sábado, 30 de junho de 2018

Nextel chega a 3 milhões de clientes e é a que mais cresce no móvel

O que você achou? 
Apesar de lançar novidades, TIM perde mais de 400 mil clientes de abril para maio, enquanto Claro ganha 64 mil, Oi 38 mil e Vivo 27 mil.

Pela primeira vez desde que foi lançada, a Nextel chegou a 3 milhões de clientes em sua base de telefonia móvel. O número foi alcançado no mês de maio, quando, mais uma vez, a operadora registrou o maior crescimento entre as concorrentes, desta vez de +1,42% em relação ao mês de abril.

Os dados foram liberados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta sexta-feira (29), e mostram que Claro, Oi e Vivo também aumentaram sua base, enquanto a TIM foi a única das grandes operadoras a sofrer um grande número de desistência por parte dos clientes.





Em números totais, a operadora que conseguiu atrair mais assinantes para suas ofertas foi a Claro, que de abril para maio conquistou 64.520 clientes novos. Em seguida vem a Nextel (42.217), a Oi (38.344) e a Vivo (27.398), que volta a se recuperar depois da perda que registrou de março para abril.




O número foi negativo para a Algar Telecom, que mesmo com seu plano de dados ilimitados e tendo atraído quase 10 mil clientes novos no último mês, registrou uma perda de -881 linhas.



Mas a maior perda mesmo foi registrada pela TIM, que lançou um novo portfólio com conteúdos ilimitados para seus clientes pré, pós e controle logo no início de maio, mas ainda assim viu 438.132 clientes desistirem de seus chips e possivelmente mudarem de operadora.

Em números proporcionais, a Nextel foi a que mais cresceu no mês de maio, enquanto a TIM foi a que apresentou o pior desempenho. Veja o ranking:

  1. Nextel (+1,42%)
  2. Claro (+0,11%)
  3. Oi (+0,10%)
  4. Vivo (+0,03%)
  5. Algar Telecom (-0,06%)
  6. TIM (-0,76%)

Ano favorável para Nextel e Vivo


Vale destacar que, na comparação anual, ou seja, de maio de 2017 a maio de 2018, a Nextel aparece disparada como a operadora que mais cresceu no período. Além dela, que teve resultado 17% superior, apenas a Vivo registrou aumento na base total de um ano para outro, com +1,2%.

Todas as outras, sem exceção, registraram quedas na comparação anual: a Oi perdeu 7,5% de seus clientes, a TIM 6,4% e a Claro, com resultado um pouco mais leve, recuou a base em 1,9%.

LEIA TAMBÉM:

A Nextel Brasil de fato parece estar querendo chamar a atenção de novos clientes, trabalhando propagandas provocativas, exaltando sua ‘internet sem bloqueio’, seus planos Test Drive, que permitem o teste gratuito do chip Nextel por um mês e, recentemente, lançando o Nextel +Happy, um pré-pago com custo inferior a R$ 50, que dá direito a chamadas ilimitadas e 10GB de internet por mês. Por precisar de um convite para fazer parte do plano, que ainda está em uma fase de testes para poucos clientes, ele acaba se parecendo muito com o TIM beta.

Mas a operadora, que é controlada pela NII Holdings, está prestes a ser vendida. Pelo menos é o que deseja sua controladora, segundo fontes da Reuters. Como possível compradora aparece a Vivo, que, como vimos, fez ‘dupla’ com a Nextel em crescimento na base no período de 12 meses.

Em maio de 2018, o Brasil fechou o setor de telefonia móvel com 235.451.570 chips ativos. O número foi 0,10% inferior ao mês de abril e -2,75% em relação a maio de 2017. Nesse último ano, houve uma queda de 6 milhões, 666 mil, 607 linhas móveis.

Market share


Em market share, a Vivo continua líder absoluta em número de clientes, com 75 milhões (quase 32% do total). Ela é seguida pela Claro, que se distancia cada vez mais do terceiro lugar, que é da TIM. 

Para ter uma ideia, em maio de 2017, a TIM tinha 61 milhões de clientes, com 25,2% do total de assinantes móveis do país, enquanto a Claro ficava com 60 milhões (24,9%).

Depois de inverter sua posição no ranking em agosto do ano passado, a Claro agora tem os mesmos 25,2% de mercado que a TIM tinha há um ano (com 59 milhões de linhas ativas), mas a operadora da Telecom Italia caiu para 24,3% (57 milhões).

A Oi está, atualmente, com uma parcela de 16,5% do mercado de telefonia móvel (38,8 milhões) e a Algar Telecom com 0,5% (1,3 milhão).

A Nextel tem apenas 1,28%, mas não deixa de comemorar seu novo marco. Afinal, ela já havia alcançado 2 milhões de clientes em maio de 2015, mas somente agora, dois anos depois, ultrapassa os 3 milhões.

Veja também os números completos e quem se destacou em banda larga e TV por assinatura e TV por assinatura.


37 comentários:

  1. A tim está pagando o preço devido a sua "qualidade" de cobertura. Pode até ter preços bons mas quem precisa usar o celular precisa q esteja funcionando. Já passei por muitas situações onde tinha sinal mas não funcionava nenhum serviço. Até hoje quando precisa ligar para um número da tim precisa ligar umas 3 ou 4 vezes pra conseguir completar a ligação.

    E ainda as outras operadoras estão se mexendo e mesmo q demore pra ampliar o seu 4g quando tem são muito superiores que a Tim. Onde moro hoje apenas a Tim tem 3G e 4g, claro e oi apenas 2g. Mas não vejo a hora da Claro ter pelo menos o 3g que eh mais rápido que o 4G da tim, já que percebi que estão trocando as antenas do erb por antenas maiores pra 3g/4g.

    ResponderExcluir
  2. A tim e pessima pra tudo ligacao cai muito sms nao vai internet 2 g gprs lenta as vezes nem funciona ao fazer uma chamada fica sem servico e cai a ligacao entao cancelei meu chip da tim e uso so a claro

    ResponderExcluir
  3. Vivo mercenária quase perdendo seu posto pra Claro. Que continue assim!

    ResponderExcluir
  4. Realmente a Tim lançou muitas promoções , mais não decolou . Ela tem que seguir as promoções simplistas da claro e da Oi . ( prezao e oi livre). Ou seja , internet e minutos ilimitado juntos .

    ResponderExcluir
  5. A Tim tem boas promoções, o problema é a cobertura, poucas erbs em cidades menores com cobertura apenas na área central das cidades. Enquanto vivo e Claro tem número de antenas maior.Pelo menos essa é a situação de Belo Jardim/PE. Detalhe nenhuma Cidade vizinha tem sinal Tim, ai não tem como permanecer na Tim.

    ResponderExcluir
  6. Tim está subindo os preços.E Tim Beta não tem ligações ilimitadas p outras operadoras.Simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Já percebo muita gente não conseguindo mais vender convites pois o tim beta já se tornou um plano caro e obsoleto. O único que ainda vale a pena eh o beta lab mensal. Fora isso perdem para a promocao de outras operadoras e até mesmo pelas promoções do próprio pre da tim

      Excluir
  7. A tim vai perder mais clientes ainda ela estala a estrutura de ferro que seria as RBS mais fica anos sem colocar os equipamentos como que quer ganhar cliente deste jeito vai ficar pra trás mesmo

    ResponderExcluir
  8. Nextel tem que comer muito arroz com feijão para manter o crescimento. Ela ainda não foi lançada em muitos estados. Paraná, por exemplo, só região metropolitana de Curitiba.

    ResponderExcluir
  9. Nextel happy é com certeza o melhor plano pré pago que já vi, 4GB + ligação ilimitada + SMS + apps de msg sem descontar da franquia por apenas 39,99 ative sua linha utilizando o código TJKGI66J e garanta mais 1GB por 30 dias.

    ResponderExcluir
  10. Nextel está assim por que está dando um mês de graça, usei por um mês aqui em São Paulo, onde ela não tem sinal usa a rede da vivo fica péssima a Internet nem eh funciona, isso falo por usei.

    ResponderExcluir
  11. Eu usava os serviços da Tim, mais devido a sua cobertura somente no centro da cidade e a falta de cobertura em certos bairros e em estradas seu 4G velocidade tartaruga que não passa de 5 Mb, tive que portar meu numero para claro onde estou satisfeito com o prezão.

    ResponderExcluir
  12. Vale lembrar que Chips Nextel happy vc encontra nas lojas Pernambucanas e lojas Americanas. , Continuem usando o código TJKGI66J na ativação da sua linha para garantir seu 1GB de internet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca funciona esses códigos

      Excluir
    2. Esse você pode usar sem medo amigo!, Faça o teste e depois responda aqui mesmo ok. abraço!!

      Excluir
  13. Não adianta ter preço e não ter qualidade, assim é a tim, sua rede oscila demais, internet e ligações muito instáveis, aí não há quem queira mesmo, cansei de passar raiva com esta operadora, eu uso vivo por causa de sua cobertura, mas pelos relatos em sites como este tudo deixa a crer que a claro é a operadora do momento.

    ResponderExcluir
  14. Viva Claro e Claro Prezao...Viva CarLos Slim

    ResponderExcluir
  15. Trabalho viajando e tenho dois celulares um com chip vivo e outro com chip claro. A cobertura da Vivo na região que CO e MG é melhor, porém a Claro tem melhor qualidade. O plano da Claro controle por R$54,90 pra mim é imbatível, 3GB Internet, ligações ilimitadas para qualquer operadora usando o 21 e sem cobrança de deslocamento. Resumindo na soma de tudo Claro é melhor que Vivo. Tim já tive mas está abaixo das duas.

    ResponderExcluir
  16. Tenho TIM a quase 10 anos e sem sombra de dúvidas que a operadora melhorou e muito; não tenho do que reclamar aqui na minha região, mas é óbvio que sei, evidentemente das limitações, deixa muito a desejar em cobertura nas estradas e cidades do interior (não em cidade grandes e médias) na qual, inclusive eu moro... pode ser que, se morasse em uma região do interior, não opta-se por ela. Única coisa que creio estar deixando a desejar, é mesmo a velocidade do 4G. Moro a poucos metros de uma ERB 3G/4G e em um bairro estritamente residencial (velocidade 30M) e não passa disso! Já no serviço, quase não utilizo o 4G, velocidade de 3, 2M ou as vezes até menos, em uma região adensada e bem comercial. Tem que instalar mais ERB's urgente!!! Fora isso, o custo x beneficio, a meu ver, é o melhor!

    ResponderExcluir
  17. A Tim não está mais preocupada na quantidade de linhas ativas, mas sim na qualidade das que permanecem em sua base. A perda significativa de linhas está desafogando a rede aqui na minha região. A velocidade do 3G está boa e nem vejo necessidade de 4G. Consigo ver vídeos de boa. A Tim está fazendo uma "lipo" em sua base, os clientes não rentáveis podem ir pra concorrência. Mas a pergunta que fica é: porque enquanto os clientes diminuem, o lucro da Tim só aumenta desde 2016? Porque a Tim descobriu como faturar mais com menos linhas ativas. Ao liberar a recontratação dos Betas Labs Mensais, a Tim garantiu seu lucro. Uma linha Beta Lab Mensal que compre 3 pacotes já despejará 150 reais, quantia muito mais alta que planos pós de qualquer concorrente. Os Betas Lab estão segurando a Tim e vão continuar imbatíveis, porque um Lab tem grana pra gastar sem problemas. Eu tenho 3 anos de Beta Lab e agora que foi liberado a recontratação dos pacotes mensais, me considero ilimitado nos dados móveis. O Tim pré pode fazer e acontecer, mas são os Labs Mensais que seguram a Tim. Tanto é que o lucro da Tim só aumenta enquanto a Tim esconde a quantidade de Betas em sua rede. Ela perde pré de 10 reais, mas em contrapartida, ganha 150 reais em média dos Labs que podem recontratar à vontade os pacotes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo isso que você informa amigo não vale nada se a Tim deixa a desejar no quesito qualidade de sinal, moro no centro de São Paulo, aonde a Tim fala que já tem cobertura total 4g posso garantir a você a Tim na minha região e pífia de sinal, minha esposa tem Tim eu Claro, a qualidade da Claro em São Paulo e bem superior a Tim, fomos para o Interior do estado cidade chamada Socorro uma cidade com visitas de mitos turistas, adivinha se alguém dessa cidade usa Tim, não, questionei o porque se a cidade já tem o 4g da Tim, o comerciantes foram unaunâni em falar, Tim nem de graça, horrível de sinal, portanto amigo para você pode ser ótima porque está em um lugar que tem um bom sinal, agora se precisar da Tim em viagem para alguns estados, você verá quem é a Tim, boa sorte.

      Excluir
    2. A culpa da falta de sinal da Tim na cidade de São Paulo é da prefeitura. Aliás, São Paulo é uma das cidades inimigas da expansão das operadoras. Atualmente, 700 pedidos de novas antenas das operadoras simplesmente se arrastam devido à burocracia. A Tim vai e faz o pedido pra cobrir uma área de sombra e a prefeitura nega. Simples assim. E não é somente São Paulo, há muitas outras cidades onde os prefeitos não estão nem aí. É fácil creditar a falta de sinal à operadora, difícil é certas prefeituras liberarem rápido novas antenas para cobrir buracos na cobertura.

      Excluir
    3. https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sp-quer-facilitar-a-instalacao-de-antenas,70002208832

      Excluir
    4. Amigo , até parece que você trabalha na Tim veja os comentários de vários colegas é de toda parte do Brasil não é especificamente São Paulo, porque a Claro e a Vivo são muito boas em São Paulo? elas têm o mesmo problema da Tim, me desculpe, Tim é horrível, já falei para minha esposa jogar o chip no lixo, desça para o litoral, faça o teste, o sinal oscila demais.

      Excluir
  18. Enquanto a Tim lançou através do Beta os pré pagos categoria premium, a pobre Nextel só tem grana em caixa pra mais 12 meses de operação. Perdeu muita grana ao se associar à Vivo e ter que pagar roaming local pra mesma. Então, quantidade de clientes não é indicativo de saúde financeira. A Tim prefere pagar impostos sobre uma linha que gasta como se fosse 4. E isso, a concorrência não consegue entender.

    ResponderExcluir
  19. Tim pro sinal oscilar mto de 4G pra 2G não obrigado nem que venha com 20 gigas por R$50,00 quero qualidade

    ResponderExcluir
  20. A TIM preocupada com qualidade! Que piada, aqui no interior de São Paulo moro a 600 metros da torre e o sinal chega degradado sendo que nem tem prédios ou algum obstáculo pro sinal oscilar tanto pro 4G ir pro 2G.

    ResponderExcluir
  21. Hoje a Claro iniciou o 3G e 4G na minha localidade em Nova Santa Rosa/PR. Fazendo uma comparação o 3G da Claro chegou a 9mbps enquanto a Tim mal chega a 2mbps fora das vezes q nunca passou de 1mbps. No 4G a diferença eh muito maior, na tim o máximo foi 10mbps enquanto a Claro hj chegou a 50mbps.
    Fora que na minha casa preciso pendurar o celular pra pegar algum sinal da tim no 4G já a Claro em qualquer cômodo da casa tem sinal e olha que a distância entre as torres e minha casa são praticamente a mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na minha cidade é mesma coisa a Tim e a Claro usam o mesmo site a cobertura indoor e outdoor e velocidade da claro é muito superior ao da Tim.

      Excluir
  22. Tim melhor preço? Oferece 1,5 + 500 de bonus caso vc mantenha a recarga toda semana por 15 reais o que a vivo já faz porem vc tem os 2GB de primeira sem essa de bonus pra iludir os clientes, sinal ótimo. Planos pré pagos que vc fica sem usar pois o sinal é horrível. Agora o plano de 1GB+ 1GB de bonus por mês por 10$ parece ser uma boa mas não e não.

    ResponderExcluir
  23. Pra mim e:
    Vivo
    Claro (so não é a primeira pq n pega aqui onde moro)
    Oi
    Nextel

    ResponderExcluir
  24. Anita está virando a cabeça do povo,e muita gente passando pra Claro.

    ResponderExcluir
  25. Pra quem usa pouco celular a Claro fez alterações na sua oferta diária.
    Incluiu 10 minutos pra qualquer operadora por 1,39 e tem a oferta diaria de 1,99 que inclui internet de 100mb, sms, ligações ilimitadas pra Claro e 10 minutos para outras operadoras. Claro sempre inovando!!!

    ResponderExcluir