18/12/2025
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Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da TIM renuncia

Adrian Calaza está na TIM Brasil desde 2016 e participou do processo de compra da Oi Móvel. Veja até quando ele fica nos cargos.

A TIM Brasil (TIMS3) comunicou, nesta quarta-feira (07), que recebeu o pedido de renúncia de Adrian Calaza, atual Diretor Financeiro (CFO) e de Relações com Investidores (DRI) da companhia.

No comunicado enviado aos acionistas e o mercado em geral, a TIM afirma que Calaza tomou a decisão “por motivos estritamente pessoais”. O executivo permanece no cargo até o dia 31 de agosto de 2021.

Na empresa desde outubro de 2016, Calaza participou do processo de mudança de rumo da TIM para maior geração de valor e eficiência. Esteve envolvido diretamente no processo de aquisição da Oi Móvel, na criação da empresa de infraestrutura FiberCo, na reestruturação societária da TIM Brasil e da recente emissão de debêntures ESG (Ambiental, Social e Governança, em inglês).

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Antes, Calaza atuou como CFO da Telecom Argentina de agosto de 2017 até maio de 2016. A Telecom Argentina é detentora da marca de telefonia “Personal” no país vizinho.

Segundo a nota, os procedimentos para escolha do substituto já começaram e o Conselho de Administração voltará a se reunir para decidir sobre a eleição do novo ocupante das posições deixadas pelo executivo.

Oi vende InfraCo para o grupo BTG por R$ 12,9 bilhões

Nova empresa terá uma rede de fibra de 400 mil km e investimentos da ordem de R$ 20 bilhões.

Oi vende InfraCo para o grupo BTG por R$ 12,9 bilhões

Em leilão realizado na tarde desta quarta-feira, 7 de julho, o Grupo BTG arrematou a InfraCo, a nova unidade de fibra óptica criada pela Oi (OIBR3/OIBR4), por R$ 12,9 bilhões.

Deste montante, R$ 9,8 bilhões serão pagos pelo BTG para a aquisição e subscrição das ações da InfraCo e outros R$ 3,1 bilhões serão destinados para formar o capital da nova empresa.

Na transação, o BTG ficará com 51% do capital da InfraCo, após o pagamento dos R$ 9,8 bilhões, ganhando assim o controle acionário sobre a empresa. Já a Oi terá participação minoritária de 49%, com a unidade funcionando de forma independente da operadora.

Após o fechamento do negócio e a injeção dos R$ 3,1 bilhões de capital, a participação do BTG na InfraCo subirá para 57,9%.

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O Grupo BTG foi o único a apresentar proposta no leilão para a compra da empresa.

Em abril passado, a Oi já tinha aceito a oferta do BTG, elevando-o à condição de comprador preferencial, o que permitia que ele igualasse os lances de outras potenciais interessadas no negócio.

A realização do leilão foi homologada pela 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e ocorreu de forma virtual, com participação presencial restrita, por conta da pandemia.

A InfraCo terá uma rede de fibra óptica neutra de 400 mil km e com a expectativa de investimentos da ordem de R$ 20 bilhões nos próximos 4 anos.

A empresa já conta com acordos com pelo menos duas operadoras para utilizar a infraestrutura de fibra.

O fechamento da venda ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A expectativa é que o negócio seja fechado até o final deste ano.

Além da InfraCo, a Oi já vendeu os ativos de torres, para a Highline, de data centers, para a Titan, e móveis, para o consórcio formado pela Vivo, Claro e TIM.

A operadora ainda deve leiloar a operação de TV por assinatura.

A venda de ativos é vista pela Oi como estratégica, por ajudar a reduzir a dívida da companhia, garantir a viabilidade operacional e promover o crescimento da empresa.

[ATUALIZAÇÃO – 07/07/2021 16h42]:

Após a publicação desta matéria, adicionamos a informação de que após o fechamento do negócio e a injeção dos R$ 3,1 bilhões de capital, a participação do BTG na InfraCo subirá para 57,9%.

SKY lança novo receptor inteligente com Android TV integrado

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Novidade permite que assinantes utilizem aplicativos de plataformas IPTV e sob demanda via streaming.

