18/12/2025
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CEO da Vivo é o 1º brasileiro a copresidir a Força Tarefa de Digitalização no B20

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Christian Gebara, CEO da Vivo, ocupará a posição de co-presidente da Força Tarefa de Digitalização no B20, fórum formado por lideranças empresariais globais para a produção de recomendações de políticas públicas ao G20, reunião que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro, na Indonésia. O executivo é o primeiro brasileiro a copresidir o evento.

De acordo com a Vivo, Gebara participa da Força Tarefa que possui desafios de propor políticas públicas aos países membros do G20, desde a definição da conectividade mínima adequada para a inclusão digital, passando pela promoção da digitalização da economia de forma a aumentar a competitividade e melhorar os serviços públicos, até a definição de protocolos mínimos de segurança cibernética.

O executivo também deverá propor a promoção da digitalização da economia “de forma a aumentar a competitividade e melhorar os serviços públicos“. Ele também levará ao G20 sugestões de definição de protocolos mínimos de segurança cibernética.

O presidente da Vivo irá comandar a reunião da força tarefa que está para acontecer no próximo dia 14 de março. Formam a presidência da Força Tarefa de Digitalização o presidente da Ericsson, Börje Ekholm; Cem Dener, líder de governança do Banco Mundial; Hans-Paul Bürkner, diretor do Boston Consulting Group (BCG); Andre Soelistyo, CEO do GoTo Group; Michael Punke, vice-presidente de políticas públicas da Amazon; e Wang Jian, fundador da divisão de cloud do Alibaba.

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O fórum é formado por membros dos países participantes do G20: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Coreia do Sul, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia. No entanto, não essa composição pode ser alterada devido à guerra na Ucrânia com a invasão da Rússia.

Como integrante do grupo, o Brasil alcançou 81% de conexão digital, principalmente via o celular, estimulado após a pandemia.

Começa a funcionar hoje o prefixo 0303 para chamadas de telemarketing ativo

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A partir desta quinta-feira (10), o novo prefixo de telefonia 0303 para as chamadas de telemarketing ativo deve começar a funcionar no Brasil. As ligações que forem feitas para os consumidores com o intuito de oferecer produtos e serviços deverão vir com a numeração à frente identificando a chamada. Nos últimos 90 dias, as operadoras de telecomunicações irão atualizar seus sistemas e estarão aptas para ativar o serviço.

No entanto, alertam que ainda não haverá nenhum usuário da numeração no país. De acordo com o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, entidade que representa a Algar Telecom, Sercomtel, Claro, TIM, Vivo e Oi, as operadoras ainda não receberam de clientes pedidos para usar o novo sistema de numeração.

O sistema de números brasileiro é controlado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Dessa forma, regulações como uma empresa ou um call center que quiser registrar um número especial, como 0800 ou 0303 para telemarketing ativo, precisa solicitar ao órgão. A agência libera a numeração para o usuário, que pedirá o serviço telefônico a uma das operadoras. De acordo com informações da Conexis, ainda não há solicitações aprovadas e informadas às teles para o novo sistema.

Marcos Ferrari alerta que “A mudança não é instantânea. Não significa que a partir de amanhã, todas as chamadas de telemarketing ativo terão já a nova numeração”. Esse processo vai levar seis meses.

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Para ele, a Anatel é quem deve fazer uma divulgação intensa sobre a necessidade de migração para as empresas que praticam telemarketing ativo solicitadas nos números. Vale ressaltar que a numeração 0303, nesse momento é para chamadas originadas em celulares, os via telefone fixo começará apenas em 8 de junho, segundo determinação da Anatel.

Regras da numeração

O executivo lembra que o uso do prefixo vale para todos os setores que usam telemarketing ativo que fazem ligações com ofertas de produtos e serviços, sendo que chamadas de cobranças, informativas, alertas técnicos e congêneres continuam permitidas. além disso, caberá a esses setores se adequarem por conta própria o novo sistema.

A Anatel também prevê o bloqueio de números com prefixo 0303 que realizam chamadas indesejadas. Marco Ferrari afirma que, inicialmente, será realizado por meio do Não Me Perturbe, onde as empresas que tiverem aderido à plataforma não poderão fazer ligações para o cliente que tiver cadastro no serviço. No entanto, segundo o executivo, ainda não estará disponível recurso de bloqueio por empresa ou número específico pelo usuário, pois ainda será definido.

