23/04/2024

Anatel alerta usuários sobre golpe de internet grátis

Nome da agência foi utilizado em ação fraudulenta enviada por aplicativos de mensagens.

Imagem enviada pela Anatel
Imagem: Divulgação Anatel

Na última terça-feira, 24, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alertou todos os brasileiros sobre um golpe em que envolvem o nome da agência a uma liberação de internet grátis no smartphone por conta da pandemia do coronavírus.

Pela fraudulenta ação, estelionatários divulgam um link de acesso e prometem 7 GB de dados móveis liberados por ordem da entidade.

A divulgação conta até mesmo com uma lista de operadoras que aderiram e vão disponibilizar o pacote adicional para seus clientes.

Em comunicado, a agência destaca que “a pandemia do coronavírus (Covid-19) está sendo aproveitada por pessoas mal-intencionadas que se utilizam de golpes e fraudes para roubar dados pessoas, entre outros fins que colocam em risco os consumidores”.

Golpe divulgado pela Anatel
Imagem: Divulgação Anatel

VIU ISSO?

–> Presidente da Anatel defende menos punições para as operadoras

–> Anatel publica novo Regulamento Geral de Outorgas

–> Deputado tenta barrar decisão da Anatel no caso AT&T e WarnerMedia

Com um simples clique no link compartilhado, os criminosos podem pedir um breve cadastro ou fazer o roubo imediato das informações do celular.

O usuário só consegue resgatar ao pagar uma quantia solicitada pelos criminosos. Informações de cartão de crédito também são sensíveis e devem ser protegidas.

Imagem divulgada pela Anatel
Imagem: Divulgação Anatel

As recomendações seguem as mesmas. É necessário não acessar links desconhecidos e ter muita atenção ao domínio, cuidar bem das senhas e procurar meios oficiais para ter acesso à informação.

Nos últimos dias, o Minha Operadora compilou uma série de golpes disparados por criminosos que querem se aproveitar da pandemia do coronavírus para obter lucros.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários