13/04/2024

Veja como parar de receber SMS publicitários das operadoras

Empresas de telefonia são obrigadas a dar ao cliente opção de escolher entre receber ou não esse tipo de mensagem.


Seu telefone recebe uma notificação, você corre para verificar esperando que seja algo importante ou uma mensagem de alguém especial. E o que você sente é uma grande decepção quando vê que a mensagem é uma publicidade da sua operadora.


As operadoras enviam SMS quase que o dia todo para seus clientes, principalmente para ofertar os chamados SVAs (Serviços de Valor Adicionado), que são as assinaturas por mensagem de horóscopo, dicas de saúde, futebol entre outros.


A frequência do envio dessas mensagens é tão intensa que até aumentou em 23% o número de notificações dos consumidores do pós-pago referentes a SVAs junto à Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) de 2016 para 2017.

De acordo com o órgão regulador, os clientes têm que ter a opção de receber ou não as mensagens. 

Além disso, as operadoras precisam disponibilizar uma forma dos consumidores poderem cancelar o recebimento destas propagandas no momento em que desejar. 

Para o não receber mais mensagens de serviços promocionais, basta o usuário enviar um SMS com a palavra “sair” para o número correspondente da sua operadora. São eles:

Claro: 888
 Oi: 55555
TIM: 4112
Vivo: 457


O Minha Operadora realizou o teste e, no mesmo instante, recebeu a seguinte resposta da operadora Vivo: “Mensagem recebida com sucesso. Daqui a 30 dias você não receberá mais mensagens publicitárias desta prestadora.”

O serviço deve ser cancelado em 24 horas. Caso o contrário, o cliente pode procurar o atendimento da Anatel.

Outro incômodo são as insistentes ligações realizadas pelo telemarketing das operadoras. No Rio de Janeiro foi sancionada a lei 7.853/2018 em maio deste ano que restringe os horários de ligações de call center.

No estado, as operadoras só podem ligar de segunda a sexta e em horário comercial, com multa milionária em caso de descumprimento.

8 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
8 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários