Globo registra ‘decoder’ na Anatel e pode lançar Streaming Box

Equipamento carrega o nome ‘Globo.com’ e há também menções para ‘Globo TV’ no material; entenda o que isso pode significar.

Decoder Globo.com

É no mínimo curioso que a Globo possa estar com o planejamento de ter sua própria Streaming Box. Ao menos é a informação que faz sentido até aqui, com base no vazamento divulgado nesta segunda-feira, 19 de julho. O que sabemos até então é que um decoder intitulado “Globo.com” foi registrado na Anatel. É aqui que nasce a dúvida: não é um produto destinado a ofertar serviços de TV por assinatura?

No manual submetido para a Anatel, fica registrado que o equipamento não é para prestação do Serviço de Acesso Condicionado, ou seja, TV paga. Portanto, já matamos a primeira hipótese.

Ao menos a certeza de que a empresa não tem intenção de ofertar TV por assinatura de modo convencional já existe. Mas, se o objetivo for adentrar no mercado de IPTV e ‘caixas de streaming’, por qual motivo registrar um decodificador?

A resposta é simples. Pois se tratando de um grupo que oferta produto de streaming (Globoplay), canais fechados e abertos, é provável que a empresa queira oferecer todos os seus serviços em um único combo. Um concorrente para o Claro Box TV, por exemplo.

VEJA TAMBÉM:

–> DirecTV Go terá mais afiliadas da TV Globo no catálogo

–> TV por assinatura da Claro net ganhará novo decoder 4K

–> SKY pode estar pretendendo entrar no mercado de IPTV

Por sinal, o documento enviado para a Anatel também menciona o nome “Globo TV” em algumas páginas. Será um indicativo do produto que está de chegada marcada ao mercado brasileiro de conteúdo e eletrônicos?

Confira imagens divulgadas:

O equipamento é um Kaon KSTB4184, com saídas RCA composto e HDMI. Há ainda 512 MB de RAM e Flash. Vale destacar que a assessoria de imprensa da empresa foi convidada a enviar um posicionamento a respeito do possível ‘vazamento’ destacado na publicação. Uma atualização será publicada, caso a empresa queira comentar.

O site responsável pela divulgação é o mesmo que publicou a respeito do registro do novo decoder da Claro, com suporte a transmissão em 4K.

[ATUALIZAÇÃO – 21/07/2021 18h23]:

Em contato com o Minha Operadora, a assessoria de imprensa da Globo enviou o seguinte comunicado:

A informação não procede. O desenvolvimento de equipamentos receptores é feito por empresas especializadas, que também são responsáveis pelo registro e homologação dos mesmos junto à Anatel. Neste caso, o fabricante utilizou a globo.com apenas como exemplo no guia de instalação de seu equipamento em documentação entregue ao órgão competente. A Globo não é responsável por nenhuma etapa deste processo. O referido decoder não será fabricado nem comercializado pela Globo.

Com informações de InsiraFicha

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários