segunda-feira, 30 de julho de 2018

Veja como parar de receber SMS publicitários das operadoras

O que você achou? 
Empresas de telefonia são obrigadas a dar ao cliente opção de escolher entre receber ou não esse tipo de mensagem.

Seu telefone recebe uma notificação, você corre para verificar esperando que seja algo importante ou uma mensagem de alguém especial. E o que você sente é uma grande decepção quando vê que a mensagem é uma publicidade da sua operadora.

As operadoras enviam SMS quase que o dia todo para seus clientes, principalmente para ofertar os chamados SVAs (Serviços de Valor Adicionado), que são as assinaturas por mensagem de horóscopo, dicas de saúde, futebol entre outros.



A frequência do envio dessas mensagens é tão intensa que até aumentou em 23% o número de notificações dos consumidores do pós-pago referentes a SVAs junto à Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) de 2016 para 2017.

De acordo com o órgão regulador, os clientes têm que ter a opção de receber ou não as mensagens. 

Além disso, as operadoras precisam disponibilizar uma forma dos consumidores poderem cancelar o recebimento destas propagandas no momento em que desejar. 

Para o não receber mais mensagens de serviços promocionais, basta o usuário enviar um SMS com a palavra "sair" para o número correspondente da sua operadora. São eles:

Claro: 888
 Oi: 55555
TIM: 4112
Vivo: 457


O Minha Operadora realizou o teste e, no mesmo instante, recebeu a seguinte resposta da operadora Vivo: “Mensagem recebida com sucesso. A partir de agora, você não receberá mais mensagens publicitárias desta prestadora.”

O serviço deve ser cancelado em 24 horas. Caso o contrário, o cliente pode procurar o atendimento da Anatel.

Outro incômodo são as insistentes ligações realizadas pelo telemarketing das operadoras. No Rio de Janeiro foi sancionada a lei 7.853/2018 em maio deste ano que restringe os horários de ligações de call center.

No estado, as operadoras só podem ligar de segunda a sexta e em horário comercial, com multa milionária em caso de descumprimento.



8 comentários:

  1. Fiz agora,vamos ver se funciona.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela informação, recebi um retorno da Oi e Tim informando que não recebei mais propaganda, apesar de eu sempre receber SMS dizendo sobre o saldo, e renovação de promoções.

    ResponderExcluir
  3. Executei o procedimento no meu TIM e recebi a confirmação de que não seria mais importunado! Vamos ver... obrigado pela informação!

    ResponderExcluir
  4. Com a oi, isso nao funciona! Muito menos com a VIVO! Ja solicitei, via SMS, o cancelamento das mensagens publicitárias da Oi várias vezes e nada aconteceu. O sistema da vivo nao faz o bloqueio dessas mensagens. Falo isso porque trabalho todos os dias com o sistema da operadora. Eu e todo mundo do callcenter fingimos que cancelamos essas mensagens e aquelas que aparecem na tela do aparelho do nada.

    ResponderExcluir
  5. Mandei pra Claro e me retornaram com uma mensagem: "Solicitação cancelada" Isso quer dizer que não funcionou né?

    ResponderExcluir
  6. Meu comentário ali em cima de ontem, infelizmente isso não resolve, hoje já me mandaram SMS de novo pela Tim, piada.

    ResponderExcluir