InícioInternet Banda Larga47 milhões de brasileiros seguem desconectados

47 milhões de brasileiros seguem desconectados

Desigualdade digital atinge cerca de um quarto da população do país.

Segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2019, divulgados nesta terça-feira, 26, o uso da internet no Brasil atingiu 134 milhões de usuários. Entretanto, 47 milhões de brasileiros, quase um quarto da população do país, seguem desconectados.

O contingente de brasileiros sem acesso à internet envolve 35 milhões de pessoas em áreas urbanas e 12 milhões em áreas rurais.


Somente na classe DE, são 26 milhões de pessoas que não tem acesso à rede. Em 20 milhões de domicílios, principalmente na região Nordeste (35%) e em famílias com renda de até um salário mínimo (45%), não existe conexão à internet.

Para 58% dos brasileiros a conectividade só é possível por meio de redes móveis, realidade de 85% das classes DE.

Segundo a pesquisa, o celular é utilizado por 99% dos usuários de internet. A conectividade exclusiva pelo dispositivo é predominante na população preta (65%), seguido da parda (61%) e branca (51%).

Quanto ao tipo de conexão presente nos domicílios, o estudo mostrou que o acesso via cabo ou fibra óptica saltou de 24%, em 2015, para 44%, em 2019. Já a conexão DSL, caiu de 26% para 6% no mesmo período.

VIU ISSO?

–> Anatel quer 4.883 municípios com fibra até 2023

–> Banda larga brasileira mantêm a maior carga de impostos do mundo

–> Covid-19: Tráfego de rede registrou crescimento de até 49%

“A falta de acesso à Internet e o uso exclusivamente por celular, especialmente nas classes DE, evidenciam as desigualdades digitais presentes no país, e apresentam desafios relevantes para a efetividade das políticas públicas de enfrentamento da pandemia. A população infantil em idade escolar nas famílias vulneráveis e sem acesso à internet também é muito afetada neste período de isolamento social. A pandemia revela de forma clara as desigualdades no Brasil”, destacou Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

A pesquisa TIC Domicílios é realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Com informações de Telesíntese.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

2 COMENTÁRIOS

Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários