InícioEconomia e NegóciosVivo anuncia conclusão da venda da FiBrasil

Vivo anuncia conclusão da venda da FiBrasil

Nova unidade pretende se tornar uma empresa líder no mercado de atacado de fibra no país.

Vivo anuncia conclusão da venda da FiBrasil

A operadora Vivo (VIVT3) acaba de anunciar que consumou a venda da FiBrasil, uma nova empresa voltada para o mercado de fibra no atacado.

O negócio foi anunciado em março deste ano, a partir de um acordo com a canadense Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ).

Na transação, a CDPQ terá o controle de 50% da FiBrasil.

O restante será dividido entre a Telefônica Brasil (mais conhecida pela marca Vivo) e a Telefónica Infra (sociedade sediada na Espanha e controlada pelo Grupo Telefónica).


VEJA TAMBÉM:

–> Vivo Fibra bate recorde de adições e fatura R$ 1 bilhão no 1º trimestre

–> Fibrasil entra em operação no segundo semestre, diz Vivo

–> Vivo promete levar fibra para mais 25 cidades de Minas Gerais

Ao todo, a CDPQ investirá R$ 1,8 bilhão, o que inclui pagamentos para a Vivo e investimentos na unidade de fibra.

O contrato prevê aportes na FiBrasil de cerca de R$ 750 milhões, sendo R$ 205 no fechamento da operação.

Já a Vivo contribui com ativos de fibra, incluindo a cobertura atual de 16,3 milhões de casas passadas com tecnologia FTTH.

A previsão é atingir 24 milhões de casas até o final de 2024.

O negócio já tinha sido aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e também pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), assim como a Agência Antitruste Europeia.

Em maio, a operadora já havia adiantado que a FiBrasil entraria em operação já neste segundo semestre.

“A Vivo, como cliente âncora da FiBrasil, acelerará a execução de sua estratégia de crescimento no mercado de fibra”, afirmou a empresa em comunicado.

A ideia é que a Vivo continue a gerenciar o relacionamento com o cliente e remunerar a pelo uso da rede de fibra da nova empresa.

A estratégia da Vivo é a mesma utilizada pelas rivais Oi (OIBR3/OIBR4), com a InfraCo, e a TIM (TIMS3), com a FiberCo.

Com informações de Relações com Investidores Vivo.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

1 COMENTÁRIO

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários