14/03/2024

Porto de Santos receberá projeto piloto 5G

Governo pretende modernizar o setor logístico do país a partir da implantação da rede de nova geração.

Porto de Santos receberá projeto piloto 5G

O Ministério das Comunicações (MCom) anunciou que pretende inaugurar um projeto piloto para instalação da tecnologia 5G standalone (chamado pela pasta como “5G puro”), no Porto de Santos, localizado no litoral do estado de São Paulo. A ação foi debatida entre os ministros das Comunicações, Fábio Faria, e da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

O Porto de Santos, o maior da América Latina, será o primeiro a receber a tecnologia de nova geração. Entretanto, o MCom ainda não definiu a data de implantação da tecnologia.

A ideia é potencializar o setor por meio da conectividade. O complexo portuário de Santos é responsável por cerca de 25% do comércio exterior brasileiro.

“A tecnologia 5G ampliará a conectividade no setor portuário brasileiro. Com isso, iremos otimizar as operações, aumentar a produtividade e contribuir para o crescimento da economia do país”, antecipou Faria.

VEJA TAMBÉM:

–> No 5G, operadoras vão ganhar dinheiro com o agronegócio, diz Fábio Faria

–> Leilão do 5G pode ficar para setembro, reconhece Fábio Faria

–> Leilão do 5G pode movimentar R$ 45 bilhões, diz Fábio Faria

Na reunião entre os ministros, também foi debatido a importância do leilão do 5G para a logística de transportes de carga no país. Um dos compromissos previstos é a ampliação do 4G nos 48 mil km de rodovias federais no país.

Além do projeto piloto no Porto de Santos, o governo também tem inaugurado redes 5G para testar tecnologias voltadas para aplicações no agronegócio. Recentemente, uma torre foi inaugurada na cidade de Londrina, no estado do Paraná, a primeira da região Sul. Outra já tinha sido instalada em Sorocaba/SP.

Atualmente, o edital para o leilão do 5G está em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A minuta deve ser votada pelo tribunal no próximo dia 18 de agosto.

Porém, a data exata para a realização do certame ainda não foi definida. A expectativa é que ela ocorra ainda este ano. Mesmo com a indefinição, o Ministério das Comunicações mantém a promessa de que o 5G standalone estará disponível nas 27 capitais brasileiras até julho de 2022.

Com informações de Ministério das Comunicações.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários