InícioInternet Banda LargaClaro, Vivo e TIM têm os melhores desempenhos de banda larga móvel

Claro, Vivo e TIM têm os melhores desempenhos de banda larga móvel

Relatório da Ookla aponta as cidades, fabricantes de celular e operadoras que possuem o melhor desempenho de redes de banda larga.

Relatório divulgado pela Ookla, referente ao terceiro trimestre de 2021, revela as operadoras e as cidades que possuem o maior desempenho de redes de banda larga no Brasil.

Ookla é uma empresa de análises de forma gratuita de métricas de desempenho de acesso à internet.

Entre as operadoras de telefonia celular, a Claro é a primeira colocada, com 44,76 pontos, de acordo com escala da Ookla que mede a velocidade média de download que àquela de upload.

O segundo lugar ficou com a Vivo, com 32,19 pontos, seguida da TIM com 28,21 e da Oi com 21,88. Vale ressaltar que as pontuações foram calculadas com base na performance de handsets com chipsets de última geração.


Em relação a consistência, a Claro também assume a liderança oferecendo no mínimo 5 Mbps de download e 1Mbps de upload em 88,2% do tempo. Nesse quesito, a TIM ficou em segundo lugar (85,6%), Vivo em terceiro (84,6%) e Oi em quarto (75,9%).

LEIA TAMBÉM:

–> Samsung consegue aumentar lucro em 28%, segundo relatório

–> Anatel divulga relatório sobre impacto da pandemia nas telecomunicações

–> Relatório da Opensignal revela operadora com melhor rede móvel no país

Quanto à latência, a Claro, com 28 ms, perde a liderança para a rede da TIM com 26 ms. Vivo (30 ms) e Oi (32 ms) estão em terceiro e quarto lugar, respectivamente. Em relação ao desempenho dos planos de 5G DSS, a Claro (65,9 Mbps) e a Vivo (64,6 Mbps) dividem a liderança, seguidas da TIM (58,1 Mbps)

Já no ranking das capitais do Brasil, considerando as medianas para velocidades de download em smartphones, o primeiro lugar é ocupado pelo Rio de Janeiro (25,1 Mbps), seguido de São Paulo (23,6) e Salvador (23,6).

Por aparelho, os modelos de iPhones 12 5G têm as melhores taxas, entre 50,9 Mbps e 53,2 Mbps. A Samsung fica em segundo lugar com o Galaxy Note 20 Ultra 5G, com 37,7 Mbps.

Ainda em fabricantes, o relatório listou a ordem das mediadas de download, sendo a Apple em primeiro lugar com 29,9 Mbps, Samsung em segundo (21,5 Mbps), LG em terceiro (19,9 Mbps), Xiaomi em quarto (19,3 bps) e Motorola em quinto (18,5 Mbps).

Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários