17/12/2025
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Disney+ enfrenta dificuldades para ganhar novos assinantes

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Ao que tudo indica, o mundo do streaming será um eterno “sobe e desce”. Uma constante briga por soberania. Após a Netflix reportar um desempenho expressivo com o sucesso da série “Round 6”, o Disney+ começou a frustrar expectativas em número de assinantes. Na prática, o serviço “desacelerou” no crescimento e começou a apresentar um ritmo mais fraco de adesão de assinantes.

Imagem: Catálogo do Disney+ (Captura de Tela)
Imagem: Catálogo do Disney+ (Captura de Tela)

Explicando de forma mais resumida: o Disney Plus não está mais ganhando tantos assinantes quanto antes. Para atingir a meta de 230 milhões até o fim de 2024, a plataforma terá que dobrar seu ritmo atual de crescimento.

E vale lembrar os primeiros meses foram “de ouro” para a empresa, com números acima do que era esperado para o primeiro momento. De fato, as críticas direcionadas ao Disney+ dizem respeito ao catálogo infanto juvenil do streaming. O carro-chefe são as produções oriundas de grandes franquias como Star Wars e Vingadores (Marvel Studios).

A concorrência aposta em quantidade e investimento massivo em produção de conteúdo. É o caso de empresas como Netflix, Amazon Prime Vídeo e até mesmo o HBO Max. Catálogos que reúnem produções de todos os tipos, para todas as idades.

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No mercado financeiro, o banco Barclays solicitou que a empresa tomasse medidas para conter a fraca adesão de novos assinantes. Fato que fez com que as ações da empresa tivessem uma queda de 3%.

Vale destacar que no Brasil, assim como em vários outros países, a companhia reuniu suas produções mais adultas em uma plataforma a parte, que é o Star+. Já algumas regiões receberam esse conteúdo sem custo extra por meio de uma aba no Disney+.

Netflix muda a forma de medir a audiência do público

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A Netflix anunciou mudança na maneira como é feita a medição da audiência do público da sua plataforma. O serviço de streaming passará a fazer a medição pelo total de horas visualizadas em 28 dias após o lançamento.

Antes, era utilizado pela plataforma a métrica de “audiência” de dois minutos por conta como forma de medir os dados de visualização e do envolvimento do público. Nesse método, a contagem de “visualização” era feita pelo período mínimo de dois minutos que o assinante permanecia em um conteúdo do catálogo.

A Netflix afirma que a nova métrica por horas poderá refletir melhor as visualizações repetidas, e não apenas contar cada conta de uma vez, como era na métrica anterior.

“Achamos que o engajamento medido pelas horas visualizadas é um indicador ligeiramente melhor do sucesso geral de nossos títulos e da satisfação dos assinantes”, disse a Netflix em carta aos acionistas.

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A nova métrica vai favorecer o tempo comprometido do usuário em uma série ou filmes, uma vez que a contagem antiga favorecia conteúdo que atrai muitos espectadores únicos, como foi o caso da série “Round 6“. Dessa forma, será possível determinar a vida útil do conteúdo ao invés de picos temporários de popularidade.

Com a nova métrica de mediação da Netflix, já é possível verificar algumas alterações. Por exemplo: o filme “Irlandes” agora é o terceiro longa mais assistido da plataforma, sendo que na métrica anterior, a produção sequer estava no Top 10.

Além disso, o novo gráfico mostra um sucesso absoluto de várias temporadas das séries “13 Reasons Why”, “Stranger Things” e “La Casa de Papel”.

Em relação ao sucesso mais recente da plataforma, “Round 6”, os dados ainda não foram contabilizados na nova métrica, mas a Netflix garante que a trama sul-coreana deverá estar listada em futuros levantamentos.

Claro oferta banda larga com ultra velocidade de 1 Gbps

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A Claro anunciou nesta quarta-feira (20), um novo plano de banda larga fixa de 1 Gbps em mais de 300 cidades, em todas as regiões, em endereços atendidos pela rede da operadora e com capacidade técnica para receber a internet com ultra velocidade.

A nova conexão de alta velocidade da operadora presta serviço tanto por cabo HFC (cabo coaxial híbrido) quanto por fibra (FTTH). Para os assinantes do serviço de HFC, o upload é de 35 Mbps, enquanto que para os assinantes de fibra óptica, o upload é de 250 Mbps.

De acordo com Márcio Carvalho, CMO da Claro, quase toda a rede da operadora pode entregar a velocidade de 1Gbps, com exceção de praças de menor porte. A estimativa da empresa é que até o final de 2021, cerca de 50 novas cidades terão Claro Fibra, como parte do projeto de ampliação da cobertura de rede da Claro.

O plano está disponível para novos e para quem já é cliente, que pode fazer o upgrade do plano já contratado, mesmo algumas residências não precisando fazer a troca do modem, Carvalho afirma que clientes com equipamento mais antigo, receberão um novo aparelho.

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O novo plano poderá ser contratado junto com uma solução de extensores inteligentes de redes sem fio, com a tecnologia Wi-Fi Mesh, cuja tecnologia permite cobrir ambientes mais distantes do local do modem, aumentando o alcance de internet dentro de casa.

“A Claro acelera cada vez mais e traz agora a ultravelocidade de 1 Giga para todas as regiões e principais cidades do país. Estamos reafirmando o compromisso da Claro com a inovação e com a evolução da banda larga no Brasil. Temos liderado o setor e seguimos investindo constantemente para levar conectividade de excelência para nossos clientes, por meio de uma infraestrutura de última geração, com tecnologia de ponta”, avalia Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro.

Preço da banda larga 1Gbps

Se você achou o preço da banda larga de 1 Gbps da TIM de R$ 193,80/mês exagerado, espere para ver o valor do pacote oferecido pela Claro.

A nova ultra velocidade da Claro está por R$ 399,99/mês, enquanto que o Kit de Wi-Fi Mesh, com dois repetidores inteligentes, sai a partir de 12x de R$ 64,99.

Além disso, ainda há uma diferença nas taxas de upload que cada operadora oferece. Enquanto que na TIM a taxa de upload chega até 500Mbps, a da Claro chega apenas até 250 Mbps.

TIM Live oferta plano de banda larga fixa de 1Gbps

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A TIM Live anunciou o novo plano de 1 Gbps de banda larga fixa de Fiber To The Home (FTTH). Lançado hoje (20), o plano de 1Gbps tem a taxa de upload de 500 Mbps, algo que indica que a operadora está fazendo uso da tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network, em português significa Rede Óptica Passiva Gigabit).

Print da tela do site TIM Live

Segundo a operadora, a partir de hoje, o plano estará disponível em “todas as 33 cidades brasileiras atendidas pela operadora”. A oferta pode ser contratada na página da TIM Live.

O pacote está disponível para contratação por R$ 193,80/mês, sendo que no site da TIM Live o preço é apresentado como um valor reduzido, já que a operadora diz que o plano custava R$ 204/mês. O plano sai por R$ 193,80 por mês no contrato de 12 meses e com pagamento em débito automático.

Além do exagero no valor da mensalidade, o cliente ainda deverá pagar uma taxa de habitação de R$ 180, que pode ser paga em 12 parcelas de R$ 15.

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Com a oferta, o usuário terá alguns benefícios, como acesso a conteúdos online da Netflix, Paramount+, Band News e Band Sports, além de acesso ao Deezer Premium, Audiobook by Ubook e TIM Games PC.

De acordo com a companhia, a cobertura de fibra da TIM está disponível nas seguintes cidades:

  • Bahia: Salvador, Camaçari, Feira de Santana e Lauro de Freitas;
  • São Paulo: São Paulo, Suzano, Diadema, Francisco Morato, Franco de Rocha,
  • Guarulhos, Mauá, Poá e Taboão da Serra;
  • Amazonas: Manaus;
  • Goiás: Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia.Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, São
  • Gonçalo, Duque de Caxias e Nilópolis;
  • Distrito Federal: Águas Claras, Candangolândia, Ceilândia, Gama, Guará, Samambaia e Taguatinga;
  • Minas Gerais: Belo Horizonte, Betim e Contagem;
  • Pernambuco: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista.

Instagram apresenta instabilidade nesta manhã de quarta-feira (20)

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O Instagram parece estar apresentando instabilidade nesta manhã de quarta-feira (20). Além de diversos tuítes reclamando dos problemas apresentados no aplicativo, o site Downdetector também tem registrado inconsistências.

Pico de notificações no site Downdetector

O Downdetector aponta que o problema no Instagram começou por volta das 10h com sete notificações, apresentando um pico às 11h53 com mais de 170 reclamações.

No site, diversas notificações já foram registradas pelos usuários afirmando que o Instagram está apresentando instabilidades. De acordo com esses usuários, eles não estão conseguindo fazer publicações nos Stories e nem fazer lives.

Um usuário do aplicativo afirma que tentou postar cinco fotos, mas o carregamento travou e ficou 40 minutos sem carregar. Além disso, outros afirmam que os Stories sumiram.

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Outros usuários também estão relatando que publicações que possuem mais de mil comentários, só estão aparecendo 20 comentários, e o Story e Feed estão travando.

É possível observar também que os dados do site Downdetector tem registrado problemas no Instagram nos últimos dias. Desde a queda global de todas as redes sociais ocorrida em 4 de outubro, o aplicativo tem apresentado diversas inconsistências.

De acordo com dados do Google Trends, o termo “Instabilidade Instagram” sofreu um aumento na busca em 1.150%. O mesmo acontece com os termos “Instagram não carrega Stories” que estão aumentando, tendo chegado a 650%.

Confira algumas postagens no Twitter:

Instabilidade do WhatsApp, Facebook e Instagram

No dia 4 de outubro, todas as redes sociais do Facebook: WhatsApp, Instagram e o próprio Facebook sofreram uma pane geral, onde ficaram mais de 6 horas fora do ar.

Segundo a empresa, a falha foi causada por um problema nas configurações dos seus routers, em que ocorreu uma alteração nos roteadores de backbone, responsáveis pelo tráfego de rede.

Rio de Janeiro regulariza a instalação de antenas de 5G

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O Rio de Janeiro regularizou a instalação de antenas de telefonia com rede 5G, tornando-se a primeira capital a fazer a regularização. A Lei Complementar nº 234/2021 foi sancionada pelo Prefeito Eduardo Paes (PSD) e publicada no Diário Oficial do Município, nesta terça-feira (19).

A Lei Complementar trata da instalação e compartilhamento da infraestrutura da rede 5G, aprovada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e segue as diretrizes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), simplificando o licenciamento das antenas de 5G.

De acordo com o presidente da Câmara do Rio de Janeiro e um dos autores do projeto, Carlo Caiado, a norma pode fazer com que a cidade ganhe destaque para receber investimentos referentes à quinta geração de internet móvel.

Estamos em um momento no qual precisamos trabalhar para reerguer o Rio, recuperar nossa cidade, e para isso temos que aproveitar as oportunidades, como será com a chegada do 5G. Ter uma legislação moderna, saindo na frente, vai com certeza colocar o Rio numa posição de liderança nesse processo de modernização das comunicações no nosso País”, afirma o vereador.

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A Lei teve artigos vetados pelo prefeito, como trechos que definiam prazo para análise das licenças de instalação das antenas e a dispensa de licenciamento de pequenas unidades de transmissão de dados.

Outros trechos retirado da norma foi os sobre os procedimentos e dos prazos para o processo de licenciamento ambiental e para expedição do Alvará de Construção e do Certificado de Conclusão de Obras.

Segundo a prefeitura, esses e outros trechos foram vetados por provocar a interferência do Poder Legislativo na atividade típica do Poder Executivo, algo que não é permitido pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica do Município.

Leilão 5G

O leilão da rede de tecnologia 5G está marcado para acontecer dia 4 de novembro, onde serão ofertados quatro faixas de frequências (700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz.).

As operadoras interessadas nas faixas deverão enviar suas propostas no dia 27 deste mês, especificando qual frequência pretende arrematar e qual o valor que deseja pagar.

Claro Brasil cresceu 8,9% na receita líquida de serviços móveis

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A Claro Brasil divulgou ontem (19) os resultados da companhia do terceiro trimestre deste ano, no ciclo encerrado em setembro. Apresentando uma pequena alta na receita, a companhia registrou R$ 9,87 bilhões, um aumento de 0,24%, em relação ao mesmo período do ano passado.

O lucro antes de impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) se manteve estável em R$ 4,07 bilhões, sendo que sua margem também apresentou uma pequena alta, passando de 41,3% no terceiro trimestre de 2020 para 41,2% em 2021.

Na prestação de serviços, a Claro Brasil teve um aumento considerável de 119,1% em produtos para cloud, 18,5% em banda larga fixa, 170,3% em banda larga móvel e 23% em M2M/IoT.

Todo esse crescimento reflete o movimento da empresa com a demanda dos clientes, onde houve ampliação da base de assinantes pós-pagos em 19,6%, com uma adição de 6,6 milhões de clientes em um ano. Resultando assim, no crescimento da receita líquida de serviços móveis em 8,9%.

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“Encerramos setembro de 2021 com um total de 69,2 milhões de clientes móveis, liderando o saldo líquido de portabilidade, com 360,6 mil de linhas portadas no terceiro trimestre de 2021, atingindo um saldo positivo de 1,3 milhão de linhas portadas em 2021”, afirma a companhia.

A Claro também apresentou crescimento na banda larga fixa, onde passou a ter 3,3 milhões de casas preparadas para receber seus serviços, em 330 cidades.

Quanto à fibra óptica, o crescimento não foi diferente. A Claro ativou sua rede em 26 cidades, tendo um total de 127 cidades e 2,8 milhões pontos de acesso com a tecnologia Fiber To The Home (FTTH).

Outro crescimento para a empresa foi no serviço de TV paga independente, o Claro TV Box, onde a operadora alcançou a marca de 190 mil assinantes, crescimento de 55% em comparação ao trimestre anterior, que tinha 122 mil.

Embora tenha mostrado crescimento, a receita de outros serviços fixos teve queda. O segmento de TV fixa tem perdido assinantes. Entre junho e setembro, passou de 37,9 milhões de assinantes fixos para 31,6 milhões, resultando assim em uma queda de 5,1% na receita fixa.

“Batatinha frita 1, 2, 3” deixa Netflix US$ 19 bilhões mais valiosa

Os memes e a repetição do “Batatinha frita 1, 2, 3” estão por todo lugar. A repercussão é fruto do sucesso da série “Round 6, que além de ter se tornado a mais vista da Netflix, virou uma espécie de “salvação da lavoura” para a empresa. Isso não significa que a marca estava em situação ruim, mas com toda certeza sua soberania de mercado estava ameaçada.

Imagem: Cena da série “Round 6” – Divulgação Netflix

Além do efeito reverso ao grande impulso de assinaturas registrado durante a pandemia da COVID-19, a concorrência chegou sem colocar o pé no freio. Gigantes de Hollywood como Warner Bros, Disney e Paramount esvaziaram o catálogo da concorrente e lançaram suas próprias plataformas no mercado.

Para compensar, ainda possuíam caixa para operar no prejuízo, ou seja, investir muito em conteúdo até ter uma base de assinantes relevante. O mesmo vale para a gigante da tecnológica Apple, que apostou no Apple TV+. Já a Netflix se viu em momento de começar a ter que pagar seus movimentos com a própria receita, o que gerou um reajuste no valor de assinatura.

Só que, mais uma vez, ficou provado que a grande matéria-prima no streaming ainda é o conteúdo. O sucesso de “Round 6” tornou a ‘gigante do streaming’ US$ 19 bilhões mais valiosa. Já as ações (BVMF: NFLX34) subiram 7,1% desde o lançamento da trama.

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A empresa superou até mesmo as ações da Apple e Alphabet, proprietária do Google. Ambas podem ser vistas como concorrentes, já que a Netflix se intitula como empresa de tecnologia.

O lucro reportado no terceiro trimestre foi de US$ 7,48 bilhões. É um crescimento de 16% no comparativo anual. Já a receita operacional salta para US$ 1,76 bilhão, com crescimento de 23,5%.

DIRECTV GO lança app em mais Smart TVs e faz parceria com box de streaming

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O DIRECTV GO se firma cada vez mais no país. Desde que estreou, o serviço de IPTV implanta ofertas e faz parcerias para atrair cada vez mais assinantes. Dessa vez, a primeira novidade mencionada aqui é a entrada nas Smart TVs da LG, com sistema WebOS 3.5. Portanto, portadores do modelo poderão apenas acessar a LG Content Store e fazer o download.

Imagem: Divulgação da DIRECTV GO no Facebook
Imagem: Divulgação da DIRECTV GO no Facebook

Vale destacar que os modelos mais recentes, com WebOS 2018 – 2021 ou as versões de 4 a 6 já contam com o app disponível. Os usuários que acessam agora são os que possuem televisores fabricados em 2017.

Se bater a dúvida sobre qual é a versão do televisor da marca, basta acessar as configurações, ir na opção “Sobre a TV” e depois em “Versão WebOS”. O DIRECTV GO atualmente conta com mais de 70 canais ao vivo e cobra R$ 69,90 pelo pacote convencional.

Uma outra novidade da empresa é a parceria com o SMARTY ELSYS, box de streaming conhecida pelo preço acessível e sistema Android TV. Quem adquirir uma vai ganhar dois meses de acesso gratuito ao serviço de IPTV.

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Para usufruir, os consumidores vão receber um voucher logo no ato de compra da “box de streaming”. O equipamento integra comando de voz ao serviço. Após o período promocional, usuários passam a pagar pelo valor comum de R$ 69,90.

Atualmente, o DIRECTV GO se destaca como um serviço alternativo a TV por assinatura. Controlado pelo mesmo grupo responsável pela SKY, os usuários da TV por assinatura convencional da empresa possuem acesso gratuito, mas com limitações que dependem do pacote contratado.