24/04/2024

Anatel informa que 60 grandes empresas já receberam o prefixo 0303

Outras 40 empresas esperam autorização.

Confirme já informamos no Minha Operadora, a partir desta quinta-feira (10), o novo prefixo de telefonia 0303 para as chamadas de telemarketing ativo deve começar a funcionar no Brasil.

telemarketing
Foto: Reprodução Internet

As ligações que forem feitas para os consumidores com o intuito de oferecer produtos e serviços deverão vir com a numeração à frente identificando a chamada.

Segundo Vinícius Caram, Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, 60 grandes empresas já receberam autorização para usar o prefixo 0303, enquanto outras 40 empresas solicitaram a numeração e aguardam aprovação.

É importante lembrar que empresas que fazem uso do telemarketing ativo a partir de números celulares e ainda não solicitaram o prefixo 0303 devem entrar em contato com a própria operadora e pedir a migração, sem precisar acionar a Anatel.

LEIA TAMBÉM:

–> Prefixo 0303 para telemarketing pode ser danoso para o setor, afirma ABT

–> Anatel determina que empresas de telecom ampliem o ‘Não Me Perturbe’

–> Empresa Kaspersky descobre que criminosos estão usando número 0800 em golpes

A responsabilidade de informar sua base de clientes corporativos que utilizam call centers sobre a necessidade de trocar de prefixo é totalmente das empresas.

De acordo com o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, entidade que representa a Algar Telecom, Sercomtel, Claro, TIM, Vivo e Oi, as operadoras ainda não receberam de clientes pedidos para usar o novo sistema de numeração.

Marcos Ferrari alerta que “A mudança não é instantânea. Não significa que a partir de amanhã, todas as chamadas de telemarketing ativo terão já a nova numeração”. Esse processo vai levar seis meses.

Por enquanto, a regra vale apenas para chamadas originadas de números de telefone celular. Para aqueles feitos de linhas fixas, a medida vai valer a partir de junho.

ENTENDA A NOVA REGRA

  • Chamadas de telemarketing originadas da rede celular deverão começar com o número 0303
  • A partir de junho, regra começa a valer para rede fixa
  • Número é de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo
  • Empresas que solicitam doação e que fazem cobrança não precisam fazer uso do código
  • Identificação tem que aparecer de forma clara no visor do telefone
  • Consumidores podem pedir às operadoras o bloqueio das chamadas de telemarketing
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários