21/04/2024

WhatsApp disponibiliza nova função para denunciar conteúdo

Além de denunciar perfis no aplicativo, WhatsApp libera nova funcionalidade para denunciar mensagens específicas de usuários; saiba como.

As regras de denúncias do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp foram alteradas recentemente. Com as alterações, agora é possível denunciar conteúdo, ou seja, mensagens específicas de uma conversa.

A antiga regra permitia apenas denunciar o perfil do usuário, onde apenas as cinco mensagens recentes da conversa eram enviadas para o aplicativo, cuja função continua valendo para denúncias a perfis.

Mas agora é possível dá destaque para as mensagens, desde as mais recentes até as mais antigas de um uma conversa individual ou de um grupo.

“Houve comentários de que, às vezes, os usuários desejam denunciar uma conta por mensagens que receberam anteriormente na conversa, e esta atualização permite que estas pessoas encaminhem as mensagens incômodas diretamente para o WhatsApp”, disse a empresa no anúncio da novidade.

LEIA TAMBÉM:

–> Falha que causou queda do Facebook, WhatsApp e Instagram é revelada

–> WhatsApp é notificado pelo Procon de São Paulo

–> WhatsApp, Instagram e Facebook estão fora do ar; veja posicionamento da empresa

Para denunciar uma mensagem isolada recente ou mais antiga, basta o usuário entrar na conversa e manter a mensagem pressionada até aparecer a opção “denunciar” e tocar nela.

Vale ressaltar que mesmo com a nova função, a pessoa ainda vai estar denunciando o perfil, mas estará sinalizando aquela mensagem específica para que os moderadores da plataforma dê mais atenção a ela.

O que acontece quando alguém é denunciado

Quando alguém denuncia, as informações são enviadas para o WhatsApp que revê o ID do usuário ou do grupo denunciado. Lembrando que o perfil denunciado não recebe nenhuma notificação sobre a denúncia.

O ID, assim como as informações sobre a mensagem e o seu tipo (imagem, vídeo ou texto) são enviadas para análises dos moderadores do aplicativo. Se os Termos de Serviço do WhatsApp forem realmente violados, o usuário pode ser banido da plataforma sem ser notificado.

“Embora não haja moderação de conteúdo no WhatsApp, as denúncias ajudam a combater abusos mais raros, mas muito mais extremos, como o compartilhamento de material de abuso sexual infantil. No ano passado, essas denúncias permitiram o encaminhamento de 400.000 referências ao Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas”, afirma a empresa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários