19/12/2025
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Mico do mês: TIM perde 550 mil clientes somente em junho

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Enquanto base de clientes da Vivo e Nextel continua crescendo, resultado também é negativo para Claro, Oi e Algar Telecom.




Redes sociais ilimitadas no pós-pago, aplicativos de mobilidade de forma 100% gratuita no controle, planos semanais no pré com WhatsApp e Messenger ilimitados, mudanças no portfólio… Parece que nada tem ajudado a TIM a recuperar sua base de clientes de telefonia móvel. Somente de maio para junho, a operadora perdeu 551.593 clientes, uma queda de -0,97% no mês.



De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a TIM fechou o mês com 56,5 milhões de clientes, enquanto a Claro, que ultrapassou a concorrente mais próxima e tornou-se vice-líder do setor em agosto do ano passado, já tem 59 milhões.










Ainda assim, a Claro foi a segunda operadora que, em números totais, perdeu mais clientes na base no mês de junho. Foram 52.365 cancelamentos de planos. O resultado também foi de queda para a Algar Telecom (-11.372) e para a Oi (-2.594), que conseguiu segurar um pouco mais a base depois de lançar novas ofertas.




Enquanto isso, a Vivo e a Nextel continuam vendendo novos chips e fazendo portabilidades para sua base. Em junho, a Vivo conquistou um total de 158.595 novos clientes, e a Nextel 57.931.


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Em números percentuais, a Nextel é a que registrou o maior crescimento entre as operadoras móveis no mês. Pelo terceiro mês consecutivo, a TIM despenca no último lugar no ranking:
  1. Nextel (+1,92%)
  2. Vivo (+0,21%)
  3. Oi (-0,01%)
  4. Claro (-0,09%)
  5. Algar Telecom (-0,87%)
  6. TIM (-0,97%)
Contando os clientes das grandes operadoras e de outras com base menor, o mês de junho terminou com 235.076.217 chips ativos de telefonia móvel, resultado ainda pior do que o registrado em maio
A queda foi de 0,17% no mês, com 394 mil chips a menos de maio para junho, e -2,91% no ano, com mais de 7 milhões de chips cancelados de junho de 2017 para junho de 2018.

Claro anuncia série de novidades no pós-pago e no Prezão

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Portfólio novo para o Dia dos Pais inclui novos conteúdos no celular, franquias de internet maiores e Passaportes Américas e Europa já dentro do plano.

A Claro acaba de anunciar, na noite desta terça-feira (31), uma série de novidades para seus planos principalmente pós-pagos. A operadora aumentou a franquia de dados, lançou novos conteúdos digitais gratuitos e agora oferece opções mais baratas de planos inclusive internacionais, que podem ser usados fora do Brasil sem custo adicional.


As três opções mais econômicas do pós da Claro, de 7GB a 15GB (a partir de R$ 99,99), permanecem com preços inalterados, mas também ganham upgrade. Além do “Noites em Claro“, que dá o dobro de internet para usar durante a madrugada e teve horário expandido entre 23h e 7h, os planos ganham os serviços “Claro Games” e “Claro Notícias“, além de agora permitir chamadas de voz ou vídeo por WhatsApp, sem nenhum desconto na franquia




Também chegam ao mercado os planos “Conta Internacional”, de 30GB e 60GB. A grande novidade dessas opções mais enxutas é que agora elas incluem os Passaportes Europa e Américas de forma automática, permitindo utilizar o celular em mais de 60 países como se estivesse no Brasil. O que significa que não será preciso contratar os serviços à parte para fazer ligações ilimitadas fora do país, por exemplo. O novo serviço “Claro idiomas by Busuu” também é incluído nessas opções.

Os planos que antes eram assim…
  • 6GB de internet: R$ 99,99 por mês 
  • 8GB de internet: R$ 119,99 por mês
  • 10GB de internet: R$ 149,99 por mês
  • 15GB de internet: R$ 199,99 por mês
  • 30GB de internet: R$ 299,99 por mês
  • 50GB de internet: R$ 399,99 por mês
Ficam assim: 
  • 7GB + 7GB para usar de madrugada: R$ 99,99 (com Claro Música + Claro Vídeo + Claro Games + Claro Banca Premium)
  • 10GB + 10GB para usar de madrugada: R$ 119,99 (com Claro Música + Claro Vídeo + Claro Games + Claro Banca Premium + Claro Notícias)
  • 15GB + 15GB para usar de madrugada: R$ 149,99 (com Claro Música + Claro Vídeo + Claro Games + Claro Banca Premium + Claro Notícias)
  • 30GB + 30GB para usar de madrugada: R$ 249,99 (com Claro Música + Claro Vídeo + Claro Games + Claro Banca Premium + Claro Notícias + Claro idiomas by busuu)
  • 60GB + 60GB para usar de madrugada: R$ 349,99 (com Claro Música + Claro Vídeo + Claro Games + Claro Banca Premium + Claro Notícias + Claro idiomas by Busuu)
Todos os planos contam com ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil e WhatsApp à vontade. O bônus de portabilidade continua valendo. 
E quem é cliente da NET ou da Claro TV e optar por um plano Conta da Claro ainda ganha o dobro da franquia contratada, no Combo Multi, para acessar os aplicativos que quiser, sem restrições.

Novos aplicativos

A Claro explica quais são os novos conteúdos digitais que preparou para os seus clientes: 
  • Claro Games: reúne os melhores jogos do momento, em formato web e sem necessitar instalação de aplicativo. São jogos de estratégia, casuais, simulação, ação, esportes e aventura. Para mais informações sobre o serviço, os clientes devem acessar ;
  • Claro Notícias: utiliza renomadas agências de notícias para informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo, priorizando sempre as mais recentes e importantes. Os assuntos do momento são organizados em editorias de Política, Economia & Negócios, Cotidiano, Entretenimento, Esportes, Ciência e Tecnologia.
  • Claro Banca: agora com versão premium, o Claro Banca inclui de forma promocional os conteúdos das revistas da Editora Globo, como Época, Época Negócios, Galileu e Marie Claire até julho de 2019. Outros 200 títulos de diversas editoras, como a Isto É, Isto É Dinheiro e Caras, continuam fazendo parte do portfólio.
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Novidades também no PREZÃO

A novidade mais recente do Prezão, que já inclui minutos ilimitados para qualquer operadora, foi a opção de ofertas por dia ou por semana, já divulgada pelo Minha Operadora. Ou seja, o cliente paga somente quando usar.
Aqueles que optarem pela contratação do Prezão por Dia, por apenas R$ 1,99, levam 100MB de internet, WhatsApp sem descontar do pacote de dados, ligações ilimitadas de Claro para a Claro e 10 minutos para ligar para outras operadoras, inclusive longa distância nacional.
O Prezão semanal caminha junto com as opções do pós-pago, e a partir de R$ 9,99 por semana, passa a contar com ligações de voz e vídeo no WhatsApp sem descontar da franquia, assim como o envio de mensagens de texto e imagens.
Além disso, a oferta também inclui até 2GB de internet, ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil e os novos conteúdos Claro Notícia, além de Claro Música e Claro Vídeo.
A promoção renovou, ganhou, que inclui o bônus exclusivo de 1GB para clientes que mantém saldo de recarga disponível para renovação automática a cada 7 dias, também continua valendo.
“Consumidores do pré-pago também estão investindo em smartphones melhores e buscam soluções completas de voz e dados a preços mais acessíveis. O Prezão tem crescido muito em cima desta oportunidade e estamos permanentemente buscando novos formatos e promoções atrativas. A Claro saiu na frente ao oferecer chamadas ilimitadas para qualquer operadora, inclusive no pré. Ao incluir as chamadas de voz e vídeo pelo WhatsApp sem descontar da franquia, estamos ampliando a duração do pacote de internet e dando mais conforto para o cliente aproveitar todos os benefícios da nossa rede novinha, a única 4.5G de verdade e a internet móvel mais rápida do Brasil”, explica Marcio Ferreira, Diretor de Marketing Pré-Pago da Claro.
Para adquirir as ofertas, basta enviar um SMS para o número 2006 com as palavras-chave de contratação: dia ou semana.

Descontos em smartphones

A operadora ainda aproveita para reforçar alguns programas que podem ser vantajosos para presentear no Dia dos Pais. Com o Claro Clube, por exemplo, o cliente acumula pontos a cada fatura paga, e pode trocar por aparelhos ou serviços da Claro, ou até passagens aéreas da Smiles.
Outros dois programas são o Claro Troca, que permite que o cliente entregue seu aparelho antigo como parte do pagamento do novo, e o Claro UP, que oferece um aparelho novo todo ano, com renovação automática e seguro incluso. 
“Estamos evoluindo nossas ofertas para atender um consumidor cada vez mais exigente. Na Claro, o cliente fala ilimitado e navega na mais rápida internet móvel do Brasil, aqui ou no exterior, além de ter toda a flexibilidade para montar planos que atendem toda a família, que pode falar e navegar unida e com muita economia. E no dia dos pais, tem as melhores ofertas pra presentear com os mais recentes lançamentos e modelos de smartphones para os pais navegarem no 4.5G da Claro”, afirma o diretor de Marketing Pós-pago da operadora, Renato Guimarães.

Nokia faz acordo de US$ 3,5 bilhões para fornecer 5G à T-Mobile

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Parceria irá permitir a entrega da primeira rede de quinta geração dos Estados Unidos.


A Nokia irá fornecer equipamentos para a rede 5G da operadora norte-americana T-Mobile. No total, serão US$ 3,5 bilhões em hardware, software e serviços. As empresas anunciaram a novidade na última segunda-feira (30).


Até o momento, o contrato é o maior do mundo envolvendo a rede de telefonia celular de quinta geração. É o primeiro indício de um novo ciclo de atualizações de infraestrutura das operadoras.


A terceira maior operadora de telefonia móvel dos EUA afirmou que o acordo com a Nokia vai permitir a entrega da primeira rede nacional 5G dos EUA.


As redes 5G prometem velocidades de transmissão de dados mais rápidas e tornam os serviços mais confiáveis para o uso em aplicações como automação industrial, monitoramento de saúde e direção autônoma.

A primeira rede 5G do mundo foi lançada pela Ooredoo em maio, na cidade de Doha, capital do Catar. No entanto, o país ainda não conta com smartphones compatíveis.

O acordo envolve o fornecimento pela Nokia de hardware, software e serviços que permitirão à T-Mobile entregar cobertura 5G na frequência de 600 MHz e capacidade de ultravelocidade a 28 gigahertz em áreas urbanas de altamente adensadas, conforme informações da agência de notícias Reuters.

Empresas como a Huawei, Qualcomm e Samsung também estão trabalhando para lançar smartphones 5G a partir de 2019.

Anatel renova contrato de telefonia fixa com a TIM por R$ 12,3 mi

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Em aditivo, número de chamadas foi reduzido e operadora irá prestar o serviço por mais 30 meses.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prorrogou o seu contrato com a TIM para o fornecimento de telefonia fixa por mais 30 meses. O valor do termo aditivo é de R$ 12,3 milhões.


A TIM oferece à agência o serviço de telefonia fixa para o recebimento de chamadas franqueadas do público em geral, realizadas por meio do código de acesso a Serviços de Utilidade Pública de número 1331 e 1332.


Para renovar o contrato, o órgão reduziu o número de chamadas do aditivo em 38,8%.

Informativo da agência diz que a redução do contrato se fez necessária para adequá-lo à capacidade da Central de Atendimento da Anatel.

No mês de maio, o número de chamadas caiu de 850.000 ligações atendidas/mês para 637.500 ligações atendidas/mês (redução de 25%).


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Outra alteração realizada no contrato foi a mudança do nome da empresa fornecedora do serviço. Anteriormente, era a Intelig Telecomunicações, do mesmo grupo da TIM, que estava responsável pelo serviço prestado à agência.

Na renovação, a empresa contratada foi alterada para TIM.

Antes da renovação com redução no número de chamadas, a TIM cobrou R$ 19,1 milhões da Anatel para fornecer o serviço por 30 meses.

Na avaliação da agência, o desempenho da prestadora é satisfatório. 

Conforme a área técnica, ao longo do ano de 2017, foram entregues pela contratada 7.191.851 chamadas na Central de Atendimento da Anatel, com raras incidências de interrupção parcial ou total do serviço.

Vivo Fibra chega a mais duas cidades do interior paulista

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Para atrair clientes, operadora dá o dobro de velocidade e bônus de dados de até 10 GB nos planos de celular.


A rede de fibra (FTTH) da Vivo chega a mais duas cidades do interior de São Paulo: Bragança Paulista e Itapetininga. Com planos de banda larga de até 300 Mega, a oferta da empresa atenderá tanto cliente residencial quanto empresarial. Ao todo serão atendidos 58 bairros.


Para atrair clientes nas cidades, a Vivo preparou uma oferta de lançamento. O consumidor que adquirir o serviço de banda larga residencial ou corporativo receberá o dobro da velocidade contratada.


Os clientes Vivo Fibra residencial ainda receberão um bônus de dados que pode chegar a até 10 GB nos planos de celular da operadora.

Na semana passada, a rede de fibra da operadora chegou à cidade de Concórdia, no oeste de Santa Catarina. 

A Vivo também fornecerá serviço de TV por assinatura pela mesma rede de fibra, o IPTV

Todos os pacotes de TV por assinatura da operadora contam com uma plataforma de vídeo sob demanda com mais de 18 mil títulos (gratuitos e pagos), o Vivo Play

Em junho deste ano, a plataforma adicionou mais 21 canais ao vivo. Com a atualização, o aplicativo superou o NOW, da NET, passando a oferecer a maior quantidade de canais live streaming no Brasil.

“Os moradores de Bragança Paulista e Itapetininga estão recebendo o que há de mais moderno em internet, tudo para que tenham a melhor experiência”, afirma o diretor regional da Vivo em São Paulo, João Truran. 

“Os usuários poderão jogar online, ver vídeos em alta resolução, trocar documentos e arquivos, além de usar aplicativos que exigem muita banda com mais velocidade, além de estabilidade para conectar vários dispositivos ao mesmo tempo”, explica. 

Serviços Residenciais


Ao adquirir Vivo Fibra no combo com voz, o usuário que optar por contratar planos de 50 Mega e 100 Mega ganhará, por 12 meses, o dobro da velocidade selecionada. 

Assim, na aquisição de Vivo Fibra 100 Mega mais plano de voz, por exemplo, o cliente terá velocidade de 200 Mega por um ano. 


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No combo com Banda Larga (100 Mega), TV por assinatura (Super HD) e telefone fixo (ilimitado fixo local), a banda larga sairá de R$ 129,99/mês por apenas R$99,99/mês por 12 meses. 

O valor total deste combo é R$ 194,88/ mês por 12 meses. Após o período promocional sai por R$ 244,88/mês.

Os clientes Vivo Fibra ainda receberão um bônus de até 10 GB, todo mês, nos planos de celular Vivo, por 12 meses. 

Serviços corporativos 


Para os clientes corporativos, o portfólio também inclui banda larga de até 300 Mega, serviços de telefonia fixa, mobilidade, acesso dedicado à internet, além de soluções de TI como informática, segurança gerenciada e soluções de cloud computing. 

Como oferta de lançamento, estarão disponíveis pacotes com condições especiais. O plano empresarial com velocidade de 100 Mega de Internet terá por 12 meses o valor de R$ 99,99.

Se o plano for adquirido junto com o Voz ou Voz + TV, o cliente receberá o dobro da velocidade contratada.

Após os 12 meses, a banda largar voltará ao valor original de R$ 114,99. 

Cobertura 


Os bairros que serão contemplados com a rede de fibra da Vivo em Bragança Paulista são: Bosques da Pedra, Santa Helena, Lagos de Santa Helena, Taboão, Pinheirais, Jardim São Jose, Res. Euroville, Res. Colinas de São Francisco, Jardim Europa, Caeté, Santa Luzia, Res. Das Ilhas, Res. Dos Lagos, Jardim Nova Braganca, Jardim América, Centro, Aparecida, Jardim Comendador Cardoso e Cidade Jardim. 

Em Itapetininga, os bairros contemplados são: Jardim Colombo, Vila Nastri, Jardim Bela Vista, Parque São Bento, Tupy, Vila dos Bandeirantes, Vila Carolina, Vila Esplanada, Vila Alves, Jardim Shangri-la, Parque Atenas do Sul, Conceição, Vila Maciel, Vila Rubens, Vila Ginez, Central Parque, Vila Camarão, Vila Barth, Vila São Jose, Vila Brunetti, Vila Serafim, Vila Francisca, Vila Aliança, Vila Cubatão, Vila Rosa, Vila Maria, Vila Nova, Jardim Itália, Vila Nova Itapetininga, Vila Hungria, Vila Garrido, Jardim Maria Luiza, Vila Rio Branco, Vila Deyse, Centro, Vila Santana, Jardim das Rosas, Vila Rocha e Vila Prestes. 

A Vivo informou que deverá ampliar sua rede de fibra para outros bairros até o final do mês de agosto. 

Para adquirir os produtos e serviços da Vivo, o cliente pode acessar o site ou entrar em contato com a Central de Atendimento no 103 15.

SACs ainda não cumprem todas as regras estabelecidas há 10 anos

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Pesquisa mostra que ligar para os serviços de atendimento ao consumidor é o que mais irrita os brasileiros.


Quem nunca passou raiva ao ligar para um SAC que atire a primeira pedra. O aumento no número de reclamações contra o serviço de atendimento ao consumidor nos Procons do país levou o Ministério Público a apurar irregularidades nesses serviços.


Há dez anos, foram criadas regras específicas para o atendimento ao consumidor por telefone


Entre as determinações, está estipulado tempo máximo para transferência da ligação para o setor competente e obrigatoriedade de cancelamento imediato do serviço quando houver solicitação. 

Conforme pesquisa realizada pela empresa de desenvolvimento de software Zendesk, 35% dos brasileiros disseram que não existe nada pior do que ligar para um SAC

Nem o trânsito e nem encomenda atrasada irritam tanto as pessoas como ter que entrar em contato com os serviços de atendimento ao consumidor. 

Entre os 1.500 brasileiros entrevistados para a pesquisa, 56% se irritam quando vão sendo jogados de um atendente para outro.

Outros 46% não gostam de ser atendidos por máquina. Já 40% reclama das frases feitas dos atendentes. 

Conforme dados da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), as reclamações em relação a problemas para acessar ou cancelar serviço vem diminuindo desde 2015. 


Em 2017, passaram de 195 mil as reclamações realizadas nos Procons sobre os SAC das empresas.

Para o telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor disse que está discutindo uma atualização para o decreto. 

O Governo enfatiza que, em dez anos, muita coisa mudou. Assim, as empresas precisam se preparar melhor para atender ao consumidor. 

O Governo quer que melhore principalmente os atendimentos de forma eletrônica, nos sites e aplicativos.

Também para o Bom Dia Brasil, a Comissão do Direito ao Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Brasília destacou que é importante a fiscalização para garantir que as leis já existentes sejam cumpridas pelas empresas.

O Sinditelebrasil, que representa as operadoras do país, informou, em nota, que o setor tem investido cerca de R$ 28 bilhões ao ano em todo o pais, especialmente em expansão de serviço e melhoria da qualidade.

Alunos da English Live ganham até R$ 50 em recarga grátis de celular

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Veja as operadoras participantes e como adquirir o benefício.


A escola de inglês on-line English Live lançou um programa de relacionamento para seus alunos que, entre outros benefícios, oferece até R$ 50 de créditos gratuitos para recarga no celular.

As operadoras que fecharam a parceria foram a Claro, Vivo, TIM e Nextel e, para adquirir o benefício, o aluno precisa indicar amigos para estudarem na English Live. Quando essa pessoa se matricula, tanto o novo aluno quanto o antigo ganham pontos, que variam de 50 a 150.


O Portal My English Live passa a ser um benefício exclusivo dos alunos da escola. Na página de trocas de pontos, há tanto descontos em recargas quanto em produtos de artigos esportivos, beleza, casa e decoração, cinema, eletrodomésticos e restaurantes. 
O benefício de recarga grátis pode ser acessado no tópico “Recarga de Telefonia Celular”. Na tela, aparecerão 11 opções para a troca de pontos, que podem ser acumuladas com outras ofertas, dependendo da quantidade de pontuação adquirida pelo cliente. Quanto aos pontos que equivalem a cada recarga, as opções são:

  • 20 pontos = Recargas de R$ 20,00 (Claro, Vivo, Nextel e TIM)
  • 30 pontos = Recargas de R$ 30,00 (Nextel, Claro e TIM)
  • 35 pontos = Recargas de R$ 35,00 (Vivo)
  • 40 pontos = Recargas de R$ 40,00 (TIM)
  • 50 pontos = Recargas de R$ 50,00 (Claro e Nextel)

Até o dia 31 de agosto, a oferta que a escola está promovendo para novos alunos é a de 50% de desconto no curso Private Teacher, e mais 50, 100 ou 150 pontos para quem incluir 24, 48 ou 100 aulas particulares, respectivamente, no curso anual. O custo do curso varia, mas costuma ser oferecido por a partir de R$ 149 mensais.

Para quem já é matriculado, ganha 5 pontos por cada indicação válida de amigos, e ganha mais 50 pontos caso a pessoa vire aluna. Depois, basta trocar os pontos, em até 12 meses, por cartões presente ou as próprias recargas de celular.

Justiça cobra regra da Anatel que evite cobranças de linhas roubadas

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Ação que vale para todo o Brasil exige que agência seja mais rígida com as operadoras, para que não cobrem multas ou mensalidades de quem perdeu o celular.

Parece que não são incomuns casos em que o cliente de telefonia é roubado, ou perde o celular, e ainda assim recebe cobrança ou multas por cancelamento da operadora. É por isso que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) altere a regulamentação para impedir esse tipo de problema.

A ação civil pública, válida em todo o Brasil, quer impedir qualquer operadora de telefonia móvel de multar o usuário que rescindir contrato em razão de perda, roubo ou furto de aparelhos. Assim que comunicar o fato, a ideia é que o cliente não receba mais nenhuma cobrança de mensalidade.






Diante da sentença, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito para apurar as possíveis irregularidades e também o atendimento das operadoras ao se comunicarem com seus clientes sobre esse tipo de ocorrido. Os canais de atendimento ao cliente são ineficazes? As operadoras estão cobrando multas por cancelamento e mensalidades mesmo quando o cliente não pode mais usar o serviço?
A Anatel recebeu a recomendação de modificar suas resoluções para evitar as cobranças e melhorar a solução dos casos, mas a agência havia negado os ajustes.
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O MPF então ajuizou a ação, pedindo que a Anatel criasse uma regulamentação para impedir as operadoras de fazerem cobranças abusivas e dificultarem a situação dos clientes em casos de roubo e perda do celular.
A agência recorreu ao tribunal, mas a 4ª Turma decidiu, por unanimidade, negar o apelo. Para o relator do caso, juiz federal Sergio Renato Tejada Garcia, ficou demonstrada a omissão da agência reguladora no caso.
“Ao tentar se eximir do dever de regulamentação, a Anatel deixa de realizar as atribuições que lhe são incumbidas no tocante à defesa dos direitos dos usuários, à garantia de equilíbrio entre os consumidores e as prestadoras”, concluiu o magistrado, embora ainda caiba recurso.

Promoção SKY Cinemax distribuirá 15 Smart TVs e mais 100 prêmios

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Até o dia 27 de agosto, qualquer assinante de plano pós-pago da SKY poderá participar do sorteio.

A operadora de TV por assinatura SKY deu início à semana com mais uma promoção, que desta vez premiará 115 clientes. Diferentemente da última (Destino Épico SKY HBO), ninguém nesta precisará gritar em um lugar cheio de gente, ou filmar uma entrada dramática para concorrer aos prêmios. Basta se cadastrar para participar de um sorteio.

Os maiores prêmios serão para os 15 primeiros colocados, que ganharão, cada um, uma televisão da LG de 49 polegadas, 4K, modelo SmartTV WFI B ou similar, em um valor superior a R$ 2 mil. Para os outros 100 sorteados, a SKY estará distribuindo um kit no valor de R$ 320, que contém uma pipoqueira e uma almofada bandeja.





De 30 de julho a 27 de agosto, quem é assinante SKY na modalidade pós-pago poderá se inscrever na promoção SKY Cinemax, na página www.promocaoskycinemax.com.br. Clientes pré-pago da SKY não podem participar.

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A inscrição dá direito ao participante receber automaticamente um cupom para o sorteio. Mas caso o assinante tenha uma fatura na operadora no valor a partir de R$ 300, ele ganha um cupom extra.
Outros cupons extras também serão entregues proporcionalmente à quantidade de anos que o cliente possuir a assinatura com a SKY. Se é cliente há 1 ano, ganha mais 1 cupom extra. Se é cliente há 2 anos, ganha mais 2, e assim por diante.
O sorteio será realizado no dia 12 de setembro, às 10h. Os prêmios serão entregues em até 30 dias depois da apuração.

Como a Anatel escolhe quem responde a pesquisa de satisfação 2018?

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Agência procura fazer a seleção de uma forma que evite resultados tendenciosos para as operadoras.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já começou a levantar opiniões dos consumidores em relação às suas operadoras no ano de 2018. Respostas sobre atendimento, satisfação, cobranças, reparos e ofertas serão transformadas em dados, que serão divulgados, pelo quarto ano consecutivo, na Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida.

De julho a novembro, a Anatel ligará para mais de 100 mil consumidores, de 17 operadoras diferentes, e fará uma entrevista de cerca de 12 minutos por telefone, para entender melhor a satisfação de cada um com sua operadora. Mas, como é feita essa seleção de quem responde? E se você quiser participar, pode?


Fizemos essa pergunta à Anatel, que respondeu que não, não é possível que um consumidor participe da pesquisa simplesmente porque deseja participar – a não ser que seja um dos sorteados no processo da agência.
Funciona assim: a agência recebe das operadoras, todos os anos, as informações (nome, telefone de contato, município, etc.) sobre a sua base de clientes, com o objetivo de manter o controle sobre o processo e a validade estatística dos resultados.
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A partir dessa base, a Anatel sorteia, de modo aleatório e em processo totalmente computadorizado, os clientes que serão entrevistados. 
“Esse sorteio é importante para garantir a validade estatística e evitar qualquer tipo de resultado tendencioso”, afirma a agência.
Se por acaso você receber uma ligação da Anatel pelos próximos meses, então saiba que foi uma das pessoas sorteadas. A sua resposta, junto com a de outras centenas de consumidores, pode fazer a diferença na pesquisa deste ano, que será divulgada no primeiro trimestre de 2019.