InícioNotíciasGoogle vai liberar sucessor do SMS sem parceria com operadoras

Google vai liberar sucessor do SMS sem parceria com operadoras

Primeiros países que vão receber o serviço serão França e Reino Unido. No Brasil, a novidade dá seus primeiros passos.

Considerado o sucessor do SMS, o serviço de Chat do Google estará disponível em breve na França e Reino Unido. A Comunicação Rica (RCS Chat) é tratada como a evolução do SMS. O padrão trará os mesmos recursos do WhatsApp como transferências de arquivos, chats em grupo, mensagens de voz e outros.

Segundo informações do The Verge, o nome será apenas Chat (sem a inserção da marca Google) e funcionará com a infraestrutura das operadoras.


Os grandes questionamentos sobre o serviço se concentram na criptografia de ponta a ponta, não existente no RCS. A solução apontada pelo Google é apagar as mensagens assim que elas chegam aos dispositivos.

VIU ISSO?
– Google vai criar pontos de Wi-Fi gratuitos em todo Brasil
– Ligações de telemarketing das operadoras podem acabar em breve
– Ativação de fibra ótica tem crescimento recorde em maio

Ainda não há informações sobre como será o funcionamento. Se sem a parceria com as operadoras funcionará inicialmente apenas conectado na internet ou usuários de diferentes operadoras poderão se comunicar livremente entre si pelo sinal de telefonia.

No Brasil, o serviço dá seus primeiros junto com as operadoras. A Oi já ativou o RCS para todos os seus consumidores que possuem o recurso em seus smartphones, cerca de 20% dos clientes.

Fabricantes como Huawei, Alcatel, Asus, General Mobile, HTC, LG, Samsung, ZTE, Intex e Lava fizeram parte da primeira lista de parceiros do Google na adoção do RCS.

Os usuários do sistema Android com smartphones capacitados para o serviço, poderão utilizar por meio do aplicativo “Mensagens” assim que estiver amplamente disponível. As informações são do site Folha PE.

Anderson Guimarães
Jornalista com seis anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop. E-mail: [email protected]
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários