24/04/2024

47 milhões de brasileiros seguem desconectados

Desigualdade digital atinge cerca de um quarto da população do país.

Segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2019, divulgados nesta terça-feira, 26, o uso da internet no Brasil atingiu 134 milhões de usuários. Entretanto, 47 milhões de brasileiros, quase um quarto da população do país, seguem desconectados.

O contingente de brasileiros sem acesso à internet envolve 35 milhões de pessoas em áreas urbanas e 12 milhões em áreas rurais.

Somente na classe DE, são 26 milhões de pessoas que não tem acesso à rede. Em 20 milhões de domicílios, principalmente na região Nordeste (35%) e em famílias com renda de até um salário mínimo (45%), não existe conexão à internet.

Para 58% dos brasileiros a conectividade só é possível por meio de redes móveis, realidade de 85% das classes DE.

Segundo a pesquisa, o celular é utilizado por 99% dos usuários de internet. A conectividade exclusiva pelo dispositivo é predominante na população preta (65%), seguido da parda (61%) e branca (51%).

Quanto ao tipo de conexão presente nos domicílios, o estudo mostrou que o acesso via cabo ou fibra óptica saltou de 24%, em 2015, para 44%, em 2019. Já a conexão DSL, caiu de 26% para 6% no mesmo período.

VIU ISSO?

–> Anatel quer 4.883 municípios com fibra até 2023

–> Banda larga brasileira mantêm a maior carga de impostos do mundo

–> Covid-19: Tráfego de rede registrou crescimento de até 49%

“A falta de acesso à Internet e o uso exclusivamente por celular, especialmente nas classes DE, evidenciam as desigualdades digitais presentes no país, e apresentam desafios relevantes para a efetividade das políticas públicas de enfrentamento da pandemia. A população infantil em idade escolar nas famílias vulneráveis e sem acesso à internet também é muito afetada neste período de isolamento social. A pandemia revela de forma clara as desigualdades no Brasil”, destacou Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

A pesquisa TIC Domicílios é realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Com informações de Telesíntese.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários