Para focar na fibra, Oi deixa de vender internet por cobre

De acordo com a companhia, a decisão foi tomada porque “a oferta de internet por fibra ótica é o foco da sua estratégia de negócios”.

internet xDSL da Oi deixa de ser vendida

Sem alarde, a operadora Oi interrompeu a venda de internet banda larga fornecida por rede de telefonia (cobre). Portanto, o site da empresa agora só exibe planos de internet da “Oi Fibra“, com 200 Mega de velocidade. Isso acontece mesmo que o cliente more em uma cidade em que ainda não haja cobertura do serviço de internet de ultravelocidade da empresa.

Pela central de vendas por telefone, a ordem é parecida. Nova instalação de internet somente se houver viabilidade para fibra óptica. Ao Minha Operadora, uma atendente da empresa disse que velocidades entre 15 Mega e 35 Mega até poderiam ser vendidas, mas somente se atreladas a um combo de telefone, internet e TV por assinatura.


A assessoria de imprensa da Oi confirmou que descontinuou a venda de Oi Velox. De acordo com a companhia, a decisão foi tomada porque “a oferta de internet por fibra ótica é o foco da sua estratégia de negócios”.

Clientes Oi Internet que já possuam internet por cobre, no entanto, continuam tendo o serviço prestado normalmente.

VIU ISSO?

–> Fibra da Oi já compensa parcialmente queda no cobre

–> Expansão da Oi Fibra não será afetada pelo surto de coronavírus

–> Comparativo: o preço da fibra óptica das operadoras brasileiras

A Oi possui 5,08 milhões de clientes de internet banda larga fixa. Desse número, 3,77 milhões recebem o sinal por linha telefônica (xDSL) e outros 1,17 milhão já possuem a tecnologia de fibra.

No ranking de velocidade da Netflix de fevereiro, a Oi Fibra ficou na terceira posição, com 3,95 Mbps de média. Já a Oi Internet (cobre) apareceu na última colocação, com 2,69 Mbps de velocidade.

Com informações de Teleco.

About Vagner Santos
Entusiasta de Telecomunicações. Fundador do Minha Operadora, hoje um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecom do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.

9
DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, FAÇA LOGIN para comentar
5 Número de Comentários
4 Número de Respostas
1 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
8 Autores de comentários
Rodrigo Zika!Helliton Soares MesquitaJeffersonRogerio PiresFrankHB Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Jefferson Rodrigues
Colaborador
Jefferson Rodrigues

A VIVO também fez a mesma coisa, onde ela atua com a rede da antiga GVT,apesar de ainda aparecer, no site, os planos, mas, ao digitar o CEP, é informado que não existe cobertura, mesmo existindo.
Isso que elas estão fazendo não é perder dinheiro?

Cidade - UF
Maceió
Helliton Soares Mesquita
Colaborador

Boa pergunta. Mas quem já tem a de cobre, a Oi não perde o cliente só precisa dar a manutenção. Novos clientes, exigem mais investimentos. E o cobre é ruim nisso, pois ocupa muito espaço, além dos diversos custos do telefone fixo que são cobrados como taxa.

Cidade - UF
Rondonópolis - MT
Eder Angelo Soares
Colaborador
Eder Angelo Soares

Isso é a mesma coisa que a Honda anunciar o fim da venda da famoso e consagrada titan para somente concentrar na venda da shadow 600 … pode demitir o presidente da oi… no mínimo não esta bem …

Cidade - UF
macaé
Rogerio Pires
Colaborador
Rogerio Pires

Extratégia controversa; usar-se disso onde a rede de cobre já foi sobreposta pela fibra, atitude mais que correta, deixa o cobre de lado e só instala a fibra; mas e no “interiorzão” como é que fica??? Irá tornar a vida das concorrentes mais fácil; principalmente a dos pequenos provedoroes regionais.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
FrankHB
Colaborador

Ela vai deixar de ganhar clientes a curto prezo, mas no longo prazo a estratégia é mais do que acertada, o produto xDSL é COMPROVADAMENTE muito ruim, queima o filme da empresa, enquanto que a fibra da OI você só ouve elogios de quem tem. Quando grandes players chegam a uma cidade nova, mesmo que já tenha as locais estabelecidas, elas ganham novos clientes, pequena nenhuma chega na qualidade que elas tem (um parenteses aqui, as pequenas tem excelente qualidade, mas não tem o “poder de fogo” que uma nacional tem), fora os serviços agregados (que na verdade é venda… Leia mais »

Cidade - UF
São Paulo - SP
Rogerio Pires
Colaborador
Rogerio Pires

Concordo amigo, quando diz que o poder de fogo das empresas nacionais é muito maior, com serviços agregados que os pequenos nem sempre conseguem ofertar (tipo IPTV + Celular). O serviço XDSL é de fato um serviço que queima o filme (pois raramente entrega o que vende), mas ainda acredito que no interior, especialmente em regiões como Norte e Nordeste, antes um XDSL do que nada.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Jefferson
Colaborador
Jefferson

@rogerio
Foi-se o tempo que o interior dependia da Oi. Hj várias empresas locais entregam fibra em pequenas cidades do interior do nordeste, por um preço muito menor que o da capital. Hj a Oi virou piada tanto no móvel quanto no fixo, e a melhor estratégia é investir em fibra, para ver se recupera a credibilidade no mercado.

Cidade - UF
Recife - PE
Maria José Ribeiro Pereira
Colaborador

Aqui no Espírito Santo, só tem fibra em Vitória e Nova Venécia,
Porém encerrou as vendas no restante do estado, o que vai quebrar os parceiros acabando com centenas de postos de emprego.
Isso em meio a uma pandemia.

Cidade - UF
SERRA-ES
Rodrigo Zika!
Colaborador

Se a Oi viesse pra SP capital e fizesse igual a Tim Live. mesmo oferecendo VDSL acima de 50MB venderia igual água nas periferias, porque bairros que não chegam a Tim Live, ou tem sorte de ter um pequeno provedor, ou sobrevive com a Vivo e seus 2MB vergonhosos.

Cidade - UF
SP