A evolução do SMS: Oi é a primeira no Brasil a adotar o padrão RCS

Tecnologia desenvolvida pelo Google oferece mais interatividade na troca de mensagens. Oi utilizará o RCS para ampliar comunicação com seus clientes.

A operadora Oi é a primeira do Brasil a adotar o padrão RCS (Rich Communication Service), plataforma situada como a evolução do SMS e até o MMS. Essa tecnologia foi desenvolvida pelo Google.


Esse padrão é voltado para recursos já tradicionais no dia a dia. Além do envio de mensagens de texto e transferência de arquivo é possível transferir até adesivos, ao estilo que é utilizado no WhatsApp e Telegram. A Oi utilizará a tecnologia RCS como um novo canal de comunicação com seus clientes.



O  acordo do Google com operadoras brasileiras para a adoção do RCS foi firmado no final de 2017. Além da Oi, Claro e Vivo fazem parte desse acordo.

Em dezembro do ano passado a Oi passou a notificar seus clientes sobre a alteração:
“Novo recurso! Veja quando os amigos estão digitando. Além disso, converse por Wi-Fi e rede de dados, compartilhe fotos de alta resolução e muito mais com quem fez o upgrade”. Ao fim, havia a opção de aceitar ou não os novos termos do serviço. Depois, outra mensagem foi enviada, confirmando a alteração e o seguinte texto: “Agora o chip 1 tem recurso de bate-papo. Use o cartão “Oi” (SIM 1) para enviar mensagens por Wi-Fi, ver quando seus amigos estão digitando e muito mais”.

VIU ISSO?


Para poder usufruir do RCS da Oi é preciso ter um aplicativo do Google, o Mensagens, disponível para Android. De acordo com a operadora cerca de 20% da sua base de atendimento está habilitada para o RCS. 

Com o RCS a comunicação entre clientes de diversas operadoras também será simplificada, já que resolve entraves em relação ao limite de envio, como acontece num pacote de SMS, já que a transferência é baseada no pacote de dados, assim como acontece com outros mensageiros instantâneos.

About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.

6
Deixe um comentário

avatar
6 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
0 Autores de comentários
ADXBRogério PiresWilsonJean Michel SkaleeSilvano Ferreira Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Erick Nilson Silva
Visitante

Avante Oi!

Silvano Ferreira
Visitante

Olha, o WhatsApp é o Telegram São populares por causa dos grupos e não por mandar msg.

Jean Michel Skalee
Visitante

Eu acho q não irá vingar muito. Primeiro, precisa de aplicativo específico e internet, pelo q entendi, diferente do sms q até um celular Nokia das antigas manda e recebe. Segundo, eh como o destinatário receberá a mensagem se não tiver aplicativo ou Internet?
A facilidade do sms eh poder mandar e receber mensagem estando sem conexão com a internet e todos os celulares tem a opcao. Eu ainda utilizo bastante sms.

Wilson
Visitante

as vezes converso com pessoas de 30 anos que dizem que nunca mandaram um sms,eu particularmente ainda utilizo o sms,e bem prático e não precisa estar on line.

Rogério Pires
Visitante

Em um ambiente ideal, onde se tem ampla cobertura 3G/4G; os aparelhos são todos compatíveis (modernos); onde Apple e demais sistemas adotem RCS; bem como haja compatibilidade entre sí e entre seja adotada por todas as operadoras… mesmo assim, creio ser difícil o usuário deixar o Whatapp ou outro App de mensageria. A grande sacada do SMS é como já foi falado acima… qualquer Nokia das antigas envia e recebe, e o melhor, vc. pode estar no meio do nada, com uma barrinha de sinal de 2G, o SMS funciona! Particularmente gosto do SMS justamente qdo. estou na estrada e… Leia mais »

ADXB
Visitante

Eu prefiro continuar usando o SMS, agora quando deixar de existir e ficar só esse ainda não tem jeito, terei que mudar…