22/04/2024

Proposta de reforma tributária pode derrubar lucros da Vivo e da TIM

Novas regras impactam na tributação de dividendos e juros sobre capital.

Proposta de reforma tributária pode derrubar lucros da Vivo e da TIM

De acordo com analistas do banco BTG Pactual, a nova proposta de reforma tributária do Ministério da Economia pode impactar diretamente as empresas do setor de telecomunicações, principalmente as operadoras Vivo (VIVT3) e TIM (TIMS3).

A proposta de reforma foi entregue ao Congresso no final do mês passado e prevê a redução de 5% nos impostos cobrados das empresas.

Por outro lado, o texto também institui o fim de benefícios fiscais hoje existentes nas operações com juros sobre capital, além do imposto de 20% sobre dividendos (atualmente eles são isentos), muito utilizados pelas teles.

Caso a proposta venha a ser aprovada pelo Congresso Nacional, as operadoras poderão pagar, em média, 6,4% mais impostos em 2022, fazendo com que o lucro caia 8,6%.

VEJA TAMBÉM:

–> Vivo, TIM e Oi continuam a perder valor de mercado

–> Receio da não aprovação da venda da Oi Móvel faz ações da Vivo e TIM caírem

–> Vivo, Claro e TIM negam risco de cartel após compra da Oi Móvel

No ano seguinte, em 2023, o aumento no imposto será de 6,5% e a queda de lucro de 9%, em média.

Segundo o BTG, a Vivo seria a mais penalizada, tendo perda de lucro de 8,9% em 2022 e 9,3% em 2023. Já a TIM teria redução no lucro de 8,0% e 8,6%, respectivamente.

Se houver a reforma, a projeção é que a Vivo pague 50% e a TIM entre 70% a 80% dos dividendos via juros sobre capital próprio.

A expectativa é que a reforma seja votada pela Câmara e pelo Senado ainda neste ano.

Caso ela fique para o ano que vem, provavelmente ela não deverá ser aprovada no Congresso, por ser um ano que terá eleições presidenciais.

No primeiro trimestre deste ano, a Vivo registrou um lucro líquido de R$ 942 milhões, queda de -18,3% em relação ao mesmo período de 2020.

Já a TIM reportou lucro R$ 277 milhões, crescimento de 60,3% no período.

Com informações de Telesíntese.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários