26/04/2024

Algar Telecom lança 5G nas cidades de Uberlândia, Uberaba e Franca

Operadora é a primeira a disponibilizar a cobertura para a quinta geração de conectividade móvel; saiba quais bairros terão o sinal liberado.

A Algar Telecom é a primeira empresa de telecomunicação a lançar o serviço 5G para os consumidores nos espectros que foram arrematados no leilão realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no início de novembro. As primeiras cidades contempladas com a quinta geração de conectividade móvel são Uberlândia, Uberaba e Franca.

De acordo com a Algar, a partir de 15 de dezembro, o sinal do 5G será liberado para uso comercial na frequência de 2,3 GHz em 22 bairros de Uberlândia (MG), 13 em Uberaba (MG) e 7 em Franca (SP).

Em Uberlândia, os bairros cobertos com o 5G serão Aclimação, Paradiso, Granja Marileusa, Buritis, Alto Umuarama, Umuarama, Marta Helena, Brasil, Tibery, Santa Monica, Centro, Martins, Tubalina, Gávea, Jardim das Acácias, Jardim Karaíba, Nova Uberlândia, Jardins Barcelona, Jardins Gênova, Gávea Sul, Chácaras Ibiporá e Shopping Park.

Em Uberaba são os bairros de Jardim America, Leblon, Abadia, São benedito, Nossa senhora da Abadia, Conjunto Frei Eugenio, Centro, Santa Maria, Universitário, Santa Marta, Vila Celeste, Rodoviária e Parque das Acácias.

Em Franca, o moradores dos bairros de Industrial, Parque Progresso, Jardim Francano, Centro, Cidade Nova, Jardim Angela Rosa e Vila Santa Cruz poderão experimentar a nova tecnologia de internet móvel.

LEIA TAMBÉM:

–> Brisanet planeja ofertar até 150 GB de franquia em pacote de dados 5G por R$ 30

–> Preço do 5G será acessível ao cidadão, segundo Fábio Faria

–> Fortaleza pode receber 5G antes das outras capitais do Nordeste; entenda

Após a ativação do sinal, os clientes da Algar Telecom poderão experimentar uma velocidade de navegação superior ao 4G, mas para isso é necessário que o aparelho celular seja compatível com a nova rede. Além disso, a companhia afirma que a banda espectral da frequência permite que mais usuários fiquem conectados em uma mesma célula sem perder a qualidade, com ganho em potência e em capacidade.

“Para que esse lançamento quase imediato fosse possível, foi essencial um planejamento intenso anterior ao leilão do 5G, garantindo a aquisição da frequência 2.3 Ghz, que não necessita de limpeza de espectro. Além disso, a companhia já tinha boa parte de sua infraestrutura adequada ou de fácil adequação para a oferta do 5G. Realizamos investimentos em estruturas de backhaul, core de rede e plataformas de serviço”, explica Márcio De Jesus, vice-presidente ServC da Algar Telecom.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários