23/04/2024

Governo convoca mais cidades para receber TV digital

Ideia é migrar o sinal analógico para o digital em todo o país até o ano de 2023.

Governo convoca mais cidades para receber TV digital
Imagem: TV Brasil/Reprodução

O Ministério das Comunicações (MCom) convocou mais vinte quatro municípios do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte para receber gratuitamente o sinal da TV digital. A iniciativa faz parte do programa “Digitaliza Brasil”, que pretende digitalizar o sinal de TV em todo o país até 2023.

As prefeituras dos municípios têm até o dia 20 de agosto para manifestar interesse na adesão ao programa. Elas vão receber todos os equipamentos de transmissão sem custos, incluindo a instalação dos mesmos, ficando as cidades responsáveis por oferecer o local para a infraestrutura, além de garantir a manutenção, operação e segurança do hardware.

Os municípios também vão receber o sinal de dois canais, uma para os conteúdos da estatal Empresa Brasil de Comunicações (EBC) e outro para as transmissões da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa local. Além disso, a população de baixa renda, integrantes do Cadastro Único (inclusive as beneficiárias do programa Bolsa Família), vão receber de graça os kits de conversão do sinal analógico para o digital.

As cidades convocadas são: Baixio, General Sampaio, Granjeiro e Pacujá, no estado do Ceará; Bertolínia, Flores do Piauí, Manoel Emídio, Santa Filomena e Várzea Grande, no Piauí; Almino Afonso, Barcelona, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento, Coronel João Pessoa, Frutuoso Gomes, Itaú, Lagoa de Velhos, Pedra Preta, Pedro Avelino, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, São Bento do Trairí, São João do Sabugi e Serrinha, no Rio Grande do Norte.

VEJA TAMBÉM:

–> Governo anuncia compromisso de desligar a TV analógica em todo o país até 2023

–> Testes de campo e de laboratório para a ‘TV 3.0’ começam nesta semana

–> 5G poderá ser utilizado para transmitir TV aberta

“A adesão ao programa permite que os municípios recebam a instalação completa da infraestrutura que leva o sinal digital da TV. Para a população, isso significa muito mais canais, com melhor qualidade da imagem e do som”, afirmou Maximiliano Martinhão, secretário de radiodifusão do MCom.

Em junho, o governo já havia convocado 73 cidades da região nordeste. A meta do MCom é instalar os equipamentos em 1.638 municípios até o final de 2022 que ainda contam apenas com o sinal de TV analógico, beneficiando 23 milhões de pessoas.

A universalização da TV digital já foi concluída em mais de 1,7 mil municípios. Outros quase 4,2 mil ainda estão em processo de migração do analógico para o digital.

Com informações de Ministério das Comunicações.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários