06/04/2024

Brisanet investe em dispositivo de comunicação para aprimorar rede

Enquanto o 5G não chega, Brisanet investe em novos transponders para aprimorar a sua rede na região do Nordeste.

A Brisanet anunciou hoje (13) que está investindo em novas tecnologias para suportar a chegada do 5G, aumentando a capacidade de transmissão de sua rede na região do Nordeste.

Funcionários da Brisanet trabalhando na rede da companhia. Foto: Arquivo/Brisanet

Para isto, a operadora está aprimorando a sua rede DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) com a nova geração de transponders de 800 Gb/s nas rotas de cidades-chaves do Nordeste, como Fortaleza, no Ceará.

Transponder é um dispositivo de comunicação que recebe, amplifica e retransmite sinal de frequência de uma fonte para outra.

Segundo Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, o investimento na nova tecnologia, além de aprimorar a oferta de seus serviços, prepara a infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico nordestino, enquanto a tecnologia 5G amadurece.

“Além disso, uma boa infraestrutura de rede é essencial não só para continuar oferecendo uma melhor qualidade de serviços à população como também para ajudar a impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da região, principalmente no interior dos estados”.

LEIA TAMBÉM:

–> Brisanet é líder da banda larga entre PPPs, segundo Anatel

–> Brisanet expande sua fibra óptica para mais 9 cidades; saiba quais são

–> Brisanet e Unifique tem ações recomendadas para compra na B3

Com os novos transponders, as taxas de transmissão de 400, 300 e 200 Gb/s por canal óptico poderão alcançar distâncias maiores, entre 300 e mil quilômetros.

De acordo com Roberto Nakamura, diretor de Tecnologia da Padtec, companhia que está fornecendo os equipamentos, afirma que estão sendo utilizados amplificadores ópticos e sistemas de proteção de rota, totalizando mais de 13 mil quilômetros de rede óptica.

Roberto Nakamura também afirma que

“Um dos diferenciais técnicos dessa geração de transponders está na funcionalidade chamada Fine Tuning, responsável por fazer ajustes finos no modo de operação do produto com o objetivo de maximizar a eficiência do uso dos recursos existentes na rede de transmissão, otimizando o investimento já realizado em amplificadores e cabos ópticos, por exemplo”.

Sobre a Brisanet

Brisanet é uma empresa nordestina do segmento de telecomunicações que oferece serviços como banda larga, TV a cabo, telefonia fixa e móvel.

A companhia tem obtido um crescimento orgânico considerável, sendo hoje a quarta maior operadora de acesso a internet no Brasil, segundo a Anatel – alcançando a marca de 72 mil clientes somente no mês de agosto deste ano.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários