A evolução do SMS: Oi é a primeira no Brasil a adotar o padrão RCS

Tecnologia desenvolvida pelo Google oferece mais interatividade na troca de mensagens. Oi utilizará o RCS para ampliar comunicação com seus clientes.

A operadora Oi é a primeira do Brasil a adotar o padrão RCS (Rich Communication Service), plataforma situada como a evolução do SMS e até o MMS. Essa tecnologia foi desenvolvida pelo Google.


Esse padrão é voltado para recursos já tradicionais no dia a dia. Além do envio de mensagens de texto e transferência de arquivo é possível transferir até adesivos, ao estilo que é utilizado no WhatsApp e Telegram. A Oi utilizará a tecnologia RCS como um novo canal de comunicação com seus clientes.



O  acordo do Google com operadoras brasileiras para a adoção do RCS foi firmado no final de 2017. Além da Oi, Claro e Vivo fazem parte desse acordo.

Em dezembro do ano passado a Oi passou a notificar seus clientes sobre a alteração:
“Novo recurso! Veja quando os amigos estão digitando. Além disso, converse por Wi-Fi e rede de dados, compartilhe fotos de alta resolução e muito mais com quem fez o upgrade”. Ao fim, havia a opção de aceitar ou não os novos termos do serviço. Depois, outra mensagem foi enviada, confirmando a alteração e o seguinte texto: “Agora o chip 1 tem recurso de bate-papo. Use o cartão “Oi” (SIM 1) para enviar mensagens por Wi-Fi, ver quando seus amigos estão digitando e muito mais”.

VIU ISSO?


Para poder usufruir do RCS da Oi é preciso ter um aplicativo do Google, o Mensagens, disponível para Android. De acordo com a operadora cerca de 20% da sua base de atendimento está habilitada para o RCS. 

Com o RCS a comunicação entre clientes de diversas operadoras também será simplificada, já que resolve entraves em relação ao limite de envio, como acontece num pacote de SMS, já que a transferência é baseada no pacote de dados, assim como acontece com outros mensageiros instantâneos.

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.
0 0 voto
Nota para o redator
Acompanhar esta matéria
Notificação de
6 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários