quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Mico do mês: TIM perde 550 mil clientes somente em junho

O que você achou? 
Enquanto base de clientes da Vivo e Nextel continua crescendo, resultado também é negativo para Claro, Oi e Algar Telecom.



Redes sociais ilimitadas no pós-pago, aplicativos de mobilidade de forma 100% gratuita no controle, planos semanais no pré com WhatsApp e Messenger ilimitados, mudanças no portfólio... Parece que nada tem ajudado a TIM a recuperar sua base de clientes de telefonia móvel. Somente de maio para junho, a operadora perdeu 551.593 clientes, uma queda de -0,97% no mês.

De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a TIM fechou o mês com 56,5 milhões de clientes, enquanto a Claro, que ultrapassou a concorrente mais próxima e tornou-se vice-líder do setor em agosto do ano passado, já tem 59 milhões.





Ainda assim, a Claro foi a segunda operadora que, em números totais, perdeu mais clientes na base no mês de junho. Foram 52.365 cancelamentos de planos. O resultado também foi de queda para a Algar Telecom (-11.372) e para a Oi (-2.594), que conseguiu segurar um pouco mais a base depois de lançar novas ofertas.



Enquanto isso, a Vivo e a Nextel continuam vendendo novos chips e fazendo portabilidades para sua base. Em junho, a Vivo conquistou um total de 158.595 novos clientes, e a Nextel 57.931.

LEIA TAMBÉM:

Em números percentuais, a Nextel é a que registrou o maior crescimento entre as operadoras móveis no mês. Pelo terceiro mês consecutivo, a TIM despenca no último lugar no ranking:

  1. Nextel (+1,92%)
  2. Vivo (+0,21%)
  3. Oi (-0,01%)
  4. Claro (-0,09%)
  5. Algar Telecom (-0,87%)
  6. TIM (-0,97%)

Contando os clientes das grandes operadoras e de outras com base menor, o mês de junho terminou com 235.076.217 chips ativos de telefonia móvel, resultado ainda pior do que o registrado em maio

A queda foi de 0,17% no mês, com 394 mil chips a menos de maio para junho, e -2,91% no ano, com mais de 7 milhões de chips cancelados de junho de 2017 para junho de 2018.


50 comentários:

  1. Não dá para entender como a Vivo continua ganhando clientes. É a pior operadora em planos e ainda por cima não tem tanto mais o diferencial de cobertura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples em qualquer lugar se tem sinal a Tim esqueceu que pra usar celular tem que ter sinal moro no interior e em qualquer lugar aqui tem sinal da vivo

      Excluir
    2. Boa tarde!!!
      Pleno acordo!!
      Seria bom verificar essas pesquisas q apresentam queda da Tim é ascensão da Vivo!!
      Muito estranho.

      Excluir
    3. Acho difícil ser pior que a tim!

      Excluir
    4. A questão é que Vivo está crescendo muito no Nordeste. Pelo menos aqui no Rio Grande do Norte está sendo a primeira operadora a pegar em 100% das cidades do estado. Nem sempre promoção e qualidade chama atenção do cliente, e sim o tamanho da cobertura

      Excluir
    5. É a única que não te deixa na mão. Digo isso na região da Grande São Paulo ...

      Excluir
    6. Concordo que a Vivo é a mais cara é a que tem as piores promoções. Mas dizer que não tem a melhor cobertura é opinião de quem fica muito no seu quadrado.

      Viaja umum pouco e troca ideia com clientes de várias operadoras. É muito raro eu não ter sinal e o cliente de outra operadora ter.

      Fora que a Tim tem um atendimento péssimo. Uma época era tanta reclamação que as ligações sempre caíam ou diziam que o sistema de portabilidade tava fora, que o sistema de cancelamento tava fora. Tive esse problema por duas semanas e nos fóruns, centenas de pessoas reclamando de mesma característica. Era óbvio que era mentira dos atendentes, pois eles deviam ter meta de não cancelamento. Só resolvi depois de ligar 3x por dia, todo dia em 2 semanas.

      Excluir
    7. A Tim está perdendo clientes porque além do que você citou ela faz uns promoções meia boca. Olhe o deezer mesmo. Falam que os clientes tem a totalidade do aplicativo porém é mentira. Se você quiser algo melhor no aplicativo você tem que pagar.

      Excluir
  2. Dá para entender, sim. As pessoas (infeluzmente) não escolhe operadoras levando em conta as vantagens e desvantagens, como preço. Eles escolhem como se fosse time de futebol. Sem lógica, só por empatia/antipatia, afinidade/desafeto. Por quê um cara é corinthiano, outro palmeirense, outro são paulino ? Qual o critério de escolha ?

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda acho que parte do ganho de clientes da vivo é referente a sua cobertura. É só perceber que muitos que possuem tim, reclama da cobertura e sinal dela. Pode-se pagar pouco mais caro, mas quem quer ficar na mão quando precisa usar os dados ou até mesmo realizar uma ligação.
    Vivo para segundo chip é vantagem já que é possível recarregar 7 reais valido para 30 dias e utilizar o plano diário pré pago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que a maioria dos clientes precisam de cobertura de dados e voz, não conseguem com as operadoras tem mais vantagens e preços melhores. Tenho um tim beta lab com 20GB de dados e 2.000 minutos de voz para qualquer operadora no Brasil. Não consigo utilizar nem 1gb dos 20, porque o sinal é péssimo e cai a cada 2 minutos. Já vivo com seus preços absurdos, consigo usar bem ou razoavelmente bem, e atende plenamente minhas necessidades. Taí a lógica. É interessante pagar mais caro e ter o serviço, do que pagar barato ou quase nada, e ter quase nada de serviço. É questão de opção. Em um país capitalista como o nosso, onde não se respeita o consumidor/cidadão, tudo que funcione meia boca é caro. Quando se ver algo aparentemente barato, certamente tem algum problema. No dia que a tim tiver um bom sinal e entregar tudo que ela diz que entrega, certamente o preço será outro e bastante caro também. Aqui a cidade tem mais de 700.000 habitantes é a segunda cidade da Bahia, Feira de Santana.

      Excluir
    2. Bem isso. Sai da tim e continuei na vivo pq não conseguia usar as vantagens do beta e agora cancelei a vivo pq a claro tá melhor por aqui e cm mais vantagens

      Excluir
  4. A Tim si não melhorar essa cobertura dela 3g e 4g vai continuar só perdendo clientes e logo logo vai fechar as portas.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto a Tim não entender que precisa melhorar a cobertura vai continuar perdendo clientes, em Belo Jardim eu uso Tim, mas se deslocar para os municípios vizinhos, Tacaimbó e Sanharó há 15 Km não tem cobertura. Aí vem o segredo da vivo continuar crescendo, não importa se a cidade é pequena ou grande que pega vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc quando a esmola é de mais o santo desconfia. Não adianta ter promoção boa se não tem cobertura e nem sinal bom

      Excluir
  6. Nextel happy!, Somente eu indiquei 30 amigos para o plano pré pago da Nextel, use o código V5NK7BST na hora da ativação da sua linha e garanta 1GB grátis válido por 30 dias.

    ResponderExcluir
  7. somente eu consegui trazer 30 amigos para o Nextel happy,todos usaram meu código V5NK7BST e ganharam na hora 1 GB valido por 30 dias. Lembrando que o chip Nextel happy é facilmente encontrado nas lojas Pernambucanas e lojas Americanas por 10 reais.

    ResponderExcluir
  8. O mais incrível é que os clientes da oi não largam o osso. Quase não perdeu cliente .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Oi tem uma cobertura de mediana para ruim, porém onde tem sinal, os serviços de voz e dados funcionam, diferente de outras operadoras que mesmo com sinal no talo a Internet engasga. O que falta para a Oi Móvel e expandir a cobertura 4G.

      Excluir
  9. Apesar de eu ter um chip da Oi e Tim, mal utilizo a internet, sempre preferi utilizar em casa o Wifi, uso mais o Oi porque em casa outras pessoas tem, e e se precisar ligar servirá, o Tim a mesma coisa, em casa também outros tem, e sempre foi útil, porém carrego somente as vezes, mais sei que preciso mudar de plano nas duas operadoras, porque os atuais o crédito não dura nada nas promoções cadastradas.

    ResponderExcluir
  10. Como ninguém tem Vivo que e próximo de mim e nem Claro, não e viável mudar de operadora por enquanto, a maioria das pessoas utilizam redes sociais e WhatsApp, então o chip não ta fazendo tanta diferença, fica mais pra algo familiar ou pessoal, que precise ligar de alguma forma.

    ResponderExcluir
  11. Aqui em Goiânia eu uso e a vivo aí eu fui pra casa da minha cunhada e lá no apartamento dela a cobertura 3g ou 4g na vivo não pegava muito eu tive que ir pra fora do apartamento pra mim consegui usar o dados móveis. Mais aqui em casa a vivo pega muito bem o 4g + mais pra mim troca a vivo por outra operadora aqui em Goiânia fica até difícil a Tim a claro e oi são muito ruim de cobertura e sinal 4 g

    ResponderExcluir
  12. A tim e uma droga , por isso ta assim
    Eu sou uma que sai da Tim uma porcaria

    ResponderExcluir
  13. A tim pega muito bem aqui no sul. Onde eu trabalho por exemplo tem uma sombra gigante e não pega direito a Vivo. Enfim, depende da região.

    ResponderExcluir
  14. No meu caso a vivo me atende no que preciso e tem a melhor cobertura. Não adianta nada oferecer o que a Tim oferece e não ter qualidade. Meu pacote da vivo me atende muito bem 2 gigas semanais,ilimitado pra vivo,40 min pra outras operadoras, WhatsApp a vontade por R$ 15,00 a semana. Pra que eu vou pagar mais caro pra ter mais vantagens e nao poder usar o serviço pq e pessimo. Sendo que esse serviço tem melhor qualidade e me atende por um preço até justo? Depende muito do perfil do consumidor também,mas no meu a vivo tem se encaixado muito bem.

    ResponderExcluir
  15. Entre todas, prefiro a vivo! Uso o plano semanal,INT de boa qualidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com WhatsApp ILIMITADO e pscotes 15 dias TIM PRA QUE ? VIVER SEM SINAL NÃO DÁ

      Excluir
  16. Péssima reportagem,não passa informações corretas aos leitores,todos sabem que a Tim é a única que está desativando números inativos , passando confiança aos investidores, atualmente é a operadora que mais lucra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro pior q verdade,já vi outra reportagens falando q a Tim desativado numenúm inativos. Se a claro fizer isso a Tim volta a semi liderança. Agora sou Tim não tenho nada a reclamar ela nunca me deixou na mão.com relação a vivo em cobertura ela é a melhor já fui em cada fim de mundo, ela funcionou ruim mais funcionou.

      Excluir
    2. a questão de cobertura esta ligado a frequencia de radio, a vivo tem 800 para o 4g que atinge lugares mais longes, sofre menos atenuação por causa de obstaculos, ja a tim esta nos 2600, é a frequencia que mais sofre entre as operadoras e mesmo assim (apesar dessa frenquencia ser a mais rapida se voce estiver em um lugar bom), a cobertura 4g da tim esta pau a pau com a vivo aqui em sp, agora que a tim pegou a frequencia 700 vai arregaçar , o problema é que a maiorias dos celulares ainda não aceitam a frequencia de 700, mas os novos ja estao chegando com ela.

      Excluir
    3. Com a nova da claro presao ficou sendo a melhor pois ti dá mais de 12 Gigas e ligações ilimitadas para todas as OPERADORAS do Brasil e whatsap Liberado 100% com voz e vídeo chamadas sem descontar dos seus dados por 60,00 em média mês.

      Excluir
  17. Aqui na minha cidade de 2 meses para cá pelo menos uma vez na semana o sinal da internet da Tim cai não o que está acontecendo pois não ocorria sou cliente há 2 anos e funcionava bem.

    ResponderExcluir
  18. Simples a vivo e cara mais investe em sinal, a Tim é uma merda em sinal e a claro só se ver em capitais moro no interior do ES e aqui qualquer lugar que vc vai se tem sinal da vivo, muitos reclamam da vivo mais se não fosse o investimento deles em cobertura muitas pessoas estariam presas sem comunicação.
    Digo isso pq moro no interiorzao mesmo...

    ResponderExcluir
  19. Não sei porque o pessoal aqui insiste em comentar sobre ligações ilimitadas, todas as pessoas que conheço, exceto as mais velhas acima dos 40, nem liga mais como o celular, ou manda áudio pelo WhatsApp, ou por texto mesmo, isso de ligar já ta virando lenda, no máximo pra mim ligar só em centrais de atendimento, mais evito o máximo, e tento sempre a internet primeiro, como não comentei lá em cima sobre questão de cobertura boa ou ruim, aqui em SP depende muito do lugar, em certas estações de metro não pega nem a pau a Tim e Oi, já em outros o 4G funciona sem problemas, mais sempre que precisei nunca fiquei na mão, exceto a Tim que as vezes fica sem sinal do nada quando tenta ligar pra algum lugar.

    ResponderExcluir
  20. A Tim não tem pre venda e so resolve problemas dos clientes nas lojas, não atende no reclame aqui, mesmo assim o atendimento nas lojas é horrível, pois o foco dos funcionários é só vender planos, mas tudo isso a direção da empresa já sabe, logo os acionistas terao que agir contra essa diretoria incompetente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso de internet realmente ela não ta nem ai, assim como a Vivo no reclame aqui não responde, porém o site consumidor gov e outro local que pode apelar caso precise.

      Excluir
    2. Isso msm! Sou cliente Tim a dez anos e nunca tenho suporte no atendimento ao cliente . Fico perdida sempre que preciso de auxilio . Já pensei até em procon

      Excluir
  21. Estranho, eu sai da vivo pelo simples fato, pagava quase 50 reais por 1GB e 500MB, a internet acabava super rápido e o sinal ficou péssimo, sem falar que ela nunca me cobrava um valor exato, hoje eu estou com a TIM, pago 44,90 reais, tenho 4GB de internet, dentro do plano eu tenho TIM Music Deezer Premium, posso ligar a vontade para qualquer opeeopera e fixo do Brasil, tenho Roaming nacional, tenho mensagem a vontade, tenho TIM banca, tenho TIM proteção tudo isso por 44,90 reais apenas, e hoje minha esposa tantam fez portabilidade para TIM, levei meu pai, minha mãe, minha irmã, meus primo e tios, tenho uma porrada de amigos que usam TIM a anos e anos e todos estão gostando muito da TIM, aqui na minha região a TIM tem o melhor sinal 4G e funciona em lugares aonde as outras operadoras nem dão sinal!

    ResponderExcluir
  22. Estranho, eu sai da vivo pelo simples fato, pagava quase 50 reais por 1GB e 500MB, a internet acabava super rápido e o sinal ficou péssimo, sem falar que ela nunca me cobrava um valor exato, hoje eu estou com a TIM, pago 44,90 reais, tenho 4GB de internet, dentro do plano eu tenho TIM Music Deezer Premium, posso ligar a vontade para qualquer opeeopera e fixo do Brasil, tenho Roaming nacional, tenho mensagem a vontade, tenho TIM banca, tenho TIM proteção tudo isso por 44,90 reais apenas, e hoje minha esposa tantam fez portabilidade para TIM, levei meu pai, minha mãe, minha irmã, meus primo e tios, tenho uma porrada de amigos que usam TIM a anos e anos e todos estão gostando muito da TIM, aqui na minha região a TIM tem o melhor sinal 4G e funciona em lugares aonde as outras operadoras nem dão sinal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito da TIM! Ela esta sempre inovando em promoçoes e foi ela quem inventou promoções com ligaçoes ilimitadas. Tenho dois chips dela.

      Excluir
  23. Fui cliente Vivo Pós por muitos anos. A cobertura é realmente Suprema. A TIM aqui no RJ era bosta. Melhorou muito. Sobretudo, depois que passou a atuar a 700mhz. Hoje sou TIM Beta Lab com orgulho. Não há melhor custo benefício atualmente.

    ResponderExcluir
  24. simples áreas ..vivo tem maior área de cobertura de sinal ..pelo menos no nordeste tem nem sinal da claro ou Tim ..ao capitais agora inteiro vivo manda ...com pior serviço mais manda ..única opção ..

    ResponderExcluir
  25. Tenho beta Lab com orgulho em Manaus. Plano mensal de 20gb de internet, 2000 minutos de ligação para qualquer operadora, etc... Melhor plano pré pago disparado. Não reclamo do sinal em RJ, SP e Manaus. Nunca me deixou na mão. E o mais engraçado: a maioria das pessoas que conheço sao clientes da Tim.

    ResponderExcluir
  26. Bom, eu possuo plano TIM Black, e sou cliente da TIM a mais de 11 anos, e posso dizer que não tenho o minimo interesse em trocar dela pra VIVO, OI, Claro ou NEXTEL, a TIM teve no passado muitos problemas relacionado ao seu sinal, mas com o investimento em sua cobertura nos ultimos anos, isso foi desaparecendo, Moro em Joinville SC, e aqui o sinal da TIM é o melhor de todos, tanto no 3G, quanto no 4G, final de semana viajei de ônibus até Foz do Iguaçu, e o 4G foi me acompanhando até lá em 90% do percurso de mais de 750km, só tem uma coisa, a Base da VIVO não diminui pois ela não tem feito a limpeza de sua base daquelas CHIPs que estão a mais de 6 meses sem recarga, ou aqueles chips de gaveta, ai é fácil só crescer, acredito que essa queda da TIM seja da limpeza de Base que todas as operadoras são obrigadas a fazer a cada 6 meses.

    ResponderExcluir
  27. O crescimento da Vivo se deve às linhas pós de máquinas, não de pessoas. Essas linhas custam em média 6 reais por mês cada. Não é crescimento de clientes de carne e osso, são equipamentos que inflam artificialmente o crescimento da Vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que a tim tem cobertura ruim mas no Paraná e Santa Catarina ela é a melhor tanto 4g como 3g e a vivo é a que tem menos antenas das 4

      Excluir
  28. E a tendência é piorar pois a Tim não ajuda os betas, ela aumentou o valor para 55 reais e colocou uma porcaria que ninguém usa o Tim Backup, se pelo menos tirasse isso e aumentasse a internet seria muito Mas muito melhor.tim bosta

    ResponderExcluir