18/12/2025
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Disney+ tem 30 lançamentos em março; confira!

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O Disney+ está repleto de lançamentos em março. A plataforma de streaming da Disney disponibiliza para seus assinantes 30 produções novas no catálogo este mês.

Disney + aniversário 2 anos
Foto: Reprodução Internet

Entre os destaques está o filme “Amor, Sublime Amor”, que conta a história de Tony. O garoto se apaixona a primeira vista quando vê Maria em um baile do ensino médio em 1957, na cidade de Nova York. Seu romance florescente ajuda a alimentar o fogo entre duas gangues rivais que disputam o controle das ruas: os Jets e os Sharks.

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Já entre as séries, o destaque vai para a primeira temporada de “Impacto com Gal Gadot” que foca na história de seis mulheres que estão causando um impacto extraordinário em suas comunidades ao redor do mundo.

Confira todos os lançamentos do Disney+ em março de 2022

FILMES

Já Disponível – Amor, Sublime Amor
11/03 – X-Men: Fênix Negra
11/03 – Red: Crescer é uma Fera
18/03 – Doze é Demais
18/03 – Zog
25/03 – Os Novos Mutantes
25/03 – O Touro Ferdinando
25/03 – Olivia Rodrigo: Driving Home 2

SÉRIES

Já Disponível – DMC: Mestre das Ilusões (1ª Temporada)
09/03 – Herdeiros da Noite (1ª e 2ª Temporada)
09/03 – Os Óculos Mágicos de Charlotte (1ª Temporada)
09/03 – Impacto com Gal Gadot (1ª Temporada)
16/03 – Dino Dana (3ª Temporada)
16/03 – Ilhados no Alasca (3ª Temporada)
23/03 – Desastres Mortais – O Poder da Natureza (1ª Temporada)
23/03 – Universos Paralelos (1ª Temporada)
23/03 – Radar Pet (1ª Temporada)
23/03 – Cocoricó (1ª Temporada)
30/03 – Cavaleiro da Lua (1ª Temporada)
30/03 – PJ Masks: Music Videos (1ª a 3ª Temporada)
30/03 – Amazônia: Sociedades Perdidas (1ª Temporada)
30/03 – América Selvagem (1ª Temporada)

DOCUMENTÁRIOS

11/03 – O Maior Tubarão-Touro do Mundo
11/03 – O Abraço do Panda: A Fera Vermelha (Bastidores de Red)
18/03 – Mistérios da Antiguidade com Albert Lin: Tikal
18/03 – Mais que Robôs
25/03 – Sobrevivendo ao Desastre do Monte Santa Helena

Usuários acusam HBO Max de publicidade sem consentimento; entenda

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Nesta semana, dois assinantes americanos da HBO Max abriram uma ação de classe judicial contra a plataforma de streaming do HBO. Eles acusam o streaming de compartilhar alguns dos seus dados pessoais, como histórico de títulos assistidos, com o Facebook, o que resultaria em uma publicidade direcionada sem consentimento. As informações foram publicadas pela revista Variety.

HBO e HBO Max assinantes
Foto: Reprodução Internet

Segundo os assinantes, a HBO está usando suas informações para entregar propagandas personalizadas relacionadas a filmes e séries do serviço na rede social Facebook.

Os advogados da acusação alegam que seria preciso a permissão para o compartilhamento das informações pessoais de séries e filmes dos clientes. Conforme os autos, a prática fere as leis de privacidade estadunidenses. 

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Além disso, eles dizem que ao assinar o streaming, não é avisado que os dados dos usuários serão usados em redes sociais. Quando alguém assina a plataforma, é preciso somente aceitar uso de cookies para entrega de privacidade.

A HBO e nem o Facebook se pronunciara sobre o caso, após tentativas da Variety. Os detalhes do processo correm em sigilo. 

UNIÃO

Nesta semana, David Zalasv, CEO da Warner Bros. Discovery, informou que HBO Max e Discovery+ serão transformados em um único streaming em abril.

Embora tenha soltado essa novidade para o mercado, Zaslac não detalhou se a unificação acontece apenas na região norte-americana ou também acontecerá em outras localidades, como a América Latina. Vale lembrar que o Discovery+ está disponível apenas no Brasil, por enquanto. Já a HBO Max está em outras areas.

David Zalasv ainda deu detalhes sobre os planos de assinatura que serão oferecidos na futura plataforma. A ideia é criar três assinaturas diferentes, sendo uma delas gratuita. Um dos planos pagos será do tipo econômico, com anúncio de propaganda, enquanto que a mais cara não terá nenhum tipo de anúncio, semelhante ao praticado no HBO Max atualmente.

Claro: Usuários reclamam de instabilidade em serviços nesta quinta (10)

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A operadora Claro ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta quinta-feira (10) após usuários usarem a rede social para reclamarem de instabilidade em serviços da empresa. Entre eles, está falha na internet e dificuldades em realizar chamadas.

market-share-claro-2021
Foto: Reprodução Internet

A plataforma Downdetector, especializada em registros de quedas de serviços, somou 77 notificações de clientes da operadora, às 13h47. Ao todo, 47% das reclamações são sobre serviço de internet,  35% chamadas telefônicas e 18% falha geral.

A grande maioria dos usuários do Twitter disse que o 4G não estava funcionando. Outros alegaram que não estavam conseguindo fazer chamadas pelos aparelhos celulares.

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Com as reclamações em alta, alguns usuários disseram que receberam uma mensagem informando problema na rede nos smartphones. “Temporariamente desativado para sua operadora”.

problema

“Faz duas horas que não consigo acessar o 4G da Claro, mais alguém?”, perguntou um usuário do Twitter. “A Claro resolveu parar de funcionar hoje?”, perguntou outro. “Não consigo fazer chamadas pela Claro, alguém com o mesmo problema?”, disse outro.

Até o momento, a operadora não se manifestou nas redes sociais sobre os problemas relatados pelos usuários. 

Em dezembro de 2021, a Claro também apresentou problemas em seu sistema. No dia 27, os clientes da Claro enfrentaram problemas com o sistema da operadora para a realização de algumas funcionalidades como recarga de crédito.

Procon notifica o Mercado Livre após vazamento de dados

Na última segunda-feira (07), o Mercado Livre informou que os dados de cerca de 300 mil usuários foram acessados. A plataforma de e-commerce informou ainda que detectou que parte de seu código-fonte foi alvo de acesso não autorizado por hackers.

Mercado Livre Procon-SP Acordo
Foto: Reprodução Internet

Nesta quinta-feira (10), a empresa foi notificada pelo Procon de São Paulo e do Rio de Janeiro por causa do vazamento de dados.

Em nota enviada à imprensa, os dois órgãos fizeram uma série de perguntas ao Mercado Livre para esclarecer quais e que tipo de informações foram vazadas. Além disso, eles também cobraram quais serão as medidas de proteção de dados adotadas pela empresa para prevenir futuros incidentes.

O Procon-SP exige que o Mercado Livre informe quando detectou o vazamento, quais serviços prestados estão envolvidos no incidente e quantos clientes foram afetados.

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Também deve ser informado o número de transações e operações que sofreram ou ainda estão sofrendo impactos após a invasão.

“A empresa deverá também esclarecer se tem um encarregado de dados nomeado e se realizou treinamento dos seus colaboradores sobre a aplicação da LGPD**”,** afirma o Procon-SP em nota.

O Mercado Livre tem até amanhã, sexta-feira (11), para responder à notificação do órgão paulista.

INVASÃO HACKER

O Mercado Livre confirmou o ataque dos hackers e disse: “as senhas de qualquer usuário, conta saldos, investimentos, informações financeiras ou informações de cartão de crédito foram comprometidos”.

“Até o momento e de acordo com nossa análise inicial, não encontramos nenhuma evidência de que nossos sistemas de infraestrutura tenham sido comprometidos”, diz a nota.

O Mercado Livre tem quase 140 milhões de usuários ativos únicos, isso significa que os cerca de 300 mil que tiveram os dados acessados representam 0,2% dos clientes.

A empresa informou que ativou seus protocolos de segurança e que está realizando uma “análise exaustiva” da invasão. “Estamos tomando medidas rigorosas para evitar novos incidentes”.

O Mercado Livre é o maior portal de comércio eletrônico da América Latina e soma-se a Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Nubank, que tiveram problemas com tecnologia nas últimas semanas.

Veja abaixo o comunicado do Mercado Livre enviado à SEC:

“Recentemente, detectamos que parte do código-fonte do MercadoLibre, Inc. foi objeto de acesso não autorizado. Ativamos nossos protocolos de segurança e estamos realizando uma análise exaustiva.
Embora os dados de aproximadamente 300.000 usuários (dos nossos quase 140 milhões de usuários ativos únicos) tenham sido acessados, até o momento e de acordo com nossa análise inicial, não encontramos nenhuma evidência de que nossos sistemas de infraestrutura tenham sido comprometidos ou que as senhas de qualquer usuário, conta, saldos, investimentos, informações financeiras ou informações de cartão de crédito. Estamos tomando medidas rigorosas para evitar novos incidentes”.

Anatel informa que 60 grandes empresas já receberam o prefixo 0303

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Confirme já informamos no Minha Operadora, a partir desta quinta-feira (10), o novo prefixo de telefonia 0303 para as chamadas de telemarketing ativo deve começar a funcionar no Brasil.

telemarketing
Foto: Reprodução Internet

As ligações que forem feitas para os consumidores com o intuito de oferecer produtos e serviços deverão vir com a numeração à frente identificando a chamada.

Segundo Vinícius Caram, Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, 60 grandes empresas já receberam autorização para usar o prefixo 0303, enquanto outras 40 empresas solicitaram a numeração e aguardam aprovação.

É importante lembrar que empresas que fazem uso do telemarketing ativo a partir de números celulares e ainda não solicitaram o prefixo 0303 devem entrar em contato com a própria operadora e pedir a migração, sem precisar acionar a Anatel.

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A responsabilidade de informar sua base de clientes corporativos que utilizam call centers sobre a necessidade de trocar de prefixo é totalmente das empresas.

De acordo com o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, entidade que representa a Algar Telecom, Sercomtel, Claro, TIM, Vivo e Oi, as operadoras ainda não receberam de clientes pedidos para usar o novo sistema de numeração.

Marcos Ferrari alerta que “A mudança não é instantânea. Não significa que a partir de amanhã, todas as chamadas de telemarketing ativo terão já a nova numeração”. Esse processo vai levar seis meses.

Por enquanto, a regra vale apenas para chamadas originadas de números de telefone celular. Para aqueles feitos de linhas fixas, a medida vai valer a partir de junho.

ENTENDA A NOVA REGRA

  • Chamadas de telemarketing originadas da rede celular deverão começar com o número 0303
  • A partir de junho, regra começa a valer para rede fixa
  • Número é de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo
  • Empresas que solicitam doação e que fazem cobrança não precisam fazer uso do código
  • Identificação tem que aparecer de forma clara no visor do telefone
  • Consumidores podem pedir às operadoras o bloqueio das chamadas de telemarketing

Brain, centro de inovação da Algar Telecom, abre filial em Portugal

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O Brain, centro de inovação e negócios digitais fundado pela Algar Telecom, está abrindo uma filial em Lisboa para prospectar no ecossistema de Portugal soluções inovadoras nas avenidas tecnológicas 5G, Blockchain e IoT para Indústria 4.0, Varejo, Saúde, Agronegócio e Smart Spaces.

Filial do Brain localizada em Lisboa, Portugal. Foto: Divulgação

O objetivo com a internacionalização é ampliar o relacionamento com o ecossistema local para desenvolver novas oportunidades de negócio e fortalecer a frente de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em tecnologias disruptivas. Além disso, captar recursos financeiros para a inovação e atrair talentos.

De acordo com a empresa,com a proposta de novas conexões no país, o Brain estará no Atlantic Station, um espaço colaborativo gerenciado pela Atlantic Hub. Tendo Portugal como porta de entrada, o centro de inovação já auxilia mais de 70 organizações brasileiras em seus processos de internacionalização.

Zaima Milazzo, presidente do Brain, afirma

“Nossa ambição é ser um articulador relevante do ecossistema de inovação europeu e Portugal é uma ótima porta de entrada para a atuação no continente. Temos buscado nos aliar a grandes referências no Brasil e no mundo para ter uma ampla visão sobre as novas tecnologias e as possibilidades trazidas por elas. Queremos conectar o que tem de melhor na Europa com as necessidades do Brasil, prospectando soluções inovadoras e acelerando a inovação digital do Grupo Algar”.

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Escolha do país

Segundo o Brain, Portugal foi escolhido por ter um rico ecossistema de inovação, convergente com as frentes de atuação do Grupo Algar (principalmente em Telecomunicações e TI, Turismo e Entretenimento), assim como pelo perfil dos seus colaboradores, que pensam globalmente e buscam escalar seus negócios no exterior.

Além disso, Alexandrino Garcia, fundador do Grupo Algar, era português. “É um marco porque, após mais de 100 anos, o Grupo volta às origens e chega em terras portuguesas por meio do Brain, seu centro de inovação”, finaliza Zaima.

Portabilidade numérica: 1,3 milhão de números foram portados em fevereiro

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Além de fazer reclamações nas ouvidorias das operadoras, assim como registrar queixas nos órgão que compete ao setor de telecomunicações, a portabilidade numérica é uma das maneiras que o consumidor tem demonstra a sua insatisfação com os serviços oferecidos pelas operadoras no Brasil.

De acordo com o portal Teleco, somente no mês de fevereiro deste ano foram realizadas 1,3 milhões de portabilidades, com uma taxa de efetivação de 82,4%. Esse número é o dobro do registrado no mês anterior, que foi de cerca de 622 mil.

Em fevereiro, foram portados mais de 175 mil números da telefonia fixa, enquanto que a portabilidade celular ganhou disparada com mais de 1,1 milhão de números portados. Em janeiro foram cerca de 86 mil números fixos portados, enquanto que o celular teve aproximadamente 536 mil.

A taxa de efetivação entre portados e pedidos no mês de fevereiro foi de 82,4%, quase o dobro em relação ao mês de janeiro, que teve 78,4%. Ou seja, dos 694.857 pedidos, somente 567.368 foram atendidos. No fixo, a taxa foi de 87,5%, enquanto que o celular teve 81,7%, sendo que dos 103.291 pedidos, somente 90.337 foram portados.

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No cálculo anual, a portabilidade numérica teve um crescimento de 3,8%, com o crescimento de 13,7% no fixo e 2,1% na portabilidade celular. Em 2021 foram portados 7.288.822 números de celulares no Brasil, um crescimento de 2,1% em relação a 2020, que teve 7.137.595. Enquanto que no fixo foram 1.414 milhões números portados, sendo que no ano anterior foram registrados 7.138 milhões.

O que é portabilidade

Entende-se como portabilidade numérica a troca de planos e serviços de uma operadora sem que ocorra a perda do número do aparelho, seja celular ou telefone fixo.

Ocorre a portabilidade quando há a troca de uma operadora de celular em uma mesma área local (mesmo DDD), de uma operadora de telefonia fixa em uma mesma área local e endereço dentro da mesma área local (portabilidade que já é oferecida por várias operadoras).

‘Fusion Network’: projeto irá unir serviços móveis e fixos da Vivo

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A Telefônica, controladora da operadora Vivo no Brasil, está criando uma infraestrutura única com protocolo internet (IP), sistemas de inteligência e automação pronta para os novos serviços de 5G, fazendo uma integração de suas redes fixa e móvel. Batizando de ‘Fusion Network’, o projeto irá criar uma rodovia onde irá trafegar os serviços fixos, móveis e convergentes, segundo Elmo Rocha, diretor de planejamento de redes da empresa.

A Telefonia contratou a empresa NEC para fazer a integração e manutenção da rede e firmou acordo com a Cisco, que irá fornecer os equipamentos e consultoria. Embora não tenha sido divulgado o valor do investimento, o projeto faz parte dos cerca de R$ 8 bilhões que a Vivo planeja investir em seus serviços em 2022. NEC e Cisco realizam de 40% a 50% do projeto, ficando o restante com outros fornecedores.

Essa interação será realizada em todas as redes da operadora no Brasil, o que possibilitará o lançamento do 5G em cada localidade de forma antecipada. É previsto que o plano seja executado em três anos, que poderá ser ampliado, conforme a Vivo expande as redes de FTTH e a quinta geração de internet móvel.

Atualmente, as antigas redes de cobre, as de fibra óptica e até os domínios (FTTH) e as móveis da Vivo são separadas e operam de formas distintas. Com o ‘Fusion Network’, o tráfego de dados será mais bem distribuído em toda a infraestrutura, diminuindo assim a latência, que é o tempo de respostas aos comandos nas redes. Além disso, a empresa terá um “super ganho com a convergência”, segundo Rocha.

Na primeira fase do projeto, chamada de IP Fusions, será feita a integração da infraestrutura, simplificando e padronizando as redes, criando as rodovias com o transporte de dados. Enquanto que na segunda fase, iFusion, será feita a colocação dos sistemas de inteligência, automação, serviços de telemetria em tempo real para detecção de falhas, entre outros.

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A Fusion já foi instalada nas localidades onde a Vivo lançou a faixa de frequência 2,3 GHz, arrematada no leilão do 5G, assim como está sendo implantada nas capitais, que deverá receber a nova rede na faixa de 3,5 GHz até julho.

De acordo com Angelo Guerra, presidente da NEC no Brasil, o ‘Fusion Network’, será formado por diversas camadas de IP, e que os equipamentos antigos da Cisco já estão sendo substituídos por novos.

“Vamos armando os equipamentos como um quebra-cabeça”, disse o executivo. “IP é o meio que possibilita o transporte do tráfego. Agora, com a evolução da rede atual, vai transportar todas as evoluções tecnológicas.”

A Cisco ajudará a otimizar o custo total de propriedade (TCO) da Telefônica e a aumentar a agilidade dos negócios, simplificando a arquitetura e as operações de rede […]”, disse Shaun McCarthy, vice-presidente mundial de vendas e infraestrutura do grupo Cisco.

Apple, Google e Microsoft fabricam os produtos mais difíceis de consertar, segundo pesquisa

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De acordo com um ranking realizado pela empresa americana US PIRG, que avalia a facilidade de consertos e reparos de produtos eletrônicos, divulgado nesta terça-feira (8), a Apple, Google e Microsoft foram as empresas que produzem os notebooks e smartphones mais difíceis de consertar.

No estudo foram coletados os dados de 187 notebooks e smartphones, sendo que para chegar a conclusão do ranking, a empresa coletou informações que são fornecidas pelas próprias fabricantes, em atendimento a uma legislação francesa que obriga as empresas a divulgarem dados para criar o “Índice de Reparabilidade”.

Enquanto a Apple, Microsoft e Google tiveram as menores classificações, as melhores avaliadas no ranking foram Asus, Dell e Motorola, embora nenhuma fabricante tenha recebido a nota A, que inclui a pontuação entre 8 e 10, tanto em smartphones quanto em notebooks.

No segmento de smartphones, a fabricante Motorola assumiu a liderança com nota 7.77, seguida da Samsung com 5.69, Google com 4.64 e Apple com 2.75. Já no mercados dos notebooks, na classificação B (6.5 – 7.9), que assume a primeira colocação é a Dell com nota 7.81, sem segundo lugar ficou a Asus com nota 7.61, seguindo da fabricante Lenovo com 6.99 e Acer com 6.87. A HP teve a nota 6.39, Microsoft com 4.40 e Apple, novamente como a última, com nota 3.16.

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No caso da Apple, o estudo foi feito em 12 modelos recentes do MacBook Air e Pro, que ficaram com média de 3.16, e 20 modelos do iPhone (a partir da versão 7) que tiveram média de 2.75. 36 modelos da Dell e 22 da Asus tiveram médias de 7.81 e 7.61, respectivamente. Enquanto que os smartphones da Motorola foram avaliado 18 celulares, que tiveram a nota média de 7.77.

Além disso, esse índice de reparabilidade é uma ótima informação de guia para consumidores na hora da compra de algum produto.

Vale ressaltar que tal ranking não determina se um produto ou marca possui produtos melhores ou mais duráveis. O relatório apenas avalia a facilidade de conserto de um equipamento, como a facilidade de desmontagem, acesso a peças de manutenção, disponibilidade de manuais de serviço, ferramentas de reparo, além de preços de assistência técnica.

WePlay: chega ao Brasil a nova plataforma de Vídeo On Demand

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Chega ao Brasil mais uma plataforma de vídeo on Demand (VoD), mas ela vem com uma proposta diferenciada. A WePlay vem com o objetivo de resgatar a força de consagrados show atemporais da música brasileira, e chega como a plataforma de show de músicas no país.

Desenvolvida no Brasil, a WePlay tem como propósito valorizar os compositores, artistas, músicos, e consequentemente, a cultura brasileira, além de fazer o resgate de memórias afetivas. Essa é uma premissa que traduz na numeração músicos acompanhantes que participaram de cada show, através do pagamento de direitos conexos, e não somente dos artistas e compositores.

De acordo com a fundadora e CEO da WePlay, Maria Rita Lunardelli, o cenário atual desse modelo de negócios está bastante propício. Ela também falou que trabalha em uma curadoria especial para apresentar um catálogo melhor da música brasileira.

“Existe um grande acervo de shows a ser explorado e um público ansioso por essa oferta nas plataformas digitais de streaming. A pandemia também impulsionou a mudança de hábitos e a opção de assistir aos shows completos, no conforto da sala de casa, ganhou uma nova dimensão. Nesse sentido, trabalhamos fortemente com curadoria especializada para apresentar em nosso catálogo o melhor da música brasileira”.

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Maria Rita Lunardelli diz que com a WePlay pretende fazer com que as pessoas conheçam as gravadoras, assim como os artistas independentes e os músicos que acompanham.

“Nossa intenção é dar visibilidade a toda a cadeia da música para que o público conheça as gravadoras, os artistas independentes e os músicos acompanhantes que também serão remunerados. E, ao mesmo tempo, queremos resgatar memórias afetivas, proporcionando novas experiências e sensações em cada show”.

Como acessar a plataforma

Para ter acesso ao WePlay, o consumidor poderá optar por dois tipos de planos, com assinatura mensal. Um é individual e dá direito a acesso para uma tela, o outro é o plano familiar, com direito a quatro telas conectadas simultaneamente. Além disso, ainda pode fazer o período de experimentação gratuita do streaming por 30 dias.

O streaming de música está disponível tanto para acesso via navegadores de computador e outros dispositivos conectados, quanto com aplicativo para iOS e Android.

No catálogo, poderão ser encontrados obras de artistas renomados da música brasileira, como Chico César, César Camargo Mariano, Pitty, Erasmo Carlos, Maria Bethânia, Gal Costa, Chico Buarque, Adriana Calcanhoto, Toquinho e Villa Lobos, entre outros.