17/12/2025
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Parceria entre a TIM e o C6 Bank está ameaçada

Contrato entre as empresas pode ser cancelado caso elas não cheguem a um acordo.

Parceria entre a TIM e o C6 Bank está ameaçada

A operadora TIM (TIMS3) informou ao mercado que instaurou um procedimento arbitral no Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC). A ação é contra a o C6 Bank e a Carbon Holding (controladora da instituição financeira).

A comunicação não apresenta detalhes, mas afirma que na arbitragem “discutir-se-á a interpretação de determinadas cláusulas dos contratos que regem a parceria entre as partes”. Dependendo do que for decidido, a parceria entre a operadora e o banco pode ser encerrada.

O acordo entre a TIM e o C6 Bank foi anunciado em 26 de março de 2020. A ideia é oferecer serviços financeiros para os clientes da operadora, assim como aumentar a base de usuários do banco digital.

Em apenas 3 meses, a empresa de telefonia conseguiu levar 800 mil clientes para o C6. Já os clientes da TIM desfrutam de bônus e benefícios, frutos desta parceria.

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A TIM é paga para cada cliente que ingressar na base da C6. Ao atingir um determinado número, a operadora pode subscrever opções de ações da instituição financeira. No último trimestre, a TIM alcançou 2,9% do capital social do banco, segundo resultados financeiros divulgados nesta segunda-feira, 26 de julho.

Durante a teleconferência de apresentação desses resultados, o CEO da TIM, Pietro Labriola, e Renato Ciuchini, vice-presidente de estratégia e transformação da companhia, afirmaram que a operadora está prestes a assinar uma nova parceria para o lançamento de uma carteira digital. Os executivos ressaltaram que a novidade não interfere na parceria com o C6 Bank, pois o perfil do público-alvo será outro.

A ideia é oferecer um produto para o usuário móvel pré-pago, para que ele possa comprar produtos e contratar serviços por meio de créditos de recarga. “São pessoas sem conta em banco e que não têm desejo de ter conta bancária, mas precisam se ajustar ao processo de digitalização do dinheiro que vem acontecendo no Brasil”, afirmou Ciuchini.

Com informações de Telesíntese.

Vivo reverte queda e tem lucro líquido de R$ 1,3 bilhão no segundo trimestre

Expansão da fibra e crescimento do serviço móvel são os destaques do relatório financeiro.

Vivo reverte queda e tem lucro líquido de R$ 1,4 bilhão no segundo trimestre

A operadora Vivo (VIVT3) reportou uma receita operacional líquida de R$ 10,6 bilhões no segundo trimestre de 2021, alta de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar do resultado fraco, ele demonstra uma tendência de recuperação da companhia, após o período de crise gerada por duas ondas da pandemia da Covid-19. No trimestre anterior, por exemplo, a operadora registrou um crescimento de apenas 0,2% na receita.

Já no lucro líquido, a operadora conseguiu um crescimento 20,9%, somando R$ 1,3 bilhão, ante os R$ 942 milhões no trimestre anterior, que tinha caído -18,3%.

Somente na telefonia móvel, a operadora teve um crescimento de 5,6%, registrando receita líquida de R$ 7,0 bilhões. O destaque foi no pré-pago, alta de 8,0% (R$ 1,2 bilhão de receitas). Já o pós-pago recebeu um incremento de 2,1% nas receitas, com R$ 5,2 bilhões. Segundo a operadora, o crescimento na modalidade pós é devido às migrações de usuários dos planos pré-pago para o controle.

“Continuamos focados no fortalecimento da nossa proposta de valor, ampliando a atratividade das ofertas através de diversas parcerias com os mais importantes provedores de conteúdo digital. No último trimestre, incluímos o Skeelo, aplicativo de livros digitais, para todos os clientes pós-pago”, afirmou a empresa em comunicado.

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No total, a Vivo atingiu 81,0 milhões de acessos nos serviços móveis ao final do 2T21, um aumento de 6,6 milhões nos últimos 12 meses. O market share da operadora era de 33,0% em abril de 2021.

Já nos acessos fixos (o que inclui serviços de voz, internet e TV por assinatura via satélite), a operadora teve uma redução de 10,5% em relação ao segundo trimestre do ano passado. Quando considerado apenas os acessos de fibra (FTTH), a empresa atingiu a marca de 4,0 milhões de usuários, com a adição de 300 mil novos acessos durante o segundo trimestre.

A receita líquida dos serviços fixos foi de R$ 3,7 bilhões (queda de 1,1%). Porém, em FTTH, houve um aumento de 49,7% e alcançando receita de R$ 1,1 bilhão. A rede de fibra da operadora chegou em 77 novas cidades, contando com mais 4,3 milhões de casas aptas a receber o serviço, somando 293 cidades cobertas e 17,3 milhões de casas passadas. A Vivo ressalta que a FiBrasil entrou em operação em julho de 2021, o que permite acelerar o volume de clientes conectados, por meio da expansão da rede.

Outro destaque positivo foi o crescimento da receita de IPTV, que avançou 29,5%, alcançando R$ 343 milhões. O serviço teve uma alta de 14,1% na base de clientes.

O presidente da Vivo, Christian Gebara, explica que o resultado é reflexo dos investimentos da empresa em infraestrutura. Ele afirma que a Vivo investiu R$ 2 bilhões somente nos últimos três meses.

“Com a gradual retomada econômica do país, somada à nossa estratégia focada nas melhores tecnologias de conexão móvel e fixa, conseguimos ganhos expressivos em receita e lucro no trimestre. Mantemos a liderança incontestável no segmento móvel e na oferta de internet fixa de ultravelocidade, ao mesmo tempo em que avançamos na ampliação do nosso hub digital, com serviços das áreas de saúde, entretenimento, finanças e educação”, afirma o presidente da Vivo, Christian Gebara.

Mais detalhes e informações estão disponíveis no documento disponibilizado pela Vivo.

Com informações de Relações com Investidores Vivo.

Guigo TV anuncia contratação de novo executivo

Reforço na equipe busca expandir a oferta do serviço IPTV no país a partir de parcerias com provedores de internet.

O serviço Guigo TV acaba de anunciar a contratação de Carlos Reis para a função de chefe de vendas da empresa. O executivo é formado em economia e tem experiência comercial e em marketing em serviços de IPTV e OTT para o mercado de provedores de internet (ISPs, na sigla em inglês).

Ele já teve passagens pela NET (hoje, Claro net), GVT (atualmente pertencente à Vivo), MultTV e Mundiale. Na nova função, Reis será responsável por liderar a equipe especializada voltada para a oferta da Guigo TV para provedores de internet, oferecendo o serviço IPTV em conjunto com os planos de banda larga.

O novo projeto começou em abril e, segundo a empresa, foi um sucesso. A Guigo TV já possui contratos assinados com provedores de Minas Gerais, Pará, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, entre outros. O volume de negócios está acima das expectativas da empresa.

A Guigo TV ressalta que um dos pontos de satisfação dos provedores é a agilidade no processo de implantação dos aplicativos e a integração com o serviço IPTV. Os ISPs vendem a oferta já no momento da assinatura do contrato. Ainda existe a possibilidade de customização, com o aplicativo estampando a marca do provedor e fortalecendo o vínculo com os consumidores.

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“Estamos realizando um sonho antigo de levar um produto inovador, legalizado e tecnológico, entregando uma solução em streaming completa, sem que o ISP tenha que ter investimento ou Set Up. A Guigo TV já é o elo entre os provedores de internet e os programadores com um atendimento dedicado, sempre com o compromisso de colocar o cliente em primeiro lugar e democratizar o serviço de TV por assinatura”, completa Reis, Head Of Sales da Guigo TV.

A Guigo TV é um serviço de TV por assinatura via internet que oferece o acesso a mais de 50 canais ao vivo via streaming por meio de smartphones, tablets, Smart TVs, TV BOX, Amazon Fire Stick, Google Chromecast ou navegadores de internet. A empresa tem contratos de programação com canais abertos e fechados, tanto nacionais quanto internacionais.

Com informações de Assessoria de Imprensa Guigo TV.

Grupo Bandeirantes contrata Mob Telecom para serviços de TI

Soluções incluem internet, segurança, armazenamento, suporte e consultoria.

Grupo Bandeirantes contrata Mob Telecom para serviços de TI

A operadora cearense Mob Telecom acaba de anunciar uma nova parceria com o Grupo Bandeirantes com o objetivo de oferecer soluções de Tecnologia da Informação (TI) e gestão de dados. O valor do contrato não foi revelado.

Os serviços oferecidos ao grupo de mídia incluem internet, segurança, armazenamento, suporte e consultoria. A Mob Telecom atenderá as filiais da empresa no estado de Pernambuco, além das capitais João Pessoa, Natal e Fortaleza.

Um dos serviços oferecidos pela Mob Telecom é o Firewall Service Mob Corp. Ele ajudará a empresa a filtrar o tráfego, oferecendo segurança e proteção contra ataques cibernéticos e outras ameaças.

“É uma proteção direta do acesso à internet, algo essencial para as empresas, reduzindo gastos com custos de WAN, com filtragem de pacotes, compatibilidade com IPsec e VPN SSL, monitoramento de rede e mapeamento de IP e visibilidade avançada de toda a superfície de ataque”, detalha Glauber Luna, gerente de mercado da operadora cearense.

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Outras soluções contratadas envolvem suporte a banco de dados e consultoria para analisar as carências e necessidades da empresa. A partir de uma recente parceria com a Amazon, a Mob Telecom também oferece o Cloud Service AWS, que entrega recursos de TI sob demanda.

“Estamos otimistas com o avanço, além de mais segurança em nosso tráfego e equipamentos, vamos contar com mais qualidade nos serviços de internet e armazenamento em todas as sedes e matrizes”, finaliza Pedro Carvalho, coordenador de TI do Grupo Bandeirantes.

A Mob Telecom presta serviços de banda larga para clientes finais e empresas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, por meio de uma rede de fibra óptica de 30 mil km de extensão. A operadora também oferece soluções de TI para o mercado corporativo.

Com informações de Assessoria de Imprensa Mob Telecom.

DirecTV Go dá de presente dispositivo IPTV para novos clientes

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Plano promocional também oferece desconto de duas mensalidades e acesso ao HBO Max por dois anos.

DirecTV Go dá de presente dispositivo IPTV para novos clientes

A DirecTV Go acaba de lançar uma nova promoção que oferta um dispositivo Roku Express para novos clientes que contratarem o serviço IPTV por meio do plano anual. A promoção é válida até 10 de agosto.

O plano tem valor de R$ 699 à vista e oferece acesso a 12 meses ininterruptos ao DirecTV Go, com o usuário não podendo cancelar antes do término. Este valor promocional tem desconto de duas mensalidades. Além disso, o plano também oferece acesso aos canais HBO e ao HBO Max durante dois anos, sem custo adicional.

Vale lembrar que a DirecTV Go aumentou recentemente os preços dos planos. O pacote mensal subiu de R$ 59,90 para R$ 69,90, e o anual de R$ 599 para R$ 699, ambos apresentando um reajuste de 17%.

O aparelho da Roku é enviado para a casa do cliente em até 30 dias após a assinatura do plano anual. Concorrente do Chromecast, o Roku Express transforma qualquer TV em uma Smart TV, oferecendo recursos inteligentes e reprodução de conteúdos em Full HD.

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Além do DirecTV Go, o Roku Express permite acesso a outras plataformas de streaming, como Netflix, Globoplay e Apple TV. O dispositivo é vendido no varejo brasileiro com preços entre R$ 200 e R$ 250.

A DirecTV Go é uma plataforma de streaming que conta com conteúdos sob demanda e transmissão ao vivo de 70 canais fechados da TV Paga. Na lista estão GloboNews, CNN Brasil, BandNews, Cartoon Network, Discovery Kids, Disney Channel, Megapix, TNT Space, Cinemax, Paramount Channel, AXN, Universal Channel e Warner Channel, SporTV, FOX Sports, ESPN, entre outros.

O serviço também permite adicionar conteúdos extras, como HBO, Star Premium, Telecine, ESPN Extra, Combate. A contratação é feita diretamente no site da plataforma. Novos usuários podem experimentar o DirecTV Go por sete dias gratuitamente.

Com informações de Assessoria de Imprensa DirecTV Go.

TIM aposta na ultra banda larga para competir com pequenos provedores

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Com FiberCo, operadora espera expandir cobertura da fibra e oferecer maiores velocidades no serviço TIM Live.

Nesta terça-feira, 27 de julho, durante teleconferência de apresentação de resultados, Pietro Labriola, CEO da TIM, afirmou que a empresa tem a expectativa de ganhar relevância no mercado de internet fixa, a partir da oferta de serviços de ultra banda larga. Segundo o executivo, pequenos provedores não têm condições de oferecer conectividade de alta velocidade.

Pietro reconheceu que existem muitos players no mercado, mas ele levanta dúvida sobre as reais capacidades de alguns provedores. Atualmente, o serviço TIM Live oferece velocidades de até 600 Mbps. “Não é para todos conseguir oferecer um serviço nessa velocidade que oferecemos”, afirmou.

O executivo afirmou que até outubro a TIM pretende lançar novas ofertas com velocidades de 1 Gbps e 2 Gbps. Segundo ele, permanecerá no mercado apenas aquelas empresas que terão a capacidade de gerenciar uma rede neste nível de velocidade.

Para isso, a operadora aposta na FiberCo, a nova empresa de fibra neutra da TIM, que foi comprada pela IHS por R$ 1,6 bilhão. A operação já teve aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e aguarda a anuência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A expectativa é que o fechamento do negócio ocorra entre setembro e outubro deste ano.

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Um processo de transição de ativos já está em andamento, mas sem afetar o crescimento do serviço do TIM Live, salientou Labriola. Somente no segundo trimestre deste ano, a operadora atingiu a marca de 3,8 milhões casas aptas a receber o serviço, um crescimento de 38,3% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 6,6 milhões de casas passadas (Homes Passed).

Durante o segundo trimestre de 2021, a receita do TIM live cresceu 21,0%, somando R$ 179 milhões. A base de clientes do TIM Live atingiu 666 mil usuários, crescimento de 10%. Porém, vale lembrar esse número é inferior ao registrado pelo provedor regional cearense Brisanet, que em maio tinha 718 mil clientes de banda larga, ultrapassando assim a TIM.

Anatel registra em 2021 o menor volume de reclamações desde 2015

Balanço aponta a retomada de uma tendência de queda no número de queixas dos consumidores.

Anatel registra em 2021 o menor volume de reclamações desde 2015

De acordo com balanço realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de reclamações de consumidores do serviço de telecom no primeiro semestre deste ano foi o menor registrado desde 2015. Entre janeiro e junho, a agência recebeu 1,2 milhão de queixas contra as operadoras, número 15% inferior ao semestre anterior. Só em junho foram 183,1 mil reclamações.

Quando é ponderado as queixas em relação à base de consumidores (reclamações/1.000 acessos em serviço/mês), a taxa recuou de 0,85 para 0,70 entre o 2º semestre de 2020 e o 1º semestre de 2021. O número demonstra a retomada de uma tendência de queda no volume de reclamações que vem sendo registrada nos últimos anos, interrompido apenas em 2020, por conta das mudanças nos hábitos de consumo devido à pandemia.

O destaque ficou para o serviço de banda larga. No primeiro semestre, foram contabilizadas 314 mil reclamações, queda de 15% em relação ao que foi registrado entre julho e dezembro de 2020. Em relação ao primeiro semestre do ano passado a queda foi de 20%. Porém, o número ainda é maior do que o registrado no primeiro semestre de 2019 (299 mil queixas) e no segundo do mesmo ano (282 mil).

