Como resgatar os códigos PIN e PUK do chip do seu celular

Confira o passo a passo de como recuperar as senhas e descubra porque elas são de grande utilidade para o seu cartão SIM.

Muita gente não sabe, mas aquele cartão de plástico, no qual um novo chip de celular vem encaixado, contém informações importantes para a segurança do seu cartão SIM. Nele, é possível encontrar as senhas PIN (sigla de Personal Identification Number) e PUK (PIN Unlock Key).

A senha PIN pode ser utilizada para aumentar a segurança dos seus dados e do seu celular. É possível, por exemplo, bloquear as funcionalidades do seu chip, exigindo que o código seja digitado toda vez que o aparelho é ligado.


Este recurso é importante em momentos em que o smartphone é perdido ou roubado. Isso torna o seu chip único e apenas você pode utilizá-lo para fazer chamadas, enviar SMS, conectar à internet, acessar os contatos salvos ou outros benefícios do seu plano de telefonia.

Geralmente, o PIN vem desbloqueado ao comprar um novo chip junto à operadora, podendo ser ativado e, até mesmo, alterado pelo usuário. Ele contém 4 dígitos.

Já o PUK só é solicitado quando o código PIN é digitado erroneamente 5 vezes. O PUK é um código de 8 dígitos. Caso você digite errado 10 vezes este código, o chip será permanentemente bloqueado e será preciso comprar um novo.

VIU ISSO?

–> Como trocar o chip de celular durante o surto da Covid-19?

–> Aprenda a remover vírus do seu smartphone

–> Conheça os principais golpes que se aproveitam do coronavírus

Em alguns casos, o cartão também inclui o PIN 1 e o PIN 2, no qual o primeiro é a senha principal, e o segundo permite restringir determinadas funções do chip. Já o PUK 1 e o PUK 2 servem para desbloquear os PIN 1 e PIN 2, respectivamente.

Entretanto, muita gente acaba jogando o cartão do chip fora ou não se lembra onde colocou. Para recuperar esses códigos, confira a seguir!

Como descobrir o PIN e PUK?

Caso você não tenha mais a cartela do chip, você pode utilizar o PIN padrão das operadoras para configurar o bloqueio da sua linha. Os códigos são:

  • Vivo: 8486
  • Claro: 3636
  • TIM: 1010
  • Oi: 8888
  • Nextel: 0000
  • Algar Telecom/CTBC: 1212

Se mesmo assim, o código não funcionar, você precisará ligar na central de atendimento da operadora e solicitar um novo PIN e PUK para o seu chip, por meio dos números:

  • Vivo: *8486 de um número Vivo e 1058 de qualquer telefone
  • Claro: 1052 de qualquer telefone
  • TIM: *144 do seu número Tim ou 1056 de qualquer telefone
  • Oi: *144 do seu número Oi ou 1057 de qualquer telefone
  • Nextel: 1050 de qualquer telefone
  • Algar Telecom/CTBC: 1055 de qualquer telefone

Como alterar e ativar o código PIN?

É recomendado que você crie uma senha personalizada para o seu chip, para aumentar a segurança da sua linha telefônica.

Na maioria dos smartphones é possível alterar o código PIN, de qualquer uma das operadoras, nas configurações de segurança do aparelho.

Basta procurar a opção “Alterar PIN do SIM”, em “Configurar bloqueio do SIM” ou “Definir bloqueio do SIM”. Além de alteração da senha, é possível nesta mesma configuração ativar o sistema de bloqueio de chip, o que faz com que o código seja solicitado toda vez que o aparelho é iniciado.

É preciso que você tenha a senha atual ou o código padrão da operadora para fazer a ativação ou mudança do PIN.

A nova senha deve ser guardada em um local seguro, caso você acabe esquecendo o PIN.

Vale ressaltar que o bloqueio só funciona quando o chip está inserido no celular. Em caso de perda do aparelho, não é possível fazer a configuração. Nesses casos, é preciso entrar em contato com a operadora.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários