Você está satisfeito com sua operadora? Anatel levanta dados de 2018

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De agora até novembro, agência ligará para dezenas de consumidores em cada estado para responder pesquisa de satisfação sobre operadoras.

Todos os anos, desde 2015, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulga a chamada Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, um levantamento que destaca quais foram as melhores e piores operadoras do ano, em cada setor de telecom e com base na opinião dos próprios consumidores.

Sabemos, por exemplo, que no serviço móvel, em 2017, a Porto Seguro e a Sercomtel, operadoras com menos clientes do que as grandes Vivo, Claro e TIM, receberam as melhores avaliações, enquanto a Oi ficou em último lugar de satisfação. Mas os números podem mudar em 2018.









A Anatel aproveitou para reforçar, nesta sexta-feira (27), que os clientes de telecomunicações de todo o Brasil já estão participando da 4ª edição da pesquisa.

Ela explicou que funciona da seguinte maneira: a agência liga para mais de 100 mil consumidores (de 17 operadoras) e realiza uma entrevista de cerca de 12 minutos por telefone com cada pessoa.
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Nessa ligação, o consumidor pode expressar seu nível de satisfação com sua operadora e como ele percebe a qualidade de cada serviço que contratou. Para deixar o levantamento mais completo, as questões envolvem não somente clientes de operadoras móveis, mas também aquelas que ofertam telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura.
Durante o questionário, o atendente que representará a Anatel pode fazer perguntas como: que nota você daria para sua satisfação geral com a operadora? A empresa atende bem? E a oferta e contratação de serviços, é positiva? Os serviços funcionam? As cobranças, os reparos e instalações são feitos como prometido? A operadora resolve seus problemas com a rede?
Diante das respostas, a pesquisa deve indicar para a sociedade e os órgãos de defesa do consumidor como as operadoras estão sendo vistas por seus clientes. Assim como o Minha Operadora divulgou neste ano, referente a 2017, ela também compara a satisfação e percepção de qualidade por operadora e por serviço em cada estado.
Sobre 2018, essa coleta de dados está acontecendo desde o dia 9 de julho e vai até o mês de novembro. Os resultados devem ser divulgados no primeiro trimestre de 2019.

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