Melhora satisfação dos consumidores com as operadoras, diz Anatel

Claro é destaque em TV por assinatura, telefonia móvel pré e pós-pago; confira os gráficos.

Nesta quarta-feira, 12, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou a edição de 2019 da sua Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida. Os resultados apontam melhora dos índices nos serviços de telefonia fixa, telefonia móvel pré e pós-paga e banda larga fixa. Apenas TV por assinatura se manteve estável.

A pesquisa anual da Anatel entrevistou 89 mil consumidores em todo o país que utilizam os serviços oferecidos pelas operadoras. A coleta ocorreu entre 8 de julho e 16 de novembro de 2019.


Em relação à 2018, os usuários estão mais satisfeitos com o serviço de celular pós-pago, que obteve a maior média entre os cinco serviços avaliados: 7,42, numa escala de 0 a 10. Em seguida, vêm a telefonia móvel pré-pago, com 7,25. Nestes serviços, o indicador consolidado de satisfação geral cresceu continuamente desde o início da série histórica, em 2015.

Já a telefonia fixa atingiu o índice de 7,23, TV por assinatura manteve os 7,18 do ano anterior e banda larga fixa ficou com 6,63, a menor nota entre os serviços.

Imagem: Anatel

VIU ISSO?

–> Cai nível de satisfação dos serviços oferecidos pela Anatel

–> Qualidade da chamada de voz via 3G/4G no Brasil é ‘aceitável’

–> Operadoras voltam a liderar ranking de reclamações

Apesar da melhora da série histórica, o atendimento telefônico e a capacidade de resolver demandas ainda geram a pior percepção de qualidade nos consumidores.

Entre as empresas, a operadora regional catarinense Unifique apresentou o maior nível de satisfação dos usuários, com nota de 8,02 em seu serviço de banda larga fixa. A paranaense Sercomtel vem logo em seguida, com índice de 7,94, no serviço de telefonia fixa.

Já a Claro, foi a mais bem pontuada em telefonia móvel pós-paga (7,83), celular pré-pago (7,50) e TV por assinatura (7,44).

Confira os gráficos de satisfação nacional de cada serviço de telecomunicação.

Com informações de Anatel.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
  Acompanhar esta matéria  
Notificação de