a principal concorrente, ou até mesmo lançar estratégias com base no passo da ‘empresa do Tudum’. O Globoplay, por exemplo, comunicou que seus preços permanecerão os mesmos até 2023, ou seja, estarão completamente congelados por mais de dois anos ainda.

Mas, a estratégia é válida para todos os assinantes atuais e para quem vira cliente do serviço até o fim do ano. Portanto, não é uma garantia de que os valores atuais vão ficar nessa faixa até 2023 para quem não aderir ao serviço até o fim de 2021.

Atualmente, o Globoplay está com custo de 12x de R$ 14,90 durante o primeiro ano de assinatura. Após o período de 12 meses, o custo normaliza para 12x de R$ 19,90, total de R$ 238,80.

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Com a mesma oferta, é possível aproveitar o combo Globoplay com Disney+ por 12x de R$ 29,90 durante 12 meses. Após o período, o assinante paga 12x de R$ 37,90, um total de R$ 454,80.

A grande surpresa que o mercado de streaming promoveu foi o fato de a concorrência utiliza o “preço baixo” como uma estratégia para bater a Netflix, que atualmente é a principal frente de todos os serviços, já que detém o domínio do mercado.

Abaixo, confira a publicação na qual o Globoplay faz o anúncio, ao mesmo tempo em que alfineta a nova roupagem da Netflix:

SpaceX oferece temporariamente internet grátis na Europa

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Recentemente, Elon Musk afirmou que a conectividade da Starlink terá cobertura global a partir de agosto.

SpaceX oferece temporariamente internet grátis na Europa

Para ajudar no enfrentamento da enchente que devastou cidades inteiras na Europa, a SpaceX, do bilionário Elon Musk, anunciou que fornecerá internet gratuita via satélite para as áreas mais afetadas, por meio do serviço Starlink. A empresa já instalou 12 terminais e espera entregar 35 pontos de acesso grátis.

A medida visa facilitar a comunicação de feridos e sobreviventes, para que eles possam contatar familiares e autoridades. Os pontos de internet serão distribuídos principalmente no oeste da Alemanha, onde 125 pessoas morreram no último sábado, 17 de julho, e outros 155 moradores estão desaparecidos.

Segundo dados oficiais, a maioria (70%) das 500 estações de celular foram destruídas durante as enchentes. A reconstrução do sistema deve demorar para ser refeita. Segundo Angela Merkel, chanceler alemã, a devastação é “surreal” e que a língua alemã não tem palavras para descrever tamanho estrago.

De acordo com Elon Musk, fundador da SpaceX, o serviço Starlink estará disponível em todo o mundo (com exceção dos polos) a partir de agosto deste ano. Atualmente, existem cerca de 1.800 satélites da Starlink em órbita, oferecendo o serviço na forma de testes para pelo menos 12 países.

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Em junho passado, durante a Mobile World Congress (MWC), Musk afirmou que a Starlink já tem mais de 69 mil clientes ativos. A expectativa da empresa é oferecer o serviço para até 5% das pessoas que não têm acesso à internet.

Ele também revelou que as operadoras estão contratando a SpaceX para levar o sinal do 5G para áreas rurais ou fora da área de coberturas das empresas de telefonia.

O bilionário aproveitou para dizer que o serviço de internet via satélite funcionará como um complemento para as redes fixas e móveis, e não um substituto.

Com informações de Olhar Digital e Tecnoblog.

Com novo satélite, Claro se diz pronta para o 5G

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Lançamento está previsto para ocorrer no próximo dia 30 de julho, a partir da Guiana Francesa.

Com novo satélite, Claro se diz pronta para o 5G

Na próxima semana, a Embratel (pertencente ao Grupo da Claro) deverá lançar em órbita da Terra o Star One D2, o novo satélite de comunicação da companhia. Com o artefato, a empresa se diz preparada para o procedimento da migração dos sinais de TV aberta via satélite da Banda C para a Banda Ku, conforme prevê a proposta de edital do leilão de frequências do 5G.

A Embratel já atende radiodifusores por meio de uma frota de satélites operando na Banda C, assim como capacidade para atender a Banda Ku. Porém, com o lançamento do novo satélite, a empresa contará com mais transponders (receptores e transmissores de sinais) nesta banda, atendendo a nova demanda.

Vale lembrar que o satélite será colocado em uma posição orbital brasileira (70º Oeste), oferecendo cobertura e todas as garantias regulatórias para essa migração.

“Estamos preparados para dar mais esse passo para continuar fornecendo a qualidade que já é reconhecida pelas emissoras de todo Brasil”, diz José Formoso, CEO da Embratel.

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Hoje, mais de 20 milhões de residências recebem os sinais abertos por meio da Banda C. Porém, essa faixa sofrerá interferência com a chegada do 5G, na faixa de 3,5 GHz. O debate sobre a convivência das transmissões televisivas via satélite com a rede móvel de nova geração foi um dos responsáveis por atrasar o novo leilão de frequências. Por fim, prevaleceu a migração de frequência dos sinais televisivos.

O lançamento está previsto para o próximo dia 30 de julho. O novo satélite conta com 24 transponders em Banda Ku, além de 28 em Banda C, um payload em Banda Ka, além da Banda X (para uso militar).

O artefato terá capacidade para apoiar os serviços de TV aberta via satélite, TV Paga e telefonia celular da Claro, além de dados e internet para clientes corporativos e governamentais, por meio da Embratel.

“Importante ressaltar que a Embratel fornece soluções de ponta a ponta para o segmento. Além de capacidade satelital, ainda investimos em tecnologias que suportam a troca de conteúdo, seja para entradas em tempo real ou envio de arquivos em alta velocidade, como redes móveis e Nuvem, para garantir ainda mais agilidade na transmissão e acesso ao conteúdo das emissoras”, diz Gustavo Silbert, Diretor-Executivo da Embratel.

Com informações de Infor Channel.

Para divulgar Olimpíadas, SKY faz parcerias com influenciadores famosos

Operadora está publicando conteúdos especiais para quem pretende acompanhar os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Imagem: Twitter/Reprodução

A operadora SKY anunciou parceria com influenciadores para participarem de uma ação de divulgação das Olimpíadas de Tóquio. Os Jogos Olímpicos começaram nesta sexta-feira, 23 de julho e seguem até o próximo dia 8 de agosto.

Na lista de influenciadores parceiros está Matheus Canella, conhecido por produzir conteúdos de humor. A operadora o convidou para apresentar um tutorial de como acompanhar os jogos, resolvendo a questão da grande diferença de fuso horário do Brasil e do Japão.

Ele explica (vídeo no final da matéria) como adaptar a rotina e ficar acordado durante a madrugada para acompanhar as transmissões. Inicialmente veiculado no perfil do YouTube da SKY, a peça publicitária terá desdobramentos no Instagram e Twitter.

“Eu tô aqui hoje com a SKY pra te ajudar a não perder nadinha da maior competição esportiva do mundo”, afirmou o influencer.

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Ainda na linha de resolver o problema da diferença de fuso horário, a SKY chamou outra influencer, a barista Amanda Albuquerque, para ensinar receitas especiais de café. A ideia é reforçar a energia dos telespectadores durante a madrugada.

As receitas de Albuquerque, barista especializada em café, serão publicadas durante os meses de julho e agosto. Os conteúdos estarão disponíveis no Instagram, Twitter e TikTok.

A ação é assinada pela agência Mirum. Segundo a operadora, ela reflete o posicionamento da SKY como uma “especialista em diversão”, com “DNA de curadoria de conteúdo” e focada em ser “relevante no dia a dia do consumidor”.

Na SKY, as Olimpíadas vão ser transmitidas pelos 3 canais SporTV. Porém, foi lançado também o SporTV 4, em função do evento, com programação voltada e exclusiva para os jogos no Japão. Vale lembrar que o canal BandSports também está com sinal aberto durante todos os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Confira abaixo um dos vídeos divulgados pela SKY.

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY.

Porto de Santos receberá projeto piloto 5G

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Governo pretende modernizar o setor logístico do país a partir da implantação da rede de nova geração.

Porto de Santos receberá projeto piloto 5G

O Ministério das Comunicações (MCom) anunciou que pretende inaugurar um projeto piloto para instalação da tecnologia 5G standalone (chamado pela pasta como “5G puro”), no Porto de Santos, localizado no litoral do estado de São Paulo. A ação foi debatida entre os ministros das Comunicações, Fábio Faria, e da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

O Porto de Santos, o maior da América Latina, será o primeiro a receber a tecnologia de nova geração. Entretanto, o MCom ainda não definiu a data de implantação da tecnologia.

A ideia é potencializar o setor por meio da conectividade. O complexo portuário de Santos é responsável por cerca de 25% do comércio exterior brasileiro.

“A tecnologia 5G ampliará a conectividade no setor portuário brasileiro. Com isso, iremos otimizar as operações, aumentar a produtividade e contribuir para o crescimento da economia do país”, antecipou Faria.

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Na reunião entre os ministros, também foi debatido a importância do leilão do 5G para a logística de transportes de carga no país. Um dos compromissos previstos é a ampliação do 4G nos 48 mil km de rodovias federais no país.

Além do projeto piloto no Porto de Santos, o governo também tem inaugurado redes 5G para testar tecnologias voltadas para aplicações no agronegócio. Recentemente, uma torre foi inaugurada na cidade de Londrina, no estado do Paraná, a primeira da região Sul. Outra já tinha sido instalada em Sorocaba/SP.

Atualmente, o edital para o leilão do 5G está em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A minuta deve ser votada pelo tribunal no próximo dia 18 de agosto.

Porém, a data exata para a realização do certame ainda não foi definida. A expectativa é que ela ocorra ainda este ano. Mesmo com a indefinição, o Ministério das Comunicações mantém a promessa de que o 5G standalone estará disponível nas 27 capitais brasileiras até julho de 2022.

Com informações de Ministério das Comunicações.

CEO da TIM assume presidência de três entidades do setor de telecom

Executivo assume o cargo antes ocupado por Rodrigo Abreu, da Oi.

CEO da TIM assume presidência de três entidades do setor de Telecom
Imagem: Paulo Vitale/TIM Divulgação

Nesta sexta-feira, 23 de julho, a TIM (TIMS3) anunciou que o CEO da operadora, Pietro Labriola, assumiu a presidência da Conexis Brasil Digital, entidade que congrega as principais empresas de telecomunicações do país. Ele substitui o cargo antes ocupado por Rodrigo Abreu, CEO da Oi (OIBR3/OIBR4), e terá mandato de um ano.

O economista Marcos Ferrari permanecerá como presidente executivo da entidade. Além da Conexis Brasil Digital, Labriola também será presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) e da Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel).

Pietro é CEO da TIM desde 2019, acumulando 14 anos trabalhando na operadora. Antes, entre 2015 e 2018, era diretor de operação da companhia. Ele é formado em administração pela Universidade de Studi di Bari, com especialização em inovação e tecnologia pela Advanced School of Management (ASMIT).

O executivo assume a presidência das entidades em um momento de importância para o setor de telecom, por conta do leilão do 5G. Ainda sem data para ocorrer, a licitação deve movimentar mais de R$ 40 bilhões em investimentos.

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“A missão da Conexis nesse importante momento de evolução é contribuir para a eficaz introdução da nova tecnologia 5G que é fundamental para o futuro do país econômica e socialmente. Como representantes do setor, lideraremos o debate pensando sempre em como as telecomunicações podem e devem agregar para a vida das pessoas”, afirma o CEO.

Há um ano, a marca SindiTelebrasil foi substituída pela Conexis Brasil Digital, como forma de reforçar o propósito da entidade e do setor para promover a digitalização do país. A entidade lembra que mesmo durante a pandemia, as empresas mantiveram os investimentos, que têm se mantido acima de R$ 30 bilhões por ano.

Além de Labriola, Mario Girasole, vice-presidente de assuntos regulatórios, institucionais e imprensa da TIM, assume a presidência do Conselho de Signatárias do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART). Trata-se de um conjunto de princípios, regras, instrumentos, mecanismos e procedimentos para manter uma regulação efetiva e eficiente do setor de telecom, no âmbito da Conexis.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Apple TV+ oferece acesso gratuito a usuários do PlayStation

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Streaming oferece séries e filmes originais lançados todos os meses. Saiba como resgatar o benefício.

Apple TV+ oferece acesso gratuito a usuários do PlayStation 5

O PlayStation 5 (PS5) acaba de lançar uma nova oferta que disponibiliza acesso gratuito ao serviço de streaming Apple TV+, durante seis meses. A nova oferta tem validade até 22 de julho de 2022.

A plataforma de streaming oferece acesso a séries e filmes originais, incluindo conteúdos para comprar ou alugar. Entre os títulos em destaque estão “Ted Lasso”, “See”, assim como o aguardado “Foundation”.

Para resgatar o benefício, o proprietário do console precisa apenas procurar a “Apple TV” na barra de pesquisa do PS5, ou clicar em “todos os apps” na página inicial. Após fazer o download e executar o aplicativo, basta seguir as instruções na tela. O usuário vai precisar criar ou informar o Apple ID para poder aproveitar os seis meses gratuitos.

O resgate da degustação do Apple TV+ só pode ser feito por meio do console do PlayStation 5, não estando disponível em outros aparelhos, computadores ou dispositivos móveis. O benefício está disponível apenas para novos usuários ou que utilizam a versão gratuita do Apple TV+. Não estão qualificados para receber o benefício quem já assinou o streaming por meio de alguma outra oferta, como o Apple One.

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O usuário também precisa ter uma conta na PlayStation Network, mas ele não precisa adquirir um jogo para resgatar a oferta. Após ativar o benefício, o usuário pode assistir aos conteúdos em outros dispositivos que contam com o app Apple TV.

A oferta está disponível em 61 países, incluindo o Brasil. Após o período gratuito de seis meses, o usuário será cobrado automaticamente no valor vigente do Apple TV+. Atualmente, o plano custa R$ 9,90 por mês.

Recentemente, a partir de outras parcerias, a Apple TV+ ofereceu acesso gratuito para usuários do Globoplay e de Smart TVs da AOC Roku TV.

Com informações de PlayStation.

Para melhorar atendimento ao cliente, empresa contrata os serviços da TIM

Operadora dará apoio na implantação de novas ferramentas de CRM.

Para melhorar atendimento ao cliente, empresa contrata os serviços da TIM

A TIM (TIMS3) acaba de anunciar que foi contratada pelo grupo Travelex Confidence para a prestação de serviços de conectividade. Especializada em câmbio, a empresa multinacional busca os serviços de telefonia fixa e móvel da operadora para conectar as mais de 100 lojas físicas da companhia pelo país, reforçando o call center do grupo e melhorando o atendimento aos clientes.

O valor e as condições do contrato não foram revelados. Porém, as empresas afirmam que a TIM se tornará a principal fornecedora de soluções de conectividade para a Travelex Confidence.

O projeto customizado para atender as demandas da empresa de câmbio foi desenvolvido pela TIM, em parceria com a PROA Telecomunicações. Segundo Rogério Rocha, diretor de varejo da Travelex, a parceria terá impacto direto na interação da equipe de atendimento com os clientes, permitindo um serviço ainda mais eficaz e ágil.

“Nossa expectativa é aumentar a produtividade dos nossos especialistas em 15%, com um sistema mais simples e intuitivo. Quem ganha com isso são os nossos clientes, que passam a contar com atendimento ainda mais ágil e eficiente, uma grande preocupação da Travelex”, explica o executivo.

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“Ficamos muito felizes em ter a Travelex Confidence como nosso cliente corporativo e contribuir para a inovação da sua estrutura CRM em todo o Brasil, impulsionando ainda mais os seus negócios”, afirma Paulo Humberto Gouvea, Diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil.

Segundo a Travelex, a empresa terá em breve mudanças na estrutura dos canais de atendimento aos clientes, assim como nos processos internos dos colaboradores. Utilizando novas ferramentas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, na sigla em inglês), como o WhatsApp, e unificando o atendimento da companhia em todo o país, que hoje é realizado por chat, e-mail e voz.

Entre os benefícios esperados estão a possibilidade de registro, controle e gravação de ligações e telas de atendimento, bem como a redução do tempo de espera das chamadas e transferência de chamadas entre as lojas da multinacional. Também será implantada uma nova URA na central de e-commerce. A matriz deste serviço ficará em um escritório central, localizado em São Paulo.

Recentemente, a TIM já tinha anunciado uma parceria com o conglomerado britânico Anglo American, para a ampliação da rede 4G em áreas privadas da empresa. O acordo inclui a oferta da rede em plantas de mineração de Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Espanha levanta valor bilionário com a venda de faixa do 5G

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Oferta de banda vai aumentar a cobertura móvel em áreas rurais e ambientes fechados do país europeu.

Espanha levanta valor bilionário com a venda de faixa do 5G

A Espanha finalizou – tardiamente, diga-se – o leilão da faixa de 700 MHz para uso no 5G, levantando ao todo € 1,1 bilhão (R$ 6,74 bilhões na cotação atual do euro). As operadoras locais Orange, Vodafone e Telefónica – controladora da Vivo (VIVT3) no Brasil – adquiriram blocos de 2×10 MHz.

De acordo com o Ministério da Economia da Espanha, o montante arrecadado é € 15 milhões (R$ 91,9 milhões) acima do preço inicial do edital. A Orange e Vodafone pagaram 350 milhões de euros (R$ 2,1 bilhões) pelos blocos. Já a Telefónica pagará cerca de € 310 milhões (R$ 1,9 bilhão).

A banda de 700 MHz tem um maior poder de espalhamento e penetração. Ela é indicada para levar conectividade para áreas rurais, além de melhorar a cobertura móvel em ambientes internos.

Com a aquisição, a Orange se tornou a operadora com a maior quantidade de frequências no 5G, quando somadas às já adquiridas no leilão de espectro de 3,5 GHz, realizado durante o ano de 2018. A empresa pretende ampliar a cobertura da rede de nova geração para metade da população espanhola até o final deste ano.

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Por outro lado, a Vodafone foi a que arrematou menos espectro do que as outras duas. Já a Telefónica pretende oferecer a rede 5G para todas as cidades da Espanha com mais de 20 mil habitantes até junho de 2025, incluindo aeroportos, portos, estações de trem, rodovias e estradas.

Cada uma das novas licenças terá duração de 20 anos, podendo ser estendidas até 40 anos, ou seja, até 2061. A faixa de 26 GHz está planejada para ser leiloada na Espanha até o final deste ano.

No Brasil, o leilão das bandas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, totalizando 3.710 MHz de espectro, ainda não tem data para ocorrer, devendo ser realizado ainda neste semestre. A expectativa é que a licitação levante cerca de R$ 45 bilhões em investimentos.

Com informações de Convergência Digital e Telesíntese.