Primeira rede 5G do mundo foi lançada no Catar

No entanto, ainda não há smartphones compatíveis com a tecnologia.


Enquanto países como os Estados Unidos e China estão na corrida para lançar redes e smartphones 5G em 2019, uma operadora do Catar saiu na frente. A Ooredoo anunciou o lançamento do ‘5G Supernet’ – a primeira rede comercial de 5G do mundo. 


No entanto, o lançamento da rede esbarra em um problema: a falta de smartphones compatíveis. As fabricantes Qualcomm, Samsung e Huawei já estão trabalhando em modens 5G e prometem o aparelho com a nova tecnologia para o segundo semestre do ano que vem. 


De acordo com o site Olhar Digital, a primeira rede 5G do mundo fica localizada na cidade de Doha, capital do Catar. 

Conforme a operadora do país, o lançamento ocorrido no último dia 14 marca o primeiro estágio das redes ‘5G Supernet’, que está ocupando o espectro de 3,5 GHz. 

A área de cobertura da rede se estende da ilha artificial Pearl-Qatar até o Aeroporto Internacional Hamad, passando por diversos pontos turísticos da cidade. 
A Ooredoo vem investindo na implantação do 5G desde 2016, tendo realizado testes em diversos locais da capital do país. A operadora chegou a fazer testes de serviços de quinta geração voltados para empresas. 

Alguns clientes tiveram acesso a experiências de ‘velocidades 5G’ antes mesmo de os padrões das redes serem definidos. 

Apesar de os smartphones 5G só serem lançados em 2019, a operadora disse que vai oferecer, enquanto os celulares não chegam, equipamentos domésticos com acesso à tecnologia de quinta geração. 

A Ooredoo ainda promete entregar 1Gbps de velocidade para os clientes selecionados. No entanto, nada foi dito quanto a real capacidade da rede com o lançamento comercial.

Enquanto o tempo não diz se a Ooredoo ganhou a corrida pelo 5G ou não, outras companhias continuam anunciando as suas redes. A Etisalat, dos Emirados Árabes Unidos, prometeu lançar suas redes com taxa de 1 Gbps e com dispositivos compatíveis em setembro

Já as operadoras americanas, como a Verizon e a AT&T, prometeram entregar as primeiras conexões 5G do país entre o fim deste ano e o começo do próximo.



Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*