A operadora SKY acaba de anunciar o lançamento do “SKY Connect”, uma nova geração de receptores inteligentes que conta com Android TV integrado.

A novidade já tinha sido antecipada pelo Minha Operadora, no final do ano passado.

O novo aparelho é integrado ao Google Assistente, respondendo a comandos de voz, como trocar de canal, aumentar e abaixar volume, abrir aplicativos e pesquisar conteúdos, sem precisar utilizar o controle remoto.

O dispositivo também permite se conectar a dispositivos de automação residencial.

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Conectado via Wi-Fi ou cabo, ele permite acessar a loja de aplicativos do Google Play para instalar aplicativos de plataformas IPTV e streaming, além de acessar redes sociais ou jogar games.

O controle, por exemplo, já vem com um botão dedicado para acessar a Netflix.

“Por meio do novo canal do cliente da SKY, o assinante centraliza suas principais ações e preferências de conteúdo, além de consultar o guia de programação e os canais favoritos, entre muitos outros recursos”, explica André Ribeiro, vice-presidente de marketing da SKY.

O produto será oferecido para os clientes pós-pagos e tem o objetivo de melhorar a descoberta e consumo de conteúdo, tanto de canais ao vivo como os sob demanda.

A operadora afirma que o novo receptor estará disponível a partir desta quarta-feira, 7 de julho.

No terceiro trimestre deste ano a SKY pretende atualizar 300 mil equipamentos que estão atualmente ativos no país.

O SKY Connect faz parte do projeto da operadora de modernizar a interface gráfica e equipamentos utilizados pelos usuários.

“A SKY sempre foi pioneira em uma série de inovações tecnológicas e parcerias estratégicas, visando sempre levar aos nossos assinantes de todo o Brasil não só o melhor conteúdo, mas também a melhor experiência de consumo. O novo receptor trará uma experiência ainda mais completa para os clientes da SKY, que poderão aproveitar diferentes funcionalidades e recursos em um único dispositivo”, finaliza Ribeiro.

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY.

Proposta de reforma tributária pode derrubar lucros da Vivo e da TIM

Novas regras impactam na tributação de dividendos e juros sobre capital.

Proposta de reforma tributária pode derrubar lucros da Vivo e da TIM

De acordo com analistas do banco BTG Pactual, a nova proposta de reforma tributária do Ministério da Economia pode impactar diretamente as empresas do setor de telecomunicações, principalmente as operadoras Vivo (VIVT3) e TIM (TIMS3).

A proposta de reforma foi entregue ao Congresso no final do mês passado e prevê a redução de 5% nos impostos cobrados das empresas.

Por outro lado, o texto também institui o fim de benefícios fiscais hoje existentes nas operações com juros sobre capital, além do imposto de 20% sobre dividendos (atualmente eles são isentos), muito utilizados pelas teles.

Caso a proposta venha a ser aprovada pelo Congresso Nacional, as operadoras poderão pagar, em média, 6,4% mais impostos em 2022, fazendo com que o lucro caia 8,6%.

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No ano seguinte, em 2023, o aumento no imposto será de 6,5% e a queda de lucro de 9%, em média.

Segundo o BTG, a Vivo seria a mais penalizada, tendo perda de lucro de 8,9% em 2022 e 9,3% em 2023. Já a TIM teria redução no lucro de 8,0% e 8,6%, respectivamente.

Se houver a reforma, a projeção é que a Vivo pague 50% e a TIM entre 70% a 80% dos dividendos via juros sobre capital próprio.

A expectativa é que a reforma seja votada pela Câmara e pelo Senado ainda neste ano.

Caso ela fique para o ano que vem, provavelmente ela não deverá ser aprovada no Congresso, por ser um ano que terá eleições presidenciais.

No primeiro trimestre deste ano, a Vivo registrou um lucro líquido de R$ 942 milhões, queda de -18,3% em relação ao mesmo período de 2020.

Já a TIM reportou lucro R$ 277 milhões, crescimento de 60,3% no período.

Com informações de Telesíntese.

Vivo oferece descontos na compra de doces e pizzas

Ação faz parte das comemorações ao ‘Dia do Chocolate’ e do ‘Dia da Pizza’.

Vivo oferece descontos na compra de doces e pizzas

A operadora Vivo, por meio do programa de relacionamento Vivo Valoriza, está oferecendo descontos em várias empresas parceiras, em comemoração ao “Dia do Chocolate” e do “Dia da Pizza”, celebrados nos dias 7 e 10 de julho, respectivamente.

Os vouchers para resgatar os descontos estão disponíveis no app Meu Vivo, selecionando o programa “Vivo Valoriza”.

O benefício está disponível para clientes da cidade de São Paulo, e inclui doces, chocolates, pizzas, entre outros.

Nesta quarta-feira, 7 de julho, o programa de relacionamento está oferecendo, por exemplo, 12 brigadeiros de cortesia para compras acima de R$ 150 no site da Chocolate Du Jour.

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Na compra de um bolo no Amor aos Pedaços, o cliente ganha dez docinhos.

Na GoldKo e Havanna, o cliente Vivo ganha 20% de desconto em produtos comprados nos sites das duas empresas.

A Le Malu Ateliê de Bolos e Doces oferece voucher de desconto de 15% de desconto nas compras de R$ 150.

Finalmente, na P.Puel, o usuário do Vivo Valoriza pode resgatar 10% de desconto em produtos em todo o site.

Já no Dia da Pizza, no próximo sábado, 10 de julho, na compra de uma pizza grande, o cliente Vivo ganha um Corniccione Primo de cortesia na Braz.

A Villa Roma oferece 50% de desconto na pizza doce na compra de uma pizza salgada.

Já a Domino’s Pizza oferece 45% de desconto para cliente Vivo em todas as pizzas, enquanto a Braz Elettrica o usuário compra uma pizza da marca e ganha outra.

Além dos descontos nos produtos alimentícios, o programa oferece outros benefícios em mais de 200 marcas parceiras, incluindo shoppings, pets, bem-estar, cultura e viagem.

“O lema do Vivo Valoriza é trazer momentos de alegria, diversão e conectar seus clientes com o que realmente importa por meio de diversos benefícios e ofertas, de maneira simplificada e em um ecossistema 100% digital”, afirma a operadora.

O Vivo Valoriza está disponível para clientes móveis pós-pago ou controle, além da internet residencial, telefonia fixa ou TV por assinatura.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

Pluto TV ganha canal exclusivo do ‘South Park’

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Série animada é famosa por abordar temas controversos e polêmicos, com humor ácido e linguagem sexual.

Pluto TV ganha canal exclusivo do ‘South Park’

O serviço de IPTV Pluto TV acaba de adicionar na grade de programação o canal “South Park”.

Disponível na numeração 511, o canal transmitirá durante 24 horas por dia episódios da sitcom dos Estados Unidos “South Park”, dublados em português.

Apesar de ser uma série animada, a produção é destinada para o público acima de 16 anos.

Lançada em 1997, South Park é famosa por apresentar na tela temas controversos e polêmicos, muitas vezes considerados como tabus, utilizando de um humor ácido, além de linguagem sexual e indecente.

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Ao longo das mais de 24 temporadas, a série acumulou uma série de críticas e protestos em vários países, com vários episódios sendo censurados.

Uma das maiores polêmicas da série foi a representação de Maomé, um profeta do Islã, o que vai contra os costumes da religião mulçumana.

A série vai além e mostra Jesus Cristo vendo pornografia e Buda utilizando entorpecentes.

A animação foi banida na Índia, China e na maioria dos países árabes.

O Vaticano também baniu South Park por considerar um dos episódios como um sacrilégio.

Recentemente, o canal Comedy Central anunciou a renovação do South Park até a 26ª temporada.

No Brasil, a Pluto TV exibirá as 7 primeiras temporadas da série, consideradas por muitos como as mais politicamente incorretas.

O Pluto TV é um serviço de IPTV da ViacomCBS (a mesma da Paramount+) que oferece acesso a canais ao vivo de forma totalmente gratuita.

No final de junho, o IPTV já havia lançado um canal exclusivo para exibir a série “Being Mary Jane”, do canal Black Entertainment Television (BET).

Com informações de Line-Up.

Dona da Vivo fecha parceria estratégica com o TikTok

Acordo prevê ações de marketing e oferta de serviços na Europa e América Latina, incluindo o Brasil.

O grupo espanhol Telefónica, que controla as operações da Vivo (VIVT3) no Brasil, acaba de anunciar que fechou uma parceria com a plataforma TikTok.

No acordo, as empresas pretendem realizar ativações envolvendo campanhas de marketing, distribuição de serviços e eficiências tecnológicas, além do desenvolvimento de novas oportunidades de receitas.

A parceria envolve a Europa e a América Latina, incluindo o Brasil.

Na Espanha, por exemplo, sede da Telefónica, foi anunciado o lançamento nesta quarta-feira, 7 de junho, do “TikTok Extra”, que integra o famoso aplicativo de vídeos curtos à plataforma de TV “Living Apps” da operadora local Movistar.

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Com a novidade, os espanhóis podem acessar os vídeos mais relevantes do TikTok pela TV, incluindo a possibilidade de interagir com o conteúdo por meio de controle de voz com a Aura, a assistente virtual movida por inteligência artificial da operadora espanhola.

Já no Brasil, a Vivo já vinha comercializando pacotes móveis com o acesso ao TikTok.

A operadora brasileira também está lançando desafios de hashtags para gerar engajamento entre os “TikTokers”.

A ideia das duas empresas é explorar novas oportunidades.

“A parceria com a TikTok permitirá que ambas as empresas combinem ativos de marketing para desenvolver oportunidades incríveis para oferecer aos clientes. É uma grande oportunidade de alcançar a Geração Z e a Millenials por meio de ofertas um ótimo serviço garantindo a melhor experiência em seus dispositivos. Graças a esta nova parceria, os clientes da Telefónica poderão compartilhar sua paixão, criatividade e marcos em suas vidas através do TikTok, e se envolver com o conteúdo da plataforma com maior facilidade e comodidade do que nunca”, afirmou Fabio Bruggioni, diretor global de consumidores da Telefónica.

“Estamos entusiasmados em construir nosso relacionamento de longa data com a Telefónica em toda a Europa e América Latina para trazer essa experiência única e diferenciada para a comunidade TikTok”, disse Isaac Bess, chefe global de parcerias de distribuição da TikTok.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telefónica.

Bolsonaro aciona STF para barrar lei que leva internet para estudantes

Legislação prevê o investimento de R$ 3,5 bilhões para garantir a conectividade de alunos e professores.

Bolsonaro aciona STF para barrar lei que leva internet para estudantes
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), por meio da Advocacia Geral da União (AGU), acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei que prevê o repasse de R$ 3,5 bilhões para oferecer conectividade para alunos e professores de escolas de educação básica.

A lei nº 14.172/2021 teve origem no Projeto de Lei nº 3.477/2020, aprovado pelo Congresso Nacional, mas vetado por Bolsonaro no final do ano passado.

Na época, o presidente alegou que a matéria gerava gasto público sem apresentar uma estimativa do impacto orçamentário e financeiro.

Após rejeitar o veto, o Congresso revisou a legislação e fixou o investimento em R$ 3,5 bilhões, tendo como fonte de receita o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), entre outros.

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Agora, o governo federal recorre ao STF para barrar novamente a lei, alegando que a implementação da nova norma requer uma reorganização dentro dos órgãos competentes.

Segundo a AGU, a legislação afronta o processo legislativo, pois interfere na gestão material e de pessoal da administração pública.

Bolsonaro também argumenta que o novo texto ameaça o equilíbrio fiscal da União, violando as condicionantes fiscais para as ações governamentais de combate à pandemia.

Além disso, o Planalto sustenta que a transferência de verba para os estados não garante o acesso à internet.

“Especialmente diante das fracas contrapartidas estabelecidas na lei questionada”, diz a ação da AGU junto ao STF.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) lembrou que a conectividade é essencial para reduzir o impacto da pandemia na educação.

“É absurda a forma como esse governo trata os brasileiros. Não aceitaremos, vai ter muita luta”, disse a UNE nas redes sociais.

Com informações de UOL.

Governo autoriza emissão de mais 400 milhões em debêntures por provedor regional

Medida beneficia estados da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Governo autoriza emissão de mais 400 milhões em debêntures por provedor regional

O Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações (MCom), aprovou a emissão de até R$ 400 milhões em debêntures incentivadas pelo provedor regional Conexão Telecom, antiga Triple Play.

A autorização foi expedida por meio de portaria assinada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, e publicada na edição desta quarta-feira, 7 de julho, do Diário Oficial da União.

O recurso será utilizado pela Conexão Telecom para implantar e ampliar a rede de transporte e a rede de acesso fixo para serviços de telecom nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Nos últimos meses o governo tem incentivado projetos de investimento em infraestrutura de telecomunicações, os quais são considerados prioritários.

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A ideia é autorizar que as empresas de telecom emitam títulos de crédito privado para levantar dinheiro de investidores interessados em debêntures incentivadas.

É uma espécie de empréstimo com prazo pré-estabelecido em troca de uma remuneração.

Já o Governo Federal reduz o imposto de renda de 22,5% para 15% para aquelas pessoas jurídicas que investirem nos projetos de infraestrutura.

No final de junho, o MCom já havia autorizado a emissão de R$ 500 milhões pela Surf Telecom, para a implantação de redes móveis e infraestrutura de telecom.

A autorização para a emissão de debêntures pela Conexão Telecom tem validade de cinco anos.

A Conexão Telecom tem uma rede de fibra de mais de 7,4 mil km, prestando serviços de internet banda larga para clientes residenciais e corporativos (B2B) em cidades das regiões Nordeste e Sudeste.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Conexão Telecom conta com mais de 55 mil clientes no serviço de banda larga.

Mhnet Telecom anuncia a compra de três provedores regionais

Movimento estratégico visa aumentar a operação e a base de clientes da empresa.

Mhnet Telecom anuncia a compra três provedores regionais

A empresa Mhnet Telecom acaba de anunciar que finalizou a compra de três provedores regionais nos últimos dois meses.

Na lista de incorporação estão a Optinet, Frosinet e GW Telecom.

O valor dos negócios não foi revelado.

Com essas transações, a Mhnet Telecom passa a atuar nos municípios de Pato Branco e Clevelândia, ambos no estado do Paraná, além de Abelardo Luz, em Santa Catarina.

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A compra dos provedores também adicionou 7,7 mil clientes à base da Mhnet.

O movimento faz parte do plano estratégico de ampliar a operação para regiões dentro da cobertura dos mais de 25 mil km de rede de backbone em fibra óptica da empresa.

“Tanto Optinet quanto Frosinet e GW Telecom estão em uma região economicamente interessante, onde há um grande potencial de mercado. Além disso, os três municípios dos provedores estão dentro da nossa cobertura de rede backbone em fibra óptica, o que favoreceu a decisão”, diz Lairto Santos, diretor comercial da Mhnet Telecom.

Segundo o executivo, a região está crescendo, o que abre a possibilidade para o lançamento de novos produtos.

Além dos serviços de banda larga, telefonia fixa e TV por assinatura, a empresa promete novidades no mercado de streaming, mas sem revelar quais.

A empresa também lançou recentemente uma MNVO, em parceria com a Unifique.

A Mhnet Telecom informa que o atendimento aos usuários continuará acontecendo nas mesmas lojas onde os provedores adquiridos operavam anteriormente.

Os clientes também serão notificados sobre essas aquisições.

A Mhnet Telecom opera em mais de 100 cidades dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Ao todo, a empresa conta com 200 mil clientes, com a expectativa de alcançar 300 mil usuários ainda neste ano.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Mhnet Telecom está entre os 10 maiores provedores de pequeno e médio porte de banda larga fixa do país. No ranking geral, está em 14º lugar.

Com informações de Assessoria de Imprensa Mhnet Telecom.