Anatel alerta usuários sobre golpe de internet grátis

Nome da agência foi utilizado em ação fraudulenta enviada por aplicativos de mensagens.

Imagem enviada pela Anatel
Imagem: Divulgação Anatel

Na última terça-feira, 24, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alertou todos os brasileiros sobre um golpe em que envolvem o nome da agência a uma liberação de internet grátis no smartphone por conta da pandemia do coronavírus.

Pela fraudulenta ação, estelionatários divulgam um link de acesso e prometem 7 GB de dados móveis liberados por ordem da entidade.


A divulgação conta até mesmo com uma lista de operadoras que aderiram e vão disponibilizar o pacote adicional para seus clientes.

Em comunicado, a agência destaca que “a pandemia do coronavírus (Covid-19) está sendo aproveitada por pessoas mal-intencionadas que se utilizam de golpes e fraudes para roubar dados pessoas, entre outros fins que colocam em risco os consumidores”.

Golpe divulgado pela Anatel
Imagem: Divulgação Anatel

VIU ISSO?

–> Presidente da Anatel defende menos punições para as operadoras

–> Anatel publica novo Regulamento Geral de Outorgas

–> Deputado tenta barrar decisão da Anatel no caso AT&T e WarnerMedia

Com um simples clique no link compartilhado, os criminosos podem pedir um breve cadastro ou fazer o roubo imediato das informações do celular.

O usuário só consegue resgatar ao pagar uma quantia solicitada pelos criminosos. Informações de cartão de crédito também são sensíveis e devem ser protegidas.

Imagem divulgada pela Anatel
Imagem: Divulgação Anatel

As recomendações seguem as mesmas. É necessário não acessar links desconhecidos e ter muita atenção ao domínio, cuidar bem das senhas e procurar meios oficiais para ter acesso à informação.

Nos últimos dias, o Minha Operadora compilou uma série de golpes disparados por criminosos que querem se aproveitar da pandemia do coronavírus para obter lucros.

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, FAÇA LOGIN para comentar
  Acompanhar esta matéria  
Notificação de