“A banda larga vem se consolidando como o serviço proporcionalmente mais reclamado na Anatel: desde o 1º semestre de 2019 o Índice de Reclamações (IR) desse serviço superou o da TV por Assinatura, que até então ocupava essa posição. No 1º semestre de 2021, o IR da banda larga foi de 1,44 reclamações/1.000 acessos/mês”, explicou a Anatel.

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Entre as empresas, a agência reguladora apontou que a Claro foi a prestadora que mais teve redução no volume de queixas sobre banda larga nos primeiros seis meses de 2021. Mas pontuou que a operadora também apresentou os maiores aumentos de reclamações na comparação com os níveis registrados antes da pandemia.

Já os outros serviços de telecomunicações também tiveram redução no número de queixas, como a telefonia móvel pós-paga com 418 mil reclamações no primeiro semestre (queda de 15% em relação ao período anterior) no celular pré-pago com 166 mil (-21%), telefonia fixa com 227 mil (-12%) e TV por assinatura com 92 mil (-28%).

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.

Governo convoca mais 161 municípios para receber TV digital

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Expectativa é levar o sinal digital para 1.638 cidades que contam apenas com a transmissão analógica.

Governo convoca mais 161 municípios para receber TV Digital

Nesta terça-feira, 27 de julho, o Ministério das Comunicações (MCom) publicou um novo edital no qual convoca 161 municípios a manifestarem o interesse em receber a TV digital. Desta vez, são contempladas cidades da Paraíba e do Maranhão.

Na nova etapa serão 94 municípios da Paraíba, o que corresponde a 42% de todo o estado. Já no Maranhão serão 67 cidades, ou 31% do estado.

As prefeituras interessadas na migração do sinal analógico para o digital deverão fazer a adesão por meio de formulário disponível do site do programa Digitaliza Brasil. Os municípios têm até o dia 27 de agosto para se manifestarem.

As localidades receberão os equipamentos de transmissão sem custos, além da instalação de dois canais de TV, sendo um para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e outro para transmitir os conteúdos da Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas. O governo também vai distribuir kits de conversão para famílias carentes.

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Já as prefeituras precisam fornecer um local para a instalação da nova infraestrutura. Além disso, será responsabilidade do município manter a segurança, operação e manutenção dos equipamentos após a implantação.

“Estamos promovendo não apenas inclusão digital, mas principalmente inclusão social. Quem não tem internet, não tem TV digital, está distante da sociedade e das inovações tecnológicas”, afirmou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

“As prefeituras, ao aderirem ao programa, estarão levando para a população mais qualidade de som e imagem, maior diversidade de programação, além da possibilidade de interatividade e som imersivo. É um marco importante para os municípios”, reforçou o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão.

Em junho, a pasta convocou 73 cidades do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Na última semana, o chamamento se estendeu para mais 24 municípios dos mesmos estados.

A meta do Governo Federal é levar o sinal digital para os 1.638 municípios que contam apenas com o sinal analógico. A expectativa é que o processo de digitalização da TV aberta esteja completo em todo o país até 2023.

Confira abaixo a lista de cidades que foram convocadas pelo novo edital.

ESTADOMUNICÍPIO
MAAltamira do Maranhão
MAAlto Parnaíba
MAAmapá do Maranhão
MAAnajatuba
MAAraguanã
MAArari
MAAxixá
MABarão de Grajaú
MABarreirinhas
MABequimão
MABuriticupu
MACajapió
MACampestre do Maranhão
MACedral
MACentro do Guilherme
MACoelho Neto
MAConceição do Lago-Açu
MACururupu
MAGonçalves Dias
MAGovernador Archer
MAGovernador Luiz Rocha
MAGraça Aranha
MAGuimarães
MAHumberto de Campos
MAItapecuru Mirim
MAJoselândia
MAJunco do Maranhão
MALago do Junco
MALago dos Rodrigues
MALagoa Grande do Maranhão
MALima Campos
MALuís Domingues
MAMagalhães de Almeida
MAMarajá do Sena
MAMaranhãozinho
MAMata Roma
MAMirador
MAMiranda do Norte
MAMirinzal
MAMontes Altos
MAMorros
MANina Rodrigues
MANova Olinda do Maranhão
MAOlinda Nova do Maranhão
MAPalmeirândia
MAPassagem Franca
MAPaulo Ramos
MAPeri Mirim
MAPresidente Dutra
MAPresidente Juscelino
MAPresidente Médici
MAPresidente Vargas
MAPrimeira Cruz
MASanta Luzia
MASanto Antônio dos Lopes
MASão Benedito do Rio Preto
MASão Domingos do Maranhão
MASão João Batista
MASão João do Carú
MASão João dos Patos
MASão José dos Basílios
MASão Vicente Ferrer
MASatubinha
MATimbiras
MATufilândia
MATutóia
MAVitória do Mearim
PBÁgua Branca
PBAguiar
PBAlagoa Grande
PBAlagoinha
PBAlcantil
PBAlgodão de Jandaíra
PBAraruna
PBAreia
PBAroeiras
PBBananeiras
PBBarra de Santa Rosa
PBBarra de Santana
PBBelém
PBBoa Ventura
PBBonito de Santa Fé
PBBrejo do Cruz
PBCaaporã
PBCacimba de Dentro
PBCamalaú
PBCasserengue
PBCatingueira
PBConceição
PBCondado
PBCoremas
PBCubati
PBCurral Velho
PBDona Inês
PBDuas Estradas
PBFagundes
PBFrei Martinho
PBGado Bravo
PBGurinhém
PBGurjão
PBIgaracy
PBImaculada
PBIngá
PBItabaiana
PBItatuba
PBJericó
PBJuarez Távora
PBJuazeirinho
PBJunco do Seridó
PBJuru
PBLagoa
PBLagoa de Dentro
PBLivramento
PBLogradouro
PBMalta
PBMataraca
PBMatinhas
PBMonte Horebe
PBOuro Velho
PBPaulista
PBPiancó
PBPicuí
PBPilar
PBPilões
PBPitimbu
PBPocinhos
PBPrata
PBPrincesa Isabel
PBQueimadas
PBRemígio
PBRiachão
PBRiacho dos Cavalos
PBRio Tinto
PBSalgadinho
PBSalgado de São Félix
PBSanta Cruz
PBSanta Luzia
PBSanta Teresinha
PBSantana de Mangueira
PBSanto André
PBSão Bentinho
PBSão Bento
PBSão Francisco
PBSão José da Lagoa Tapada
PBSão José de Piranhas
PBSão José do Brejo do Cruz
PBSão José dos Ramos
PBSão Mamede
PBSão Sebastião do Umbuzeiro
PBSão Vicente do Seridó
PBSerra Branca
PBSerra Grande
PBSerraria
PBSertãozinho
PBSoledade
PBSumé
PBTacima
PBTaperoá
PBTeixeira
PBUiraúna
PBVista Serrana

Com informações de MCom e Diário Oficial da União.

TIM mantém recuperação e apresenta resultados financeiros positivos no segundo trimestre

Crescimento nos serviços móvel e fixo impulsionou as receitas e o lucro da operadora.

A TIM (TIMS3) acaba de publicar os resultados financeiros referentes ao segundo trimestre deste ano. A operadora reportou uma receita líquida total de R$ 4,4 bilhões, alta de 10,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. No primeiro trimestre, a empresa já tinha apresentado um crescimento de 3,0%.

Somente na receita de serviços, a TIM teve um crescimento de 8,7%, totalizando R$ 4,3 bilhões. Destes, R$ 3,9 bilhões são dos serviços móveis (alta de 8,5%) e R$ 283 milhões dos serviços fixos (crescimento de 11,1%).

Na base móvel, a operadora apresentou uma redução de 5,0% no número de clientes do pré-pago, fechando o segundo trimestre com 29,2 milhões de acessos. Já no pós-pago, houve um crescimento de 3,9%, passando para 22,2 milhões. No total, a operadora possui 51,4 milhões de usuários móveis, registrando leve queda de 1,3% no período e mantendo o market share de 21,1%.

Ao fim do trimestre anterior, a rede 4G da operadora estava presente em 4.277 cidades, alta de 21,6%, cobrindo 96% da população urbana. Deste total, 3.608 contam com a tecnologia 700 MHz, 4.262 com a VoLTE e 1.493 com 4.5G.

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Já a receita do TIM Live, o serviço de banda larga fixa da operadora, teve um crescimento de 21,0%, totalizando R$ 179 milhões. A base de clientes de ultra banda larga do serviço TIM Live cresceu 10,0%, totalizando 666 mil conexões. Além disso, a cobertura de fibra atingiu 3,8 milhões de casas aptas a receber o serviço, estando presente em 28 municípios e em 7 regiões administrativas do Distrito Federal até o final de junho.

O lucro líquido reportado pela operadora foi de alta de 154,7%, somando no período R$ 681 milhões, ante os R$ 267 milhões do segundo trimestre do ano passado. Os investimentos totalizaram R$ 906 milhões, com a retomada de projetos repriorizados em 2020 e a preparação para recebimento dos ativos da Oi Móvel, segundo a empresa.

“Apresentamos, mais uma vez, números que comprovam a solidez operacional e financeira da TIM e que demonstram nossa recuperação dos impactos da pandemia, mesmo com muitos desafios ainda presentes. O desempenho positivo vem acompanhando de uma jornada consistente de melhores práticas ambientais, sociais e de governança, reforçando que é possível combinar uma gestão focada em resultados e inovação com temas relevantes para a evolução de toda a sociedade. Dessa forma, estamos ainda mais preparados para realizar o grande salto que dois eventos vão representar para a companhia: a conclusão da compra de parte dos ativos móveis da Oi e a realização do leilão das frequências destinadas à tecnologia 5G. A TIM está pronta para exercer seu protagonismo no mercado” afirmou Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil.

Mais detalhes sobre os resultados financeiros da TIM podem ser consultados do documento disponibilizado pela empresa.

Com informações de Relações com Investidores TIM.

Unifique levanta R$ 818 milhões com abertura de capital

Estreia do provedor na Bolsa de Valores está marcada para esta terça-feira.

Unifique levanta R$ 818 milhões com abertura de capital

O provedor catarinense Unifique (FIQE3) anunciou ao mercado que precificou a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) com o valor de R$ 8,60 por papel ordinário. Com isso, a operadora conseguiu movimentar R$ 818,1 milhões.

Durante o período de reserva, ao todo foram emitidas 95,1 milhões de novas ações. O preço das ações ficou abaixo, mas muito próximo da faixa inicial proposta que era de R$ 8,41 a R$ 10,49, indicada pela operadora.

Com o movimento, o capital social da Unifique passou de R$ 48,5 milhões para R$ 866,6 milhões, já com o aumento de R$ 818,1 milhões. A estreia na Bolsa de Valores (B3) será nesta terça-feira, 27 de julho. A operação de IPO tem a gestão da XP Investimentos, Banco BTG Pactual e Banco Itaú BBA.

A ideia é que o dinheiro levantado no mercado de ações seja utilizado pela Unifique para investir no crescimento do negócio (40% do total), adquirir provedores regionais (outros 40%) e expandir a equipe da empresa (os 20% restantes). A empresa é sediada em Timbó, oferecendo serviços de banda larga nos estados de Santa Catarina e Paraná para consumidores e empresas.

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Vale lembrar que o Ministério das Comunicações (MCom) autorizou a Unifique a emitir R$ 100 milhões em debêntures para ampliar a cobertura de rede de fibra óptica da empresa no estado de Santa Catarina.

Além da Unifique, a cearense Brisanet também está em período de reserva de papéis para o processo de IPO, até esta segunda-feira, 26 de julho. A estreia da empresa na Bolsa de Valores está prevista para ocorrer no próximo dia 29 de julho.

Com informações de Relações com Investidores Unifique e Teletime.