25/04/2024

Claro ativa sinal da rede 5G em Brasília

Operadora lança o sinal da quinta geração de conectividade móvel (non-standalone e standalone) em um dos principais bairros da capital.

A Claro já iniciou sua caminhada com a implementação do 5G. Em Brasília, a operadora ativou sua rede, tanto na modalidade non-standalone quanto na standalone, com a faixa de frequência de 2,3GHz, arrematado no leilão realizado no início de novembro. 

Segundo o Jornal Valor Econômico, as primeiras antenas foram ativadas na Asa Norte, um dos principais bairros da capital, mas haverá expansão para outros pontos nos próximos dias. A rede já está funcionando de forma comercial, ou seja, os clientes da Claro podem usar o 5G. No entanto, ainda não há informações sobre os planos de contratação nem as condições para o uso da rede pelos atuais clientes.

O serviço também foi ativado em São Paulo nas regiões do Itaim e Vila Nova Conceição, onde há dois site em soft launch. A operadora também afirma que a partir do primeiro trimestre de 2022, ampliará para a região da Marginal Pinheiros.

Em informações dadas ao Teletime, o CEO da Claro, Paulo César Teixeira, explica que para o consumo de pequenas e médias empresas, a operadora pretende agregar várias frequências na rede, para oferecer serviços com velocidades maiores. Dessa forma, foi optado por lançamentos pela rede 5G non-standalone, onde são operadas as outras frequências da empresa.

LEIA TAMBÉM:

–> Algar Telecom lança 5G nas cidades de Uberlândia, Uberaba e Franca

–> Ministério das Comunicações anuncia financiamento de R$ 368 milhões para o 5G

–> Boeing e Airbus Americas pedem o adiamento da implementação do 5G nos EUA

A implementação do 5G standalone segue o cronograma do edital, sendo que a medida que as novas frequências forem liberadas e acompanhado as demandas específicas das funcionalidade disponibilizadas pela tecnologia, como a baixa latência e a possibilidade de conectividade entre diversos aparelhos por meio da Internet das Coisas.

Com a liberação do sinal em Brasília, a Claro pretende disponibilizar o sinal o quanto antes das outras faixas de frequência, assim que forem liberadas. A operadora tem pressa e quer a antecipação das faixas de 3,5 GHz. No entanto, deverá aguardar, pois o prazo para liberação nas capitais da faixa específica é 30 de junho de 2022, conforme descrito no edital. Além de que, esse prazo pode ser prorrogado por mais dois meses. 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários