21/04/2024

Testes de campo e de laboratório para a ‘TV 3.0’ começam nesta semana

Ideia é avaliar as tecnologias que vão substituir o sistema atual da TV digital aberta.

Testes de campo e de laboratório para a 'TV 3.0' começam nesta semana

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) acaba de anunciar que nesta semana começam os testes de laboratório e de campo para o novo padrão da TV digital aberta, a chamada TV 3.0.

O objetivo é avaliar as tecnologias que serão utilizadas no novo sistema e que substituirá o atual em uso.

Os testes serão realizados durante cinco meses, sendo financiados pelo Ministério das Comunicações, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contando com 70 pesquisadores de sete universidades, além de engenheiros e especialistas.

O Brasil recebeu propostas de 21 organizações de diferentes países, em resposta a uma chamada internacional publicada em julho de 2020.

VEJA TAMBÉM:

–> Governo libera por mais um ano a multiprogramação na TV digital

–> Governo anuncia compromisso de desligar a TV analógica em todo o país até 2023

–> Transmissão das Olimpíadas na TV contará com nova tecnologia

“Teremos muito trabalho pela frente, mas acreditamos que, além de fornecer informações muito valiosas para a seleção das tecnologias mais apropriadas para a próxima geração de televisão digital no Brasil, esses testes também serão uma referência muito importante para outros países, ao avaliar e comparar as tecnologias de ponta de camada física, camada de transporte, codificação de vídeo, codificação de áudio, captions e codificação de aplicações”, comenta Luiz Fausto, coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD.

A ideia é que a TV 3.0 traga melhorias para a TV digital no país, como mais qualidade do som e imagem, conteúdo segmentado para cada região geográfica e perfil de telespectador, além de uma maior integração entre a TV aberta e a internet.

“Ela será capaz não apenas de manter o engajamento da audiência, mas também de viabilizar novos modelos de negócio, com uma segmentação maior da programação e comercialização, e a partir da maior integração com a Internet”, completa o coordenador.

Entre os testes, está a possibilidade de utilizar o 5G para transmitir o sinal da TV aberta no Brasil.

As tecnologias que passarem nos testes e que atenderem os requisitos da TV 3.0 serão recomendadas para o Ministério das Comunicações.

Com a aprovação da pasta, o Módulo Técnico do Fórum SBTVD trabalhará na elaboração das normas técnicas da TV 3.0, para que as emissoras possam ser autorizadas para iniciar a operação do novo sistema.

A expectativa é que a TV 3.0 comece a ser implementada a partir de 2023.

Com informações de Assessoria de Imprensa Fórum SBTVD.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários