16/12/2025
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Globoplay combo Discovery+: saiba se há economia ao assinar o pacote

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As parcerias entre as plataformas de streaming estão cada vez mais comuns. Essas empresas buscam ofertar pacotes em conjunto para atrair novos assinantes para os seus serviços. No entanto, quanto ao custo financeiro, será que esses combos realmente são mais econômicos? Pensando nisso, o Minha Operadora preparou um comparativo em relação ao combo do Globoplay com o Discovery+.

Antes de mais nada, vale ressaltar que o objetivo aqui é mostrar se há economia para o usuário, sem fazer juízo de valor em relação aos conteúdos das plataformas. Além de que, independente de valor, um combo ou assinatura individual podem ser vantajosos a depender dos interesses do consumidor em relação à plataforma e ao conteúdo.

Mas vamos ao que importa. Globoplay combo Discovery+ é ofertado apenas na plataforma de streaming da Globo. O pacote com os dois serviços sai por um valor de R$ 34,90 mensais, onde o assinante terá também acesso ao Apple TV+ por três meses totalmente gratuito, 1 ano de Deezer Premium Grátis e aos canais ao vivo Globo e Futura. Lembrando que se trata de uma cobrança mensal com renovação automática.

A assinatura individual mensal do Discovery+ está R$ 21,90/mês, enquanto que o plano anual está de R$ 226,80, com o parcelamento de 12 vezes por R$ 18,90. Há um período de teste gratuito de 7 dias, mas está disponível apenas para novos usuários que assinarem o plano mensal.

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O plano individual mensal da Globoplay sai por R$ 22,90, também com direito a Deezer Premium grátis e Apple TV+. Enquanto que o plano anual está por R$ 238,80/ano, em parcelas de 12 vezes de R$ 19,90/mês, sendo que de acordo com a plataforma, com o plano anual há um desconto de 13%.

Se o consumidor for assinar as plataformas separadamente no plano mensal, precisará desembolsar R$ 44,80/mês, sendo que em um ano isso daria R$ 537,60. Em um ano de Globoplay combo Discovery+, o assinante gastaria R$ 419,80, uma economia de R$ 117,80 ao ano.

Em relação ao gasto financeiro, o Globoplay combo Discovery+ sai mais em conta do que assinar as plataformas separadamente. Sendo assim, cabe ao consumidor avaliar se os conteúdos de cada streaming são atrativos o suficiente para assinar o pacote ou talvez assinar somente o de interesse seja o mais conveniente.

BM&C News: o novo canal de notícias da TV por assinatura

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A CNN Brasil e a Jovem Pan News, mais recente no mercado, ganharão mais um concorrente a partir do primeiro semestre de 2022 na TV por assinatura no Brasil. Acontece que o segmento terá um novo canal de notícias, a BM&C, que promete ter um diferencial por focar em análises econômicas e nos interesses de investimento no mercado financeiro, sem deixar de lado os assuntos factuais.

O canal existe desde 2020 no YouTube e possui cerca de 40 mil inscritos. Comandado por Paula Moraes, ex-repórter, apresentadora e correspondente da Record nos Estados Unidos, a BM&C News tem como um dos chefes o executivo Rodrigo Mariz, que já passou por SBT, Band, Globo e Jovem Pan.

Com funcionamento da sede no bairro de Itaim Bibi, zona nobre de São Paulo, o canal já possui elenco e aparato técnico, onde terá 12 horas de programação ao vivo, sendo que o plano é ampliar o espaço em tempo real, de acordo com o site Notícias da TV.

O novo canal já começa forte no mercado, uma vez que fechou contrato com o grupo Stenna, cuja operadora foi a responsável por colocar a Jovem Pan News em todas as principais operadoras. Além disso, Stenna é bem conhecida no mercado de operadoras pagas: o grupo já ajuda nas negociações com os canais da Simba Content (as redes abertas SBT, Record e RedeTV!).

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Segundo o site, já há conversas com as operadoras de TV paga Claro e SKY para transmitir o novo canal, onde juntas já alcançam quase 80% dos 16,3 milhões de assinantes dos canais pagos no país. É esperado que os acordos sejam fechados até o mês de junho de 2022.

Dessa forma, o serviço de TV por assinatura passará a ter seis canais nacionais focados em notícias: GloboNews, CNN Brasil, Jovem Pan News, Band News, Record News e BM&C News. Atualmente, quem lidera a audiência é a GloboNews. Desses canais, somente a Record e Jovem Pan são transmitidas também pela TV aberta das antenas parabólicas.

Setor de cobrança da TIM está 100% na nuvem

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O setor de cobrança da TIM, que está distribuído em diversas partes do Brasil e com várias empresas de cobranças, agora está com a solução digital de URA da Open Labs. Dessa forma, a plataforma está em 100% na nuvem, oferecendo uma comunicação interativa em linguagem natural com o cliente e com uma gestão operacional por meio de dashboards em tempo real.

Para intuito de informação, URA (Unidade de Resposta Audível) se trata do atendimento eletrônico para call center com serviços automáticos que recepciona o usuário que liga para a central, sem a intervenção de uma atendente.

A integração do módulo a Suíte de Marketing Digital e Cognitivo aconteceu em menos de dois meses, após a operadora definir a Open Labs como fornecedora para o atendimento digital ao setor de cobrança. Com isso, a plataforma passa a gerar ligações receptivas e ativas por meio do 0800 para os clientes da TIM.

A solução então recebe todas as ligações e realiza o primeiro atendimento para identificar quem está ligando, a partir daí, a chamada é encaminhada para a assessoria de cobrança onde o usuário está.

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De acordo com o diretor de cobrança da TIM, Renato Estrella, essa ação está alinhada com a migração de sistemas da operadora para a nuvem, que permite o completo gerenciamento, escalabilidade e velocidade. Com a solução é possível a TIM acompanhar o desempenho em tempo real, possibilitando a tomada rápida de decisão com foco na jornada dos usuários.

“Nosso objetivo é melhorar continuamente a jornada dos nossos clientes fazendo o máximo uso do potencial da ferramenta da Open Labs”, destaca Renato Estrella.

O Diretor de Operações da Open Labs, Fabricio Valeta, afirma que a parceria com a operadora nesse segmento de atendimento é mais dinamizada, já que o trabalho com a ferramenta de URA tem capacidade de “analytics” em tempo real.

“Com esse projeto, buscamos maximizar a experiência do cliente da TIM, antecipando problemas e propondo soluções direcionadas, podendo comunicar de forma individualizada”, complementa Fabricio.

Claro apresenta problemas em seu sistema nesta segunda-feira

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Na manhã desta segunda-feira (27), os clientes da Claro estão enfrentando problemas com o sistema da operadora para a realização de algumas funcionalidades como recarga de crédito. De acordo com o site Downdetector, a operadora apresenta reclamações sobre os serviços desde o dia 26 de dezembro, quando houve uma leve elevação de queixas.

No momento, o site está registrando mais de 50 reclamações sobre os serviços da Claro, sendo que o pico de queixas teve início por volta das 9h desta manhã.

Segundo um usuário identificado como Willyssom Monthovanny não está sendo possível acessar o aplicativo do Minha Claro Residencial, além de está sem sinal em Natal, no Rio Grande do Norte.

Parece que não são somente os clientes que estão com problema com a Claro, segundo esse usuário, a atendente do 10621 informou que não poderia ajudá-lo, pois também estava apresentando problemas técnicos em relação ao sistema na central.

“Não estou conseguindo acessar o aplicativo minha Claro residencial, nem tenho sinal de internet aqui em Natal, Rio Grande do Norte. Acabei de ligar no atendimento ao cliente 10621 e a atendente me falou que não poderia me ajudar pois também estão sem acesso ao sistema, devido a problemas técnicos na rede da Claro”, disse Willyssom Monthovanny.

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Outro cliente com nome de “Marcelo Hein Seganfredo”, afirma que está acompanhando a situação e que a operadora informou que estaria tudo normalizado às 6 da manhã. No entanto, às 06h15, ele retornou a ligação à central e pediu para ligar novamente em 24 horas. “É um absurdo isso! Estou tendo prejuízos imensos com isso”, reclamou.

O cliente Brunno Amâncio Marcos (Motophi) se queixa de que o site e o aplicativo da Claro móvel estão fora do ar. E também afirma que a central informa que o usuário deve aguardar 24 horas.

O Minha Operadora tentou contato com a Claro sobre os problemas, mas até o fechamento da matéria, a operadora não tinha respondido a nossa solicitação.

[ATUALIZAÇÃO – 27/12/2021 – 14H20]:

Em posicionamento enviado ao Minha Operadora, a Claro informou que

“Foi constatada uma instabilidade sistêmica e, com isso, clientes podem ter dificuldades para acessar os canais de atendimento da empresa. A Claro ressalta que está empenhada e que as equipes técnicas estão atuando para que os serviços impactados pela instabilidade sejam plenamente restabelecidos o mais breve possível”.

Além disso, reforçou que “os serviços de voz, dados móveis, banda larga fixa e TV por assinatura seguem operando normalmente“.

Anatel e Embraer analisarão possível interferência do 5G em aviões no Brasil

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Na última semana, os fabricantes Airbus e Boeing de aviões e aeronaves solicitaram ao governo norte americano o adiamento do lançamento do 5G na faixa de 3,5 GHz no país por causa de uma suposta interferência no sistema de altímetro por rádio. Por causa disso, a Anatel e a Embraer deverão realizar uma avaliação semelhante no Brasil.

A princípio, essa avaliação não deve afetar o cronograma de implementação do 5G no país.

Devido a esses acontecimentos, muitas pessoas têm se preocupado com o possível problema no Brasil. No entanto, a situação nos Estados Unidos é um pouco diferente daqui. No país norte americano, a preocupação está acontecendo pela largura da faixa adotada no 5G, sendo que vai até 3,98 GHz. No Brasil, as operadoras estão licenciadas a explorarem as frequências até 3,7GHz, pois há uma banda de guarda para proteger os serviços de satélite na banda C.

A Airbus e Boeing enviaram uma carta para o departamento de transporte (DoT) dos Estados Unidos utilizando uma pesquisa do grupo setorial Airlines for America, argumentando as regras da agência de aviação federal (FAA) do país para a rede 5G poderiam ter provocado “atrasos, desvios ou cancelamentos” se tivessem sido implantadas em 2019, segundo informações da BBC.

Além disso, as empresas teriam solicitado ao DoT uma proposta de segurança para mitigar os riscos, mas não há mais informações sobre o assunto, nem uma resposta do departamento sobre o caso.

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Entretanto, na última quarta-feira (22), a associação da indústria móvel dos EUA, a CTIA, junto com as associações da indústria espacial e Airlines for America, por meio de comunicado, informaram que estão trabalhando em formato colaborativo “para uma solução de boa fé e determinada por dados“, sendo que estão com os “melhores especialistas técnicos de ambas as indústrias estão trabalhando coletivamente para identificar um caminho“.

Por sua vez, a CTIA afirmou também que continua “totalmente comprometida em lançar o 5G na banda C no dia 5 de janeiro de 2022” nos Estados Unidos. Em relação ao assunto, a Boeing se pronunciou, de acordo com o site Teletime, afirmando o seguinte:

“A indústria aeroespacial está focada em avaliar e tratar completamente a potencial interferência do 5G em altímetros de rádio. Estamos colaborando com autoridades da aviação, líderes do governo, companhias aéreas e grupos da indústria para garantir a contínua segurança operacional da aeronave pelos sistemas de aviação pelo mundo”, declarou.

Shopee assina termo com Procon-SP para retirar anúncios de produtos ilegais

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Na última quarta-feira (22), a plataforma Shopee assinou um termo junto com o Procon de São Paulo se comprometendo a retirar do ar anúncios ilegais e ajustar o site de acordo com a legislação brasileira, como produtos falsificados e contrabandeados, colaborando para que os consumidores tenham seus direitos protegidos.

“O Procon-SP exigiu a venda com nota fiscal, proibiu a venda de produtos falsificados e contrabandeados, além de determinar que, no caso de não entrega dentro do prazo, o reembolso seja imediato”, explica o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

O acordo prevê que a empresa faça o reembolso por meio do programa “Garantia Shopee”, que é gratuito, caso o consumidor se arrependa da compra, não receber o produto ou que seja entregue com defeito. O site tem acumulado alguns problemas em relação aos direitos dos consumidores, pelo fato de ainda não estar em conformidade com a legislação, de acordo com Fernando Capez.

Sendo assim, para evitar uma multa de até R$ 10,9 milhões que poderia pagar por vender produtos sem nota, a saída é colaborar com o órgão e adequar os anúncios de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. A empresa celebra a assinatura do termo.

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“A Shopee está empenhada em fornecer uma experiência de compra online segura e confiável para os brasileiros, sejam consumidores, pequenas empresas ou grandes marcas”, afirma Luciana Hachmann, responsável por Relações Governamentais da Shopee Brasil.

Dessa forma, de acordo com Capez, a plataforma precisa “exigir a venda com nota fiscal, proibir a venda de produtos falsificados e contrabandeados, além de determinar que, no caso de não entrega dentro do prazo, o reembolso seja imediato”.

Fernando Capez também afirma que não permitirá que empresas venham para o Brasil e desrespeitem as regras.

“O Procon-SP não vai admitir que nenhuma plataforma digital venha ao nosso país e desrespeite as regras. Já firmamos termos de acordo com a Shopee, Mercado Livre e Facily e as demais plataformas também estão convidadas a assinar”afirmou.

Anatel libera lista com os aparelhos homologados compatíveis com o 5G

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Com a chegada do 5G e com operadoras como Claro, Vivo e Algar Telecom ativando suas redes em algumas áreas do país, a dúvida dos aparelhos que suportam a tecnologia pode surgir em alguns consumidores.

Para acabar de vez com esse questionamento, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou uma lista com os aparelhos compatíveis com a rede que foram homologados pelo órgão. Ao todo são 49 modelos homologados contendo os modelos mais recentes das marcas: Apple, Xiaomi, Motorola, Samsung, Asus, Nokia, Realme e TCL.

Da Apple, são compatíveis com 5G os aparelhos iPhone 12, iPhone 12 Mini, Pro e Pro Max, iPhone 13, iPhone 13 Mini, Pro e Pro Max. Da Realme estão os modelos Realme 7 5G, Realme 8 5G e Realme GT Master Edition. Da marca TCL somente o modelo TCL 20 Pro 5G foi homologado.

A Samsung é a fabricante com mais modelos homologados compatíveis com o 5G: Samsung Galaxy A32 5G, Galaxy A52 5G, Galaxy A52s 5G, Galaxy M52, Galaxy Note 20 5G, Galaxy Note 20 Ultra 5G, Galaxy S21, Galaxy S21 FE, Galaxy S21 Ultra, Galaxy S21+, Galaxy Z Flip 3, Galaxy Z Fold 2 e Galaxy Z Fold 3. Da Nokia possui apenas o modelo Nokia G50.

Da fabricante Motorola estão homologados os modelos compatíveis com a rede: Motorola Moto G 5G, Moto G 5G, Plus Moto G100, Moto G200, Moto G50 5G, Moto G71, Motorola Edge, Motorola Edge 20, Motorola Edge 20 Lite e Motorola Edge 20 Pro. Da marca Asus estão os aparelhos Asus ROG Phone 3, ROG Phone 5, ROG Phone 5s, Zenfone 7, Zenfone 8 e Zenfone 8 Flip.

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Entre os aparelhos da Xiaomi estão Xiaomi Mi 10T, Mi 10T Pro, Mi 11, Poco F3, Poco M3 Pro, Redmi Note 10 5G e Xiaomi 11 Lite 5G NE.

Vale ficar atento que na lista dos aparelhos homologados, a agência informa o modo de operação dos celulares e da rede 5G, sendo que somente três desses irão funcionar com o 5G DSS, uma vez que usam frequência do 3G e 4G. São eles: Samsung Galaxy Z Fold 2, Xiaomi Mi 10T e Xiaomi Mi 10T Pro.

Vivo lança 5G em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro

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Seguindo as movimentações da Algar Telecom e da Claro, Vivo lança rede 5G em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, na modalidade padrão de Non-Standalone (NSA), cujo núcleo de rede é compartilhado com o 4G. A novidade foi revelada por meio de comunicado enviado aos funcionários das lojas da operadora.

Embora não informe a velocidade alcançada, o documento diz que nas regiões atendidas pela rede, foi possível alcançar velocidade até 10 vezes mais rápida do que o 4G. Em outra parte, o comunicado explica as diferenças entre os padrões, dizendo que o 5G NSA permite “download de conteúdos de 1 GB em até 1 segundo”.

Ainda segundo o informativo, a Vivo afirma que “seguirá expandindo sua rede nas duas tecnologias, 5G NSA e SA”. Mesmo não dando detalhes de qual frequência está sendo usada, na seção de aparelhos compatíveis é possível ter uma ideia de que a operadora pode ter adotado a frequência 2,3 GHz, já que alguns modelos são compatíveis apenas com 3,5GHz, e não com os 2,3 GHz autorizados pela Anatel para uso comercial.

Um ponto importante presente no comunicado da Vivo é que a rede 5G Standalone (SA) só funcionará com um chip específico, que será disponibilizado a princípio nas lojas de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

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O que mais pode chatear os clientes da operadora, além de ter que comprar outro chip, é a disponibilidade dos chips apenas para os clientes de planos pós-pago, que poderão adquirir o chip se tiver aparelho compatível com o novo SIM Card. Essa informação contradiz com o que a operadora já tinha dito que migraria os clientes para o 5G de forma automática, sem taxa extra. Embora não mencione a incompatibilidade de planos, a Vivo impõe a restrição do SIM Card 5G para o pós-pago.

Operadoras lançam 5G NSA

A Claro e a Algar Telecom já lançaram seus serviços no padrão da rede 5G. Algar ativou uma rede 5G NSA nos municípios de Uberaba (MG), Uberlândia (MG) e Franca (SP), na frequência de 2,3 GHz. Enquanto que a Claro lançou a rede 5G NSA nas regiões de São Paulo (Itaim e Vila Nova Conceição) e Brasília (Asa Norte).

A TIM é a única operadora que ainda não se manifestou sobre a ativação da rede 5G, afirmando anteriormente que não tem pressa de lançar a tecnologia e que pretende anunciar a rede quando tiver boa cobertura para tal.

Globo mantém contrato com a CBV e garante exibição de torneios de vôlei

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Na corrida para conseguir direitos de transmissão de eventos esportivos em 2022, a Globo conseguiu fechar contrato com a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), nesta quinta-feira (23), para exibir os torneios de voleibol realizados pela entidade.

Foto: Miriam Jeske/COB

A emissora poderá transmitir os torneios a partir de 2022 até o final de 2024, mantendo seu monopólio como “casa do vôlei” ao exibir amistoso das seleções masculina e feminina.

Segundo o contrato, a Globo também poderá exibir de forma exclusiva os campeonatos na TV por assinatura, no SportTV. Por exemplo, partidas da Superliga de Vôlei masculino e feminina, assim como as etapas do Circuito Brasileiro de vôlei de Praia, que acontecem durante o ano de 2022.

Entretanto, outros campeonatos do esporte não estão inclusos no contrato, como os eventos realizados pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei), cujo direito de transmissão é negociado diretamente com a entidade internacional. Sendo assim, eventos como a Liga das Nações e o Campeonato Mundial não serão exclusivos da Globo, por enquanto.

Na temporada 2021/2022, o SporTV irá transmitir 150 partidas de vôlei nacional, sendo que com o novo acordo, o canal também exibirá confrontos a partir das semifinais da Superliga B, segunda divisão do vôlei nacional.

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O contrato também prevê a exibição das partidas da Copa Brasil a partir das quartas de finais, onde será competido pelos oito melhores clubes do primeiro turno da Superliga, da Supercopa de Vôlei, duelo entre os campeões da Superliga e da Copa Brasil, os quais eram transmitidos apenas pela plataforma Canal Vôlei Brasil.

O vice-presidente da CBV, Radamés Lattari, celebrou a renovação do contrato realizado com a Globo.

“Estamos muito satisfeitos com esse novo acordo com a Globo, parceira de longa data do vôlei brasileiro. Os fãs terão ainda mais jogos ao vivo no SporTV”.

Silvio Santos pode ter autorizado a venda do SBT; saiba por quanto

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De acordo com informações divulgadas pelo site Notícias da TV, funcionários do SBT teriam se reunido com executivos de um conglomerado de mídia do Brasil para negociar a venda da emissora. O valor que o apresentador e empresário Silvio Santos teria pedido pela emissora foi de R $1 bilhão. No entanto, parece que o específico grupo não mostrou interesse na compra.

O motivo do interesse na venda da emissora seria a possível aposentadoria de Silvio Santos, que atualmente está com 91 anos de idade. Segundo o site, um dos representantes do conglomerado de mídia teria dito que “o SBT é Silvio Santos”.

Com isso, ficou o questionamento sobre “quanto vale o SBT sem o Silvio e sem as empresas do grupo que anunciam no canal”, pois de acordo com o representante, o modelo de negócios da emissora foi montado para vender produtos do empresário.

A falta de interesse do conglomerado na compra do SBT não está relacionado ao valor pedido por Silvio Santos, mas um dos executivos e ex-presidente de uma TV, disse que o problema é a falta de um plano de negócios claro. “O problema não é o preço. A dificuldade é mostrar que R$ 1 bilhão vai ser recuperado e vai virar ainda mais dinheiro no futuro”, declarou, segundo o Notícias da TV.

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Sobre o SBT

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) foi fundado em 19 de agosto de 1981 pelo empresário e animador de televisão Silvio Santos. A emissora surgiu após uma concorrência pública feita pelo governo Federal para a criação de duas novas redes de TV, sendo que o SBT foi criado a partir de algumas concessões cassadas da extinta Rede Tupi.

O primeiro programa exibido pela emissora foi a transmissão ao vivo do ato de contratação de concessão que foi assinado no mesmo dia em que a rede foi fundada.