Google vai liberar sucessor do SMS sem parceria com operadoras

Primeiros países que vão receber o serviço serão França e Reino Unido. No Brasil, a novidade dá seus primeiros passos.

Considerado o sucessor do SMS, o serviço de Chat do Google estará disponível em breve na França e Reino Unido. A Comunicação Rica (RCS Chat) é tratada como a evolução do SMS. O padrão trará os mesmos recursos do WhatsApp como transferências de arquivos, chats em grupo, mensagens de voz e outros.

Segundo informações do The Verge, o nome será apenas Chat (sem a inserção da marca Google) e funcionará com a infraestrutura das operadoras.


Os grandes questionamentos sobre o serviço se concentram na criptografia de ponta a ponta, não existente no RCS. A solução apontada pelo Google é apagar as mensagens assim que elas chegam aos dispositivos.

VIU ISSO?
– Google vai criar pontos de Wi-Fi gratuitos em todo Brasil
– Ligações de telemarketing das operadoras podem acabar em breve
– Ativação de fibra ótica tem crescimento recorde em maio

Ainda não há informações sobre como será o funcionamento. Se sem a parceria com as operadoras funcionará inicialmente apenas conectado na internet ou usuários de diferentes operadoras poderão se comunicar livremente entre si pelo sinal de telefonia.

No Brasil, o serviço dá seus primeiros junto com as operadoras. A Oi já ativou o RCS para todos os seus consumidores que possuem o recurso em seus smartphones, cerca de 20% dos clientes.

Fabricantes como Huawei, Alcatel, Asus, General Mobile, HTC, LG, Samsung, ZTE, Intex e Lava fizeram parte da primeira lista de parceiros do Google na adoção do RCS.

Os usuários do sistema Android com smartphones capacitados para o serviço, poderão utilizar por meio do aplicativo “Mensagens” assim que estiver amplamente disponível. As informações são do site Folha PE.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários