18/12/2025
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TIM lança novo aplicativo com foco na inclusão das mulheres

Operadora quer impulsionar a capacitação, empregabilidade e desenvolvimento de carreiras femininas no país.

TIM lança novo aplicativo com foco na inclusão das mulheres

Nesta terça-feira, 6 de julho, a operadora TIM (TIMS3) lançou um novo aplicativo focado na inclusão das mulheres no mercado de trabalho.

Com o app “Mulheres Positivas“, a empresa busca oferecer informações sobre cursos, mentorias e disponibilização de vagas de empregos, com foco na capacitação, empregabilidade e desenvolvimento de carreiras femininas no país.

A ideia é reduzir os desafios enfrentados pelas mulheres no acesso a oportunidades de emprego em áreas como ciência e tecnologia.

A novidade foi anunciada durante coletiva de imprensa com a presença do CEO da operadora, Pietro Labriola, além da co-criadora da plataforma Mulheres Positivas, Fabiana Saad.

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De acordo com Labriola, o novo aplicativo não é um projeto da área marketing. Ele está alinhado com uma causa que a empresa acredita e também com as políticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG, na sigla em inglês) da TIM.

O executivo ressaltou que muitos dos projetos de inclusão e diversidade da operadora impactam diretamente os colaboradores da empresa, mas, agora, a TIM quer ir além, principalmente no momento atual de retomada da economia.

“Queremos fazer algo além de nossos funcionários. Queremos trazer benefícios para a sociedade, que também é o espírito do ESG”, explicou.

O novo projeto foi considerado pelo CEO da TIM como algo “concreto” para ajudar as mulheres que, segundo ele, foram as mais impactadas com a pandemia da Covid-19, sendo as que mais perderam empregos.

A plataforma já existia desde 2019, mas recebeu um upgrade a partir da parceria com a TIM.

Inicialmente, o aplicativo será oferecido de graça e sem consumir a franquia de dados para todos os clientes da TIM.

O app está disponível para celulares Android e iOS.

Além do “Mulheres Positivas”, a TIM tem se engajado em outros projetos de ESG.

Há duas semanas, por exemplo, a operadora tornou-se signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

A TIM também acaba de receber o prêmio internacional por promover ações em prol da diversidade e inclusão, durante a Mobile World Congress.

SKY promove sinal aberto de sete canais no mês de julho

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Liberação do benefício foi pensado com o objetivo de oferecer entretenimento durante as férias escolares.

A operadora SKY anunciou que os assinantes da TV paga via satélite terão o benefício do sinal aberto de sete canais em diferentes períodos do mês de julho.

Todos os canais da lista são infantis, por conta do início das férias escolares que começam neste mês.

O benefício é concedido para todos os clientes, sendo quatro para clientes pré e pós-pago e três exclusivamente para os clientes pré-pago.

Na lista de canais com sinal aberto para usuários pós-pago estão Gloobinho, Nick Jr, Nickelodeon e ZooMoo Kids.

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Já para o pré-pago, estão os mesmos acima e mais Cartoon Network, Discovery Kids e Gloob.

As datas de liberação dos canais na SKY seguem a programação abaixo:

Sinal aberto para clientes pós e pré-pago:

  • Gloobinho (Canais 51 e HD 451): 4 a 18 de julho
  • Nick Jr (Canais 58 e HD 458): 9 a 16 de julho
  • Nickelodeon (Canais 57 e HD 457): 9 a 16 de julho
  • ZooMoo Kids (Canal 52): 17 a 23 de julho

Sinal aberto apenas para clientes pré-pago:

  • Cartoon Network (Canais 60 e HD 460): 9 a 16 de julho
  • Discovery Kids (Canais 50 e HD 450): 4 e 11 de julho
  • Gloob (Canais 56 e HD 456): 4 a 18 de julho

Entre os destaques da programação estão a nova série “The Dog & Pony Show”, na Discovery Kids, o “Rolê Gloob de Férias”, no Gloob e “Teen Titans” na Cartoon Network.

Tem ainda a estreia de “MOMONSTROS”, na Gloobinho, “Club 57”, no Nickelodeon, e o especial “Cantigas de Roda”, no ZooMoo Kids.

Além da TV, os usuários podem conferir a programação dos canais Nick Jr, Nickelodeon, Cartoon Network e Discovery Kids no SKY Play, por meio do site ou aplicativo da SKY.

A plataforma oferece acesso a 53 canais ao vivo via streaming, além de 10 mil conteúdos sob demanda.

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY.

Usuários dos cartões Elo ganham bônus de internet

Benefício é concedido para clientes da Claro, Oi, TIM e Vivo.

A empresa de pagamentos Elo ampliou os benefícios do programa de recompensas “Elo Flex” e está disponibilizando um bônus para ser utilizado pelos usuários do cartão da bandeira na telefonia celular.

Chamado de “Bônus Celular”, o usuário tem o direito a 3 vouchers por ano de R$ 20 ou R$ 30 para comprar pacotes de internet e telefonia.

O benefício é oferecido para clientes das operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo.

A empresa ressalta que as condições de uso do bônus podem variar de acordo com a operadora e o plano de telefonia contratado.

Além do bônus, o programa oferece outros benefícios para o setor de telecom, como a oferta de até dois chips de viagem internacional na compra de passagens aéreas para o exterior via cartão da bandeira Elo, assim como o acesso à internet por meio de pontos de Wi-Fi públicos localizados no Brasil e em mais 120 países.

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O Elo Flex também oferece seis meses de acesso gratuito ao streaming de música Deezer.

O programa disponibiliza ainda acesso a audiobooks, cursos, seguros, entre outros, somando um cardápio de 35 opções.

A ideia da empresa é oferecer benefícios mais “cotidianos”, como o bônus de internet, do que aqueles mais pontuais, como o chip internacional.

Segundo o diretor de produtos e inovação da Elo, Felipe Maffei, a empresa não descarta a possibilidade de oferecer novos benefícios na área de telecomunicações.

“Por ora, demos esse passo importante, que complementa uma proposta de valor robusta”, finaliza Maffei ao Teletime.

Resgate dos benefícios do Elo Flex

Para resgatar os benefícios, o cliente precisa acessar o site da Elo e cadastrar os cartões de crédito elegíveis no programa Elo Flex.

Em seguida, basta escolher o benefício, preencher o formulário e seguir as orientações.

Com informações de Teletime.

Jovem Pan dribla CNN Brasil e ganha canal na TV aberta, diz site

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Emissora deverá ocupar a mesma faixa antes ocupada pelo canal Loading. Empresas já se pronunciaram sobre as especulações.

Jovem Pan dribla CNN Brasil e ganha canal na TV aberta, diz site

De acordo com rumores, a rádio Jovem Pan assinou o contrato para estrear um canal de notícias na TV aberta.

A nova emissora deverá ocupar a mesma faixa antes utilizada pelo canal Loading, que decretou falência em maio passado.

Além da Jovem Pan, a CNN Brasil também tinha interesse em ocupar o canal 32 UHF, de São Paulo.

A informação é do Notícias da TV. Segundo fontes ouvidas pelo site, representantes da Jovem Pan e CNN Brasil estiveram nas dependências da Loading em maio passado (na véspera do anúncio do fim do canal), inclusive com a presença de Fábio Faria, ministro das Comunicações.

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Os rumores apontam que houve uma proposta por parte do Governo Federal de dividir a concessão, liberando os canais 32.1 e 32.2.

Procuradas, as empresas se negaram a comentar as especulações.

“A Jovem Pan comunica que está trabalhando para o lançamento do canal em questão e não comenta especulações”, afirmou a rádio.

“O foco da CNN Brasil é a expansão da sua marca, dos seus negócios e do seu portfólio de produtos. Não procedem os rumores de reunião com o empresário Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho [o Tutinha, da Jovem Pan] ou que haveria uma proposta de divisão do canal 32”, disse a CNN.

Vale lembrar que outros noticiários haviam dado a informação de que a Jovem Pan tinha desistido do canal, abrindo espaço para a CNN Brasil negociar com a Ideal TV o uso da concessão de sinal antes usado pela Loading.

Com informações de Notícias da TV.

TIM lança app que oferece internet gratuita para clientes pré e Beta

Operadora aposta na gamificação para gerar benefícios para os clientes.

TIM lança app que oferece internet gratuita para clientes pré e Beta

A operadora TIM acaba de lançar o “TIM FUN”, um novo aplicativo que oferece benefícios para clientes dos planos pré-pago e TIM Beta.

O programa de benefícios é sustentado por publicidade, no qual o usuário acumula pontos ao jogar games, baixar aplicativos, assistir vídeos, completar desafios, entre outras ações.

A novidade já tinha sido antecipada pelo Minha Operadora, após a TIM confirmar a parceria com a Play2Play.

Vale lembrar que a empresa de telefonia tem outro programa baseado em publicidade, o TIM Ads, que já conta com mais de 15 milhões de clientes respondendo pesquisas ou visualizando anúncios em troca de bônus de internet.

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“É a comprovação de que nossa teoria estava certa: o consumidor está interessado em receber publicidade em troca de bônus de Internet”, afirmou recentemente Renato Ciuchini, vice-presidente de estratégia e transformação da TIM Brasil.

TIM FUN

No TIM FUN, os usuários podem trocar os pontos por pacotes de internet, ligações e mensagens de texto (SMS).

Por enquanto, o aplicativo do novo programa está disponível apenas para smartphones do sistema Android.

No lançamento, a maior parte das ações envolvem o download de jogos. A ideia é recompensar o usuário pelo período de tempo que ele passa jogando.

Cada minuto jogado no “Coin Master”, por exemplo, rende 219 pontos no TIM FUN.

Ao acumular 1.000 pontos, por exemplo, o usuário ganha 50MB de internet, com validade de 1 dia.

Com 20 mil pontos, é liberado 1GB, válido por 4 dias.

Para ganhar 2,5GB, válido por 10 dias, é preciso somar 50 mil pontos.

Promocionalmente, quem baixar o app pela primeira vez ganha 1GB de dados com SMS e ligações entre números da TIM, com validade de quatro dias.

Com informações de Tecnoblog.

Sercomtel completa 53 anos sob nova direção

Após privatização, foco é criar um polo de tecnologia a partir da operadora.

Sercomtel completa 53 anos sob nova direção

O dia 6 de julho marca o aniversário de 53 anos da fundação da operadora paranaense Sercomtel.

Criada inicialmente como um departamento da prefeitura, a empresa foi inaugurada em 1968, com o objetivo de tornar uma operadora de telefonia para os moradores do município de Londrina.

Desde 2009, a Sercomtel – famosa pelas cabines telefônicas do tipo inglesa – opera em todo o estado do Paraná, prestando serviços de telefonia (fixo e móvel), além de internet banda larga.

Nos últimos anos, a empresa mantinha o quadro acionário formado por 55% das ações pertencentes à prefeitura de Londrina e 45% para a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

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Porém, apesar dos bons índices de satisfação dos usuários e o alto investimento feito pela Copel, entre 1998 e 2019, o patrimônio líquido da operadora despencou dos R$ 253 milhões (R$ 1,39 bilhão, em valores atualizados) para R$ 60,1 milhões.

No ano passado, as dívidas da empresa giravam em torno dos R$ 600 milhões.

Diante da situação, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) chegou a ameaçar caçar a concessão da Sercomtel, deixando mais de 400 mil usuários sem o serviço de telecom.

Por mais que a operadora tentou negociar dívidas, tributos e taxas, a privatização da estatal acabou se tornando a única opção para a empresa levantar capital no mercado e manter a viabilidade operacional.

A operadora completa os 53 anos sob nova direção, após a Bordeaux Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia arrematar a compra da Sercomtel pelo valor de R$ 130 milhões, um valor 900% acima do lance mínimo, em agosto de 2020.

No final de dezembro passado, a Sercomtel anunciou o novo comando da empresa, agora sob a presidência de Márcio Tiago Arruda, diretor de operações da Bordeaux.

Já o conselho de administração da companhia terá a liderança de Hélio Costa, consultor do fundo de investimentos e ex-ministro das telecomunicações.

Cláudio Tedeschi, que ocupava o cargo de presidente da empresa antes da privatização, acredita que há boas perspectivas para o futuro da Sercomtel, uma vez que o Bordeaux também arrematou a Copel Telecom.

A ideia é que Sercomtel e Copel Telecom passem a somar forças, com ambas operando de forma complementar.

“A Sercomtel vinha na verdade de um período de déficit de praticamente décadas. Precisava de uma solução definitiva porque vinha derretendo, perdendo clientes e faturamento e tendo déficit praticamente mensais. Era preciso tomar uma medida. O pessoal compreendeu, a própria empresa compreendeu que não tinha outra alternativa. Não era só a Sercomtel, não tem mais recursos para investir em uma empresa pública. Obrigatoriamente se quiser manter na ponta tecnológica, uma empresa extremamente dinâmica, não tem outra alternativa senão a de privatização”, afirmou Tedeschi.

O futuro da empresa ainda é incerto, mas, na assinatura do contrato, a Bordeaux já adiantou que pretende manter a operadora em Londrina, fazer a empresa crescer por si só e criar um polo de tecnologia na região a partir da Sercomtel.

O Minha Operadora procurou a assessoria de imprensa da Sercomtel, disponibilizando um espaço para que os novos líderes fizessem uma declaração sobre o aniversário da empresa, mas não obteve retorno até esta publicação.

Com informações de Folha de Londrina.

Vivo, TIM e Oi continuam a perder valor de mercado

Ações das operadoras seguem desvalorizando na Bolsa de Valores.

Vivo, TIM e Oi continuam a perder valor de mercado

As operadoras Vivo (VIVT3), TIM (TIMS3) e Oi (OIBR3/OIBR4) seguem a tendência de queda na cotação das ações na Bolsa de Valores do Brasil (B3), o que tem refletido no valor de mercado das empresas.

A TIM, por exemplo, fechou o mês de junho com um valor de mercado de R$ 27,9 bilhões, uma variação de -5,26% em relação ao mês anterior.

A Vivo variou -4,98%, somando R$ 71,0 bilhões em valor de mercado.

Já a Oi valia no dia 30 de junho o montante de R$ 9,1 bilhões, queda de -0,09%.

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O valor de mercado de uma empresa é calculado com base no preço e quantidade de ações emitidas para negociação na Bolsa de Valores.

Desde o início do ano, a Oi já perdeu 27,05% de valor de mercado, a TIM -13,31% e a Vivo -7,08%.

A Claro não tem ações sendo negociadas na B3.

Valor de mercado das operadoras (em bilhões)Janeiro de 2021Fevereiro de 2021Março de 2021Abril de 2021Maio de 2021Junho de 2021
Vivo76,4374,4074,7973,0574,7471,02
TIM32,2030,9930,6729,5129,4627,91
Oi12,4811,2611,4910,239,119,10
Fonte de dados: B3

TIM

Durante o mês de junho, as ações da TIM apresentaram variação negativa de -5,26%.

A cotação mais alta (R$ 13,16) foi registrada no dia 14 de junho e a mais baixa (R$ 11,51) no dia 30 de junho.

No dia 22 de junho, os papéis da TIM chegaram a ser um dos três que mais se desvalorizaram na B3.

No momento do fechamento desta matéria, às 16h50, as ações da operadora eram cotadas a R$ 11,50, alta de 0,17%.

Evolução no mês de junho das ações TIMS3 (TIM) na B3. Imagem: InfoMoney

Vivo

Entre os dias 1º e 30 de junho, as ações da Vivo registraram desvalorização de -4,98%, com a maior alta (R$ 47,55) no dia 10 e a maior baixa (R$ 41,82) no dia 29.

Assim como a TIM, a perda do valor de ações da Vivo pode ser explicada pelo temor de investidores de que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) não aprove a venda da Oi Móvel.

As ações da Vivo são negociadas nesta segunda-feira, 5 de julho, a R$ 42,37, alta de 0,98%.

Evolução no mês de junho das ações VIVT3 (Vivo) na B3. Imagem: InfoMoney

Oi

Os papéis ordinários da Oi (OIBR3) apresentaram estabilidade de 0,00% em junho, apresentando alta de R$ 1,68 no dia 7 de junho e baixa de R$ 1,50 no dia 30 de junho.

Já as ações preferenciais (OIBR4) tiveram queda de -2,21%, com alta (R$ 2,35) no dia 2 de junho e baixa (R$ 2,18) nos dias 25 e 28 do mês passado.

Neste momento, as ações OIBR3 e OIBR4 são negociadas a -0,62% (R$ 1,59) e +0,86% (R$ 2,34), respectivamente.

Evolução no mês de junho das ações OIBR3 (Oi) na B3. Imagem: InfoMoney
Evolução no mês de junho das ações OIBR4 (Oi) na B3. Imagem: InfoMoney

Com informações de Teleco, B3, Investing e InfoMoney.

Cuidado! Nome do Wi-Fi pode desativar funções de rede de iPhones

Bug faz com que o aparelho perca o acesso à internet sem fio de forma permanente.

Cuidado! Nome do Wi-Fi pode desativar funções de rede de iPhones

Você já viu alguma rede Wi-Fi pública que tenha no nome o caractere “%”? Se você tem um iPhone, evite a todo custo conectar o aparelho nela.

Um pesquisador descobriu que se qualquer dispositivo iOS se conectar a uma rede Wi-Fi com o caractere perderá todas as funções da rede sem fio.

Ele encontrou a falha da pior maneira possível, com o próprio iPhone.

Ao conectar o aparelho dele a uma rede chamada de “%secretclub%power” – nome da empresa que o pesquisador fundou – ele perdeu todas as funções relacionadas às redes sem fio.

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O alerta foi feito por meio do Twitter.

O bug causa efeitos permanentes e não há como garantir que é possível restaurar a funcionalidade.

Para corrigir o problema é preciso resetar todas as configurações de fábrica do iPhone.

Outra maneira – mas mais arriscada – seria editar manualmente um backup do iPhone para remover as entradas maliciosas das redes conhecidas.

O mesmo pesquisador já havia alertado que conectar um iPhone a uma rede com nome “%p%s%s%s%s%n” causava uma desativação similar.

Entretanto, este último bug pode ser corrigido apenas reiniciando as configurações do smartphone.

Segundo o site especializado 9to5Mac, o caractere de porcentagem é utilizado em linguagens de programação, o que pode gerar um comando que altera o funcionamento do sistema.

Até o momento, a Apple não emitiu nenhum comunicado sobre o bug.

Entretanto, é esperado que a fabricante libere uma atualização para resolver o problema.

Enquanto isso, é recomendado não conectar iPhones em redes Wi-Fi que tenham o caractere “%” no nome.

Com informações de TechTudo.

Usuário instala antena da Starlink no carro e é multado

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Caso ocorreu nos Estados Unidos, após Elon Musk prometer que o serviço de banda larga via satélite se tornará móvel em breve.

Usuário instala antena da Starlink no carro e é multado
Imagem: CNBC

Na última sexta-feira, 2 de julho, um oficial da Patrulha Rodoviária da Califórnia, nos Estados Unidos, multou um motorista que parafusou em um carro uma antena parabólica da rede Starlink.

Recentemente, Elon Musk, fundador da SpaceX, afirmou que em breve o serviço de internet banda larga via satélite estará disponível de qualquer lugar, inclusive em veículos em movimento.

Entretanto, ninguém esperava que alguém instalasse o equipamento no capô frontal do veículo, obstruindo parte da visão do motorista.

As antenas da Starlink foram desenvolvidas para que os próprios usuários as instalassem.

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Ou seja, basta que o cliente monte a antena e a aponte para o céu (independentemente da direção) que ele terá acesso à internet via satélite.

No entanto, pelos termos atuais da Starlink, o usuário só pode utilizar a antena de forma fixa e no endereço de contratação do serviço.

Durante a abordagem, o oficial perguntou se a parabólica não estava bloqueando a visão do motorista, o qual recebeu a resposta: “só quando eu viro à direita”.

Além de obstruir a visão, o equipamento pode se soltar e acertar outros veículos.

O motorista alegou que instalou a antena para trabalhar utilizando a internet da rede Starlink.

Imagem: CNBC

No Brasil, por exemplo, conduzir veículos com equipamentos e acessórios proibidos pode gerar uma multa de R$ 195,23, 5 pontos na carteira de motorista, além da possibilidade de ter o carro retido até regularização.

De acordo com Musk, já existem 70 mil usuários ativos na Starlink, com expectativa de atingir mais de 500 mil usuários nos próximos doze meses.

O empresário também promete que a internet via satélite terá cobertura mundial até agosto de 2021.

Para o Brasil, a SpaceX já abriu uma empresa nacional com o objetivo de ofertar futuramente o serviço no país.

Além disso, a empresa solicitou autorização junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a utilização de estações terrestres da Starlink, o que pode ser visto como o pontapé inicial para que o serviço passe a operar no Brasil.

Com informações de CNBC e Tecnoblog.

Testes de campo e de laboratório para a ‘TV 3.0’ começam nesta semana

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Ideia é avaliar as tecnologias que vão substituir o sistema atual da TV digital aberta.

Testes de campo e de laboratório para a 'TV 3.0' começam nesta semana

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) acaba de anunciar que nesta semana começam os testes de laboratório e de campo para o novo padrão da TV digital aberta, a chamada TV 3.0.

O objetivo é avaliar as tecnologias que serão utilizadas no novo sistema e que substituirá o atual em uso.

Os testes serão realizados durante cinco meses, sendo financiados pelo Ministério das Comunicações, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contando com 70 pesquisadores de sete universidades, além de engenheiros e especialistas.

O Brasil recebeu propostas de 21 organizações de diferentes países, em resposta a uma chamada internacional publicada em julho de 2020.

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“Teremos muito trabalho pela frente, mas acreditamos que, além de fornecer informações muito valiosas para a seleção das tecnologias mais apropriadas para a próxima geração de televisão digital no Brasil, esses testes também serão uma referência muito importante para outros países, ao avaliar e comparar as tecnologias de ponta de camada física, camada de transporte, codificação de vídeo, codificação de áudio, captions e codificação de aplicações”, comenta Luiz Fausto, coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD.

A ideia é que a TV 3.0 traga melhorias para a TV digital no país, como mais qualidade do som e imagem, conteúdo segmentado para cada região geográfica e perfil de telespectador, além de uma maior integração entre a TV aberta e a internet.

“Ela será capaz não apenas de manter o engajamento da audiência, mas também de viabilizar novos modelos de negócio, com uma segmentação maior da programação e comercialização, e a partir da maior integração com a Internet”, completa o coordenador.

Entre os testes, está a possibilidade de utilizar o 5G para transmitir o sinal da TV aberta no Brasil.

As tecnologias que passarem nos testes e que atenderem os requisitos da TV 3.0 serão recomendadas para o Ministério das Comunicações.

Com a aprovação da pasta, o Módulo Técnico do Fórum SBTVD trabalhará na elaboração das normas técnicas da TV 3.0, para que as emissoras possam ser autorizadas para iniciar a operação do novo sistema.

A expectativa é que a TV 3.0 comece a ser implementada a partir de 2023.

Com informações de Assessoria de Imprensa Fórum SBTVD.