19/12/2025
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COVID-19: Algar Telecom transforma uniformes em máscaras

Projeto da operadora confecciona um total de 80 unidades do item por dia; entenda.

Imagem: Campanha da Algar Telecom no Twitter

Nada há nada como a criatividade para combater a pandemia do novo coronavírus. A Algar Telecom encontrou uma solução bem diferenciada para colaborar com todos que precisam se proteger da COVID-19.

Os técnicos que trabalham em campo e precisam substituir, descartar ou trocar seus uniformes doam as peças para o Sinhá Recicla.

Dessa forma, em parceria com a operadora, a instituição consegue fabricar aproximadamente 80 máscaras por dia, após esterilizar e descaracterizar o material, com a retirada do logo da empresa.

O último processo é a venda, cujo lucro é convertido em itens de higiene e cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para entender de maneira quantitativa, foi divulgado que é possível fabricar oito máscaras adultas e duas infantis com apenas uma camiseta M.

Parceiro da Algar Telecom na iniciativa, o projeto Sinhá Recicla busca promover a inclusão e capacitar jovens mulheres com pouca escolaridade e fora do mercado de trabalho.

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Ademais, a prestadora já era envolvida com projetos de reciclagens e artesanatos a partir de uniformes que não possuíam mais utilidade para a empresa.

“Vimos nesse projeto uma forma de contribuir com a sociedade e a sustentabilidade, ainda mais nesses tempos de pandemia quando a comunidade precisa de apoio de todos nós”, disse Cristiana Heluy, head de Comunicação, Marca e Sustentabilidade da Algar Telecom.

Facebook vai oferecer chamadas de voz; conheça o CatchUp

Aplicativo foi lançado oficialmente na última terça-feira; entenda a proposta da empresa.

Divulgação Google
Imagem: Divulgação Google

Em tempos de isolamento social e pandemia do coronavírus, as ligações se tornaram um recurso cada vez mais utilizado. Muitos permanecem no WhatsApp para enviar mensagens de texto, voz e até mesmo fazer ligações pelo popular aplicativo. Mas, a partir de agora, será possível ter um sistema próprio para falar com amigos e familiares.

O Facebook anunciou o lançamento do “CatchUp”, aplicativo próprio para efetuar ligações via internet, as tradicionais chamadas VoIP.

De acordo com um estudo feito pela própria companhia, um dos principais motivos pelos quais as pessoas não efetuam chamadas de voz é a dúvida, ou seja, não sabem se a pessoa está ou não disponível para receber uma ligação.

Dessa forma, o CatchUp montou um layout baseado em um chat mesmo, onde a bolinha verde indicará se o usuário está ou não disponível para conversar. Lembra até mesmo o finado “MSN”, não é mesmo?

Além disso, as chamadas em grupo ficam mais acessíveis com um único toque, conforme destaca o comunicado de lançamento do Google.

Atualmente, os testes ocorrem nos Estados Unidos nos sistemas Android e iOS.

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Em conclusão, o Facebook destaca que o aplicativo é experimental. Se tudo funcionar corretamente, é bem provável que não demore para a novidade alcançar o mundo inteiro.

via GIPHY

Com informações de NPE Facebook

Play Store terá gerenciador de assinaturas de streaming

Loja do Google já oferece o recurso, mas deve aprimorar em breve; saiba como ele poderá ser utilizado.

Ilustração - Play Store
Imagem: Wikimedia Commons

Algumas assinaturas já podem ser realizadas diretamente pela Play Store, famosa loja de aplicativos do Android. Mas, obviamente, a funcionalidade evolui para se tornar uma grande plataforma de gerenciamento para os usuários.

Atualmente, pelo smartphone já é possível acessar a loja e ir diretamente em “Assinaturas” para comprar novos serviços. Do streaming, apenas FOX e Globoplay estão disponíveis, mas isso deve mudar em breve.

O recurso ganhará mais espaço nas Smart TVs com sistema Android TV. O usuário poderá utilizar o e-mail habitual da conta Google e ativar uma assinatura dentro da própria Play Store, que terá o cartão devidamente cadastrado.

Posteriormente, é provável que a plataforma escolhida envie um e-mail com o pedido de que o usuário complete um cadastro com mais informações.

Mas a ideia é construir um modelo único para gerenciamento de todas as assinaturas.

Ademais, para os televisores, o Google explica que segue com projetos pilotos para facilitar a inscrição e instalação de aplicativos na Android TV, com mais rapidez. A empresa diz que vamos ouvir mais sobre esses aplicativos específicos em breve, assim como uma maior atualização.

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Mesmo com poucos (e talvez confusos) detalhes, é interessante observar que o Google trabalha para que seus consumidores tenham a facilidade de gerenciar todas as suas assinaturas.

Com um mercado cada vez explosivo, nem todos querem ter o trabalho de ter que ir em cada aplicativo para cancelar ou fazer outras atividades que poderiam ser realizadas em uma única plataforma.

Imagem divulgada pelo 9to5google
Imagem divulgada pelo 9to5google

Com informações de 9to5google

Oi será imprescindível para as novas estratégias da Anatel

Operadora tem a maior rede de fibra do país e pode ser a primeira na conquista dos resultados projetados pela agência.

Logotipo da Oi
Imagem: Logotipo da Oi

Na última terça-feira, 26, a Anatel divulgou uma atualização do seu plano estratégico para o período de 2015-2024. Primeiramente, chama atenção a projeção de cobertura via fibra óptica para 4.883 municípios até 2023.

Atualmente, uma tele que será muito relevante para conclusão da meta é a Oi (OIBR3 / OIBR4), segundo uma avaliação do Bradesco BBI. A operadora possui a maior rede de fibra do país e vive um momento de redirecionamento dos negócios.

Para até o fim de 2020, por exemplo, é aguardada a venda da operação móvel da tele, que além de movimentar uma boa quantidade de recursos para o caixa, vai colocar a empresa em um único foco: a fibra óptica.

“O aumento da velocidade média contratada para 150 Mbps mostra um foco claro na implantação de fibra, pois seria difícil fornecer essa velocidade via cabo”, comentaram os analistas Fred Mendes e Flávia Meireles na análise publicada pelo Money Times.

Ainda assim, é imprescindível que a atuação da prestadora seja a mais estratégica possível. A Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco de crédito do mundo, rebaixou a operadora para CCC+.

É um reflexo da deterioração do ambiente operacional brasileiro, assim como as fracas tendências operacionais que chegam como barreira para o crescimento da Oi.

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Em suma, a venda da operação móvel é muito necessária para que a Oi volte aos seus tempos áureos no mercado de telecomunicações brasileiro.

Mas, o fato de a empresa já ter conseguido dar a largada na frente com a fibra óptica é um bom sinal.

Com informações de Money Times e Money Invest

47 milhões de brasileiros seguem desconectados

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Desigualdade digital atinge cerca de um quarto da população do país.

Segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2019, divulgados nesta terça-feira, 26, o uso da internet no Brasil atingiu 134 milhões de usuários. Entretanto, 47 milhões de brasileiros, quase um quarto da população do país, seguem desconectados.

O contingente de brasileiros sem acesso à internet envolve 35 milhões de pessoas em áreas urbanas e 12 milhões em áreas rurais.

Somente na classe DE, são 26 milhões de pessoas que não tem acesso à rede. Em 20 milhões de domicílios, principalmente na região Nordeste (35%) e em famílias com renda de até um salário mínimo (45%), não existe conexão à internet.

Para 58% dos brasileiros a conectividade só é possível por meio de redes móveis, realidade de 85% das classes DE.

Segundo a pesquisa, o celular é utilizado por 99% dos usuários de internet. A conectividade exclusiva pelo dispositivo é predominante na população preta (65%), seguido da parda (61%) e branca (51%).

Quanto ao tipo de conexão presente nos domicílios, o estudo mostrou que o acesso via cabo ou fibra óptica saltou de 24%, em 2015, para 44%, em 2019. Já a conexão DSL, caiu de 26% para 6% no mesmo período.

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“A falta de acesso à Internet e o uso exclusivamente por celular, especialmente nas classes DE, evidenciam as desigualdades digitais presentes no país, e apresentam desafios relevantes para a efetividade das políticas públicas de enfrentamento da pandemia. A população infantil em idade escolar nas famílias vulneráveis e sem acesso à internet também é muito afetada neste período de isolamento social. A pandemia revela de forma clara as desigualdades no Brasil”, destacou Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

A pesquisa TIC Domicílios é realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Com informações de Telesíntese.

Google está desenvolvendo criptografia para o app Mensagens

Ideia da companhia é oferecer uma alternativa para concorrer com iMessage e WhatsApp.

Ao que tudo indica, o Google está trabalhando para melhorar o seu aplicativo de mensagens instantâneas, para concorrer diretamente com os seus rivais iMessage, da Apple, e WhatsApp, do Facebook.

A versão 6.2 do aplicativo Mensagens, disponível no sistema Android, mostra que a gigante de buscas está desenvolvendo a criptografia de ponto a ponta, para dar mais segurança na troca de mensagens, por meio do protocolo Rich Communications Service (RCS).

A tecnologia RCS já está disponível para os clientes da Vivo, Claro e Oi, e funciona como se fosse o sucessor das mensagens de texto por SMS.

Na nova versão do aplicativo de mensagens do Google foram encontrados linhas de código, no qual diz que o recurso de criptografia depende de boa conexão com a internet.

Quando a conexão é ruim, o aplicativo avisa ao usuário que o envio de mensagens está aguardando melhorias, mas que pode ser realizada sem a criptografia por meio de SMS e MMS.

Como essas são apenas as primeiras linhas de código, é provável que a companhia está preparando para lançar o aplicativo com o novo recurso de segurança em um futuro próximo.

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Por enquanto, na nova versão, o usuário pode escolher no menu de configuração a possibilidade de permitir (ou não) que outros apps possam ler as mensagens. É o caso do recurso que permite o preenchimento automático de códigos de autenticação enviados por SMS.

Atualmente, aplicativos de mensagens como WhatsApp, iMessage, FaceTime, Telegram, Wire e Signal oferecem a criptografia ponta a ponta. Em breve, o Messenger, do Facebook, também deve receber o recurso de segurança.

Com informações de Tecnoblog.

Vivo lança nova plataforma com serviços digitais

Marketplace inclui produtos da Microsoft, Amazon e Huawei.

Com o objetivo de criar um ambiente multicloud híbrido, a Vivo Empresas, anunciou o lançamento da Plataforma Digital, uma espécie de marketplace que hospeda serviços em nuvem da Microsoft, Amazon e Huawei.

Com a nova plataforma, a operadora oferece um ecossistema de parceiros e soluções para seus clientes corporativos. A previsão é que no segundo semestre deste ano o hub digital também inclua outros provedores, como o Google Cloud.

Entre os serviços ofertados, destaca-se o Cloud Azure, da Microsoft e todas as opções de licenciamento, como Office 365, Dynamics e Windows 10. Também é possível ter acesso ao Huawei Cloud e ao Amazon Web Services (AWS).

Com essas ferramentas, o usuário pode ter acesso a relatórios de consumo online, o que permite análises sobre custo versus hora, tráfego de saída de rede e armazenamento. Dashboards de monitoramento também ajudam na gestão de recursos, entre outros benefícios.

Tais recursos permitem redução de custos, retorno de investimentos e maior disponibilidade das aplicações. A oferta de serviços online inclui a possibilidade de pagamento com cartão de crédito.

A operadora também oferece equipe exclusiva, que atua como uma espécie de “guru”, para ajudar as empresas no processo de digitalização e migração de tecnologias, além de otimização de custos e eficiência.

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“Com a Vivo Plataforma Digital esperamos proporcionar uma experiência 100% online aos nossos clientes, possibilitando contratação facilitada do nosso portfólio digital e entregando também toda uma camada de gerenciamento destes serviços. Tudo isso feito de maneira simples, fácil e intuitiva”, explica Debora Bortolasi, diretora de marketing, produtos e inovação digitais B2B.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

Oi confirma lançamento de plano de internet com maior velocidade

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Operadora tem investido na expansão e no aprimoramento do seu serviço de banda larga fixa. Confira a lista de cidades atendidas.

A Oi planeja lançar novas ofertas de internet banda larga por fibra óptica a partir do mês que vêm, o que inclui planos com velocidade de download de 400 Mbps.

Recentemente, o Minha Operadora já tinha publicado a informação vazada de que a Oi ofertaria planos de internet com maior velocidade. Na época, a companhia negou as novas ofertas.

A novidade foi revelada nesta segunda-feira, 25, durante a #SuperLiveNerd, evento do site Omelete que contou com apoio da operadora. Além da nova velocidade de download, também foi anunciado que o upload será de 200 Mbps.

Em contato com a Assessoria de Imprensa da Oi, o Minha Operadora recebeu a confirmação de que os planos de 400 Mpbs seriam disponibilizados a partir de junho.

Atualmente, o portfólio do Oi Fibra conta com planos de internet de até 200 Mbps, com preços a partir de R$ 99,90/mês.

Segundo a Oi, o melhor desempenho no seu serviço de banda larga fixa se deve ao diferencial de ser conectado por pura fibra ótica, desde a maior rede de transporte de dados instalada no país, com 370 mil quilômetros, até a casa do cliente.

“A Oi investe constantemente na expansão e no aprimoramento do seu serviço Oi Fibra para democratizar o acesso da população à mais moderna tecnologia de conexão de internet… Toda essa infraestrutura garante mais velocidade e estabilidade na conexão, além de uma rápida expansão da oferta de serviço em todas as regiões do Brasil” diz a companhia em nota enviada ao Minha Operadora.

Com mais de 1 milhão de clientes, em mais de 100 cidades, o Oi Fibra é considerado um serviço estratégico para os negócios da companhia.

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Confira, abaixo, a lista de cidades atendidas pelo serviço Oi Fibra.

EstadoCidade
ACRIO BRANCO
ALMACEIO
AMMANAUS
APMACAPA
BABARREIRAS
BAFEIRA DE SANTANA
BAITABUNA
BAJEQUIE
BAJUAZEIRO
BALAURO DE FREITAS
BASALVADOR
BAVITORIA DA CONQUISTA
CEFORTALEZA
CEJUAZEIRO DO NORTE
DFBRASILIA
ESNOVA VENECIA
ESVITORIA
GOAGUAS LINDAS DE GOIAS
GOAPARECIDA DE GOIANIA
GOGOIANIA
GOMORRINHOS
GORIO VERDE
MASANTA INES
MASAO LUIS
MGARAGUARI
MGBELO HORIZONTE
MGBETIM
MGCATAGUASES
MGCONTAGEM
MGDIVINOPOLIS
MGGOVERNADOR VALADARES
MGJUIZ DE FORA
MGLEOPOLDINA
MGMONTES CLAROS
MGNOVA LIMA
MGPATROCINIO
MGPOCOS DE CALDAS
MGPOUSO ALEGRE
MGRIBEIRAO DAS NEVES
MGSETE LAGOAS
MGUBA
MGVARGINHA
MGVESPASIANO
MSCAMPO GRANDE
MSDOURADOS
MTCUIABA
MTRONDONOPOLIS
MTSINOP
PAANANINDEUA
PABELEM
PAMARABA
PBJOAO PESSOA
PECARUARU
PEOLINDA
PERECIFE
PIPIRIPIRI
PITERESINA
PRALMIRANTE TAMANDARE
PRCASCAVEL
PRCOLOMBO
PRCURITIBA
PRMARINGA
PRPONTA GROSSA
PRSAO JOSE DOS PINHAIS
RJANGRA DOS REIS
RJARMACAO DOS BUZIOS
RJBARRA MANSA
RJBELFORD ROXO
RJCABO FRIO
RJCAMPOS DOS GOYTACAZES
RJDUQUE DE CAXIAS
RJMANGARATIBA
RJNILOPOLIS
RJNITEROI
RJNOVA IGUACU
RJPETROPOLIS
RJQUEIMADOS
RJRIO DE JANEIRO
RJSAO GONCALO
RJSAO JOAO DE MERITI
RJTERESOPOLIS
RJVOLTA REDONDA
RNNATAL
ROJI-PARANA
ROPORTO VELHO
RRBOA VISTA
RSALVORADA
RSCANOAS
RSCAXIAS DO SUL
RSNOVO HAMBURGO
RSPASSO FUNDO
RSPELOTAS
RSPORTO ALEGRE
RSSANTA CRUZ DO SUL
RSSANTA MARIA
RSSAO LEOPOLDO
RSVIAMAO
SCBLUMENAU
SCBRUSQUE
SCCHAPECO
SCCRICIUMA
SCFLORIANOPOLIS
SCITAJAI
SCJOINVILLE
SCLAGES
SCRIO DO SUL
SCTUBARAO
TOPALMAS

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

Justiça brasileira condena Facebook a pagar R$ 16 mil

Usuário do WhatsApp teve sua conta clonada; juíza aponta negligência por parte da empresa na resolução do problema.

O 4º Juizado Especial Cível de Brasília acaba de condenar o Facebook a pagar uma indenização de R$ 16 mil para três brasileiros, que foram vítimas de um golpe da clonagem de uma conta no WhatsApp.

O crime virtual ocorreu em agosto de 2019, quando uma das vítimas anunciou a venda de um computador pessoal na OLX, um site de classificados online. O mesmo foi contatado por uma pessoa fingindo ser um representante do site, solicitando um código de verificação de segurança enviado por SMS.

Ao informar o código, pouco tempo depois, a vítima perdeu o acesso à sua conta no WhatsApp, por não estar com a verificação de duas etapas ativada. Quando percebeu o golpe, o usuário enviou um e-mail para o suporte do WhatsApp, mas somente três dias depois a conta foi realmente bloqueada.

Nesse meio tempo, o golpista enviou mensagens para os contatos da vítima, convencendo dois usuários a depositarem R$ 2.345 e R$ 7.770 em contas bancárias indicadas por ele.

Durante o processo, o Facebook Serviços Online do Brasil alegou que não é proprietária, provedor ou operador do WhatsApp, sendo apenas pertencente ao mesmo grupo empresarial que o app. Portanto, a empresa diz que não pode ser ré no processo.

Entretanto, a juíza Oriana Piske observou que a empresa é representante no Brasil do conglomerado que administra o WhatsApp.

“Tenho que tal alegação vem somente com intuito de dificultar a defesa dos direitos dos consumidores brasileiros, eis que a WhatsApp Inc. sequer tem sede no Brasil”, afirmou a magistrada.

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Na decisão, a juíza alegou “negligência” por parte do Facebook, ao não atender imediatamente a solicitação de bloqueio da conta clonada no aplicativo de mensagens, o que contribuiu para a aplicação do golpe.

Assim, a companhia foi considerada responsável pela “exposição indevida da imagem” da vítima de clonagem, e aos outros dois usuários pelos prejuízos materiais.

O Facebook foi condenado a pagar os cerca de R$ 10 mil depositados pelos usuários, além do pagamento de R$ 2 mil para cada uma das vítimas, por danos morais.

A OLX também foi processada pelos três usuários, mas Oriana entendem que o site de classificados em nada contribuiu para os prejuízos dos autores da ação.

Para se proteger desse tipo de golpe, o WhatsApp recomenda a não divulgar o código recebido por mensagens de texto.

O aplicativo de mensagens também oferece o recurso opcional de verificação em duas etapas. Ao ativá-lo, será preciso cadastrar um PIN de seis dígitos e um e-mail, caso esqueça o código.

Assim, toda vez que a conta é acessada em um novo dispositivo, será preciso informar o PIN de segurança.

Para não esquecer o código, o WhatsApp lembrará o usuário periodicamente de digitar o PIN no aplicativo.

Com informações de Tecnoblog.

Pequenas empresas poderão captar clientes pelo Vivo Valoriza

Plataforma conta com mais de 28 milhões de clientes e oferece a iniciativa também para as médias empresas.

Divulgação Vivo Valoriza
Imagem: Divulgação Vivo Valoriza

Conhecido como um programa para benefícios e recompensas, como descontos, prêmios e experiências, o Vivo Valoriza vai abrir as portas para pequenas e médias empresas que precisam se recuperar dos graves efeitos da pandemia do novo coronavírus.

A medida funcionará da seguinte maneira: os empresários terão a oportunidade de fazer um cadastro gratuito e ter contato com mais de 28 milhões de clientes da operadora, presentes no programa.

Em troca, será necessário apenas oferecer benefícios para os usuários de telefonia aptos a utilizarem o Vivo Valoriza.

É uma iniciativa em que a operadora segue a proposta da campanha “Digitalizar para aproximar”, que quer alavancar e ajudar negócios do país inteiro.

Acima de tudo, também é uma iniciativa para minimizar os impactos da pandemia do COVID-19, que gerou uma verdadeira crise na economia do país.

Em comunicado, a operadora destaca que o estado de calamidade gerou uma queda de 29% no varejo, segundo o SEBRAE. O pequeno negócio foi o mais atingido e caiu 69% no comparativo com uma semana normal de trabalho.

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Portanto, os empresários podem aproveitar a ajuda da prestadora para retomar suas receitas. Para participar, basta ter um CNPJ regularizado e ativo, além de atuar por meio de e-commerce, WhatsApp, telefone ou modelo “take away” (pedido online ou presencial com entrega no local).

A empresa designou uma equipe especializada para analisar os cadastros.