Pequenos provedores dominam mercado de banda larga em 3,5 mil cidades

Oi, Claro e Brisanet lideram números de acessos por estado.

Pequenos provedores dominam mercado de banda larga em 3,5 mil cidades

Em dezembro de 2020, as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) lideraram o mercado de internet banda larga fixa em 3.467 cidades brasileiras.

A constatação foi revelada pelo “Relatório de Banda Larga Fixa 2020”, documento anual publicado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O documento também apontou que a Oi lidera o número de acessos em 1.229 municípios, seguido da HughesNet (272 cidades), Vivo (221), Claro (121), Brisanet (78), Algar Telecom (70), Unifique (44), Americanet (41) e Mhnet Telecom (39).

Quando o recorte é feito por liderança de acessos por estados, a Oi lidera em 12 deles: Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí e Maranhão.

VEJA TAMBÉM:

–> Mil municípios vão receber pontos de internet grátis

–> Anatel e BID lançam programa para mapear demanda de conectividade no Brasil

–> Piauí Conectado vai atender 123 novas cidades do estado com fibra óptica

A Claro lidera em 8 estados, sendo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Pará, Amazonas, além do Distrito Federal.

Já a Brisanet, que recentemente ultrapassou a TIM em número de acessos, lidera nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

A Vivo lidera apenas no Espírito Santo, a Você Telecom no Amapá e o Sergipe Web no Sergipe.

Imagem: Anatel/Reprodução

O relatório também apontou que dos 70,6 milhões de domicílios brasileiros, 48,7 milhões (68,9% do total) estavam localizados em municípios que são atendidos por 12 ou mais provedores de banda larga.

Entretanto, 1,94 milhão de residências (2,7%) são atendidas por apenas duas prestadoras.

Os acessos à banda larga fixa por fibra óptica subiram de 10,22 milhões em 2019 para 17,04 milhões em 2020.

Em dezembro do ano passado, a fibra óptica estava presente em 79% dos municípios, tornando- se a principal tecnologia de acesso à internet no Brasil.

Com informações de Anatel.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários