Google está desenvolvendo criptografia para o app Mensagens

Ideia da companhia é oferecer uma alternativa para concorrer com iMessage e WhatsApp.

Ao que tudo indica, o Google está trabalhando para melhorar o seu aplicativo de mensagens instantâneas, para concorrer diretamente com os seus rivais iMessage, da Apple, e WhatsApp, do Facebook.

A versão 6.2 do aplicativo Mensagens, disponível no sistema Android, mostra que a gigante de buscas está desenvolvendo a criptografia de ponto a ponta, para dar mais segurança na troca de mensagens, por meio do protocolo Rich Communications Service (RCS).


A tecnologia RCS já está disponível para os clientes da Vivo, Claro e Oi, e funciona como se fosse o sucessor das mensagens de texto por SMS.

Na nova versão do aplicativo de mensagens do Google foram encontrados linhas de código, no qual diz que o recurso de criptografia depende de boa conexão com a internet.

Quando a conexão é ruim, o aplicativo avisa ao usuário que o envio de mensagens está aguardando melhorias, mas que pode ser realizada sem a criptografia por meio de SMS e MMS.

Como essas são apenas as primeiras linhas de código, é provável que a companhia está preparando para lançar o aplicativo com o novo recurso de segurança em um futuro próximo.

VIU ISSO?

–> Entenda o RCS, padrão que visa ser o sucessor do SMS

–> Google vai liberar sucessor do SMS sem parceria com operadoras

–> A evolução do SMS: Oi é a primeira no Brasil a adotar o padrão RCS

Por enquanto, na nova versão, o usuário pode escolher no menu de configuração a possibilidade de permitir (ou não) que outros apps possam ler as mensagens. É o caso do recurso que permite o preenchimento automático de códigos de autenticação enviados por SMS.

Atualmente, aplicativos de mensagens como WhatsApp, iMessage, FaceTime, Telegram, Wire e Signal oferecem a criptografia ponta a ponta. Em breve, o Messenger, do Facebook, também deve receber o recurso de segurança.

Com informações de Tecnoblog.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Juninho

Aqui em casa são 2 iPhone e 2 Android. Logo o WhatsApp já resolve esse negócio do RSC do Google e do iMessage do iPhone

Cidade - UF
Fortaleza - PA