Críticas a iniciativa

Embora esteja seguindo as ordens da Anatel e esteja preparada para a chegada do recurso, a iniciativa da agência é criticada pelas operadoras. Segundo Marcos Ferrari, a numeração 0303 é uma medida extrema, que terá impacto econômico relevante. Tal recurso foi imposto sem um devido debate e sem a elaboração de uma análise de impacto econômico-regulatório.

“É uma medida extrema que pode punir as operadoras, que fizeram o dever de casa. Com o Não Me Perturbe, as operadoras deixaram de figurar nas listas de reclamações por chamadas indesejadas. Além de termos de realizar o investimento em sistemas para receber a numeração, o ato da Anatel ainda prevê sanções às operadoras por uma regra que é horizontal e atinge todos os setores”, destaca.

Para o executivo, antes do prefixo 0303, a Anatel deveria ter incentivado outros setores a aderirem ao Não Me Perturbe. Atualmente, somente as operadoras Algar, Claro, Vivo, Oi, Sercomtel, TIM e SKY, além de empresas de empréstimo e cartão de crédito consignados aderiram à plataforma. Enquanto outros setores não.

Assinantes da Claro e Vivo terão acesso ao Telecine através do Globoplay

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A partir de 1º de abril, as operadoras ClaroSKY e Vivo passarão a contar com o conteúdo do canal pago Telecine em suas plataformas próprias de vídeo sob demanda. Assinantes da Claro assistirão pelo NOW, enquanto os da SKY terão acesso pela Directv Go e a Vivo disponibilizará no Vivo Play.

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Foto: Reprodução Internet

Desde janeiro, os assinantes do combo Globoplay + Telecone podem conferir toda a biblioteca do canal pago. Agora, assinantes da Claro e Vivo também terão acesso liberado ao conteúdo do Telecine através do Globoplay.

Atualmente, a rede conta com mais de 2000 filmes e seis canais separados por gênero para toda família, o Premium, que costuma exibir os lançamentos, o Pipoca, com filmes mais infantis e desenhos, Touch, com produções mais leves como comédias românticas, o Action, que exibe filmes de ação e aventura, o Cult, com filmes antigos e clássicos e Fun, somente de comédias.

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Saiba como acessar o Telecine dentro do Globoplay

Para acessar a plataforma, basta o usuário acessar o aplicativo do Globoplay e clicar na seção “Explore”, onde irá encontrar vários outros canais do Grupo Globo. A partir daí, só achar o Telecine e fazer o login que era usado na própria plataforma. Ou seja, para aqueles que já possuem assinatura, não houve alteração em seus dados nem no valor do plano.

Entretanto, para os assinantes do Globoplay terem acesso aos conteúdos Telecine, é necessário uma assinatura extra. Vale ressaltar que os clientes do canal pela TV por Assinatura, continuarão funcionando normalmente pelos televisores.

Se você é assinante Globoplay, mas deseja ter acesso ao Telecine, a plataforma já está disponibilizando o combo com os dois streamings. O plano mensal está pelo valor de R$ 49,90, com renovação automática todo mês. Já o plano individual Telecine está por R$ 37,90.

No combo, o cliente ganha acesso de 1 ano grátis ao Deezer Premium e 3 meses gratuito a Apple TV+, além de poder adicionar até 2 familiares da mesma casa para curtir o Globoplay.

Netflix é cobrada e responde após Disney+ anunciar preço mais baixo

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Conforme anunciamos no Minha Operadora, o Disney+ está preparando uma novidade para os seus assinantes, assim como para os futuros clientes. Por meio de comunicado de imprensa oficial, foi anunciado que em breve será lançado um novo plano de assinatura para o streaming com um preço mais baixo.

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Foto: Reprodução Internet

Após o comunicado, a Netflix foi cobrada pelos seus assinantes e comentou a ação da rival.

“Não é como se tivéssemos religião contra a publicidade, para ser claro. Nós nos apoiamos na experiência do consumidor, na escolha do consumidor e no que é ótimo para nossos criadores e contadores de história”.

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“[Essa publicidade não é] algo que está em nossos planos agora. Temos um ótimo modelo no negócio de assinaturas, ele se expande globalmente”, explicou o CFO da Netflix, Spencer Neumann, durante a Conferência de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações do Morgan Stanley, em San Francisco.

No entanto, o CFO encerrou o discurso dizendo: “Nunca diga nunca”, o que pode sugerir, que um dia, quem sabe, a maior plataforma de streaming do mundo resolva abaixar os preços.

Atualmente, a assinatura única do Disney Plus está em R$ 27,90/mês ou R$ 279,90/ano a vista. Enquanto que o Combo Disney+ e Star+ está por R$ 45,90/mês. Um novo plano foi citado apenas para o DisneyPlus, não foi revelado se valerá também para o combo.

Já no Brasil, os planos da Netflix custam R$ 25,90, no caso do básico, R$ 39,90 para o padrão e R$ 55,90 para o premium. Por aqui, o último reajuste foi em julho de 2021 e chegou a ser motivo de alfinetadas por conta dos concorrentes.

Internet dos Sentidos: veja sete tendências de consumo para 2030

Como faz todos os anos, a Ericsson lançou o relatório “ConsumerLab Hot Consumer Trends”, que traz informações sobre o que os consumidores esperam da Internet dos Sentidos, ou seja, as tecnologias para os próximos dez anos.

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Foto: Reprodução Internet

O termo abrange tecnologia, sentidos de visão, audição, paladar, olfato e tato. A previsão é de que tal expectativa seja habilitada por tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR), 5G e automação.

Além disso, a supervelocidade do 6G e outras características vão permitir recursos até agora inexplorados, como holografia, aplicações táteis, e novos formatos que poderiam até mesmo dispensar o uso de smartphones.

O Hot Consumer Trends 2030 tem como base 46 milhões de pessoas que começam a usar uma tecnologia assim que ela chega ao mercado, geralmente em primeira geração.

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Confira sete tendências de consumo para 2030:

  • 59% dos consumidores acreditam que só de pensar, poderemos ver as rotas dos mapas nos óculos de realidade virtual.
  • 45% preveem um dispositivo para a boca que aprimora digitalmente tudo o que você come, para que qualquer alimento possa ter o sabor do seu petisco favorito.
  • Cerca de 6 em cada 10 acreditam que poderemos visitar florestas e áreas repletas de natureza, tudo digitalmente, e ainda sentir os cheiros dos locais.
  • Os jogos de realidade virtual são previstos por 7 em 10 como indistinguíveis da realidade física até 2030.
  • Metade dos entrevistados são “consumidores pós-privacidade”. Eles esperam que os problemas de privacidade sejam totalmente resolvidos para que possam obter com segurança os benefícios de um mundo orientado por dados.
  • Serviços baseados na Internet dos Sentidos tornarão a sociedade mais ambientalmente sustentável, de acordo com 6 em 10 entrevistados.
  • 45% dos consumidores antecipam shoppings digitais, permitindo que eles usem todos os cinco sentidos ao fazer compras.

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo no Brasil

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A Apple anunciou nesta quarta-feira (09) que seu serviço de streaming, o Apple TV Plus, transmitirá dois jogos de beisebol americano ao vivo nas noites de sexta-feira em diversos países, inclusive no Brasil.

Apple TV+ contrata ex-CEO da HBO
Foto: Reprodução Internet

A novidade foi revelada durante o “Peek Performance”, primeiro evento de produtos da Apple em 2022.

O Apple TV Plus, que até o momento estava focando em séries e filmes originais sob demanda, começara a exibir os primeiros esportes ao vivo. Na programação, chamada de Friday Night Baseball, serão exibidos, exclusivamente para os assinantes, dois jogos da Major League Baseball.

O Friday Night Baseball estará disponível desde seu lançamento oficial nos Brasil, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, México, Porto Rico, Coreia do Sul e Reino Unido.

Nos últimos meses, as plataformas de streaming têm investido na transmissão de programas de esporte. Um exemplo é o Amazon Prime Video, que irá exibir a Copa do Brasil este ano.

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O Apple TV Plus é uma das maiores concorrentes da Netflix. O app de streaming também disputa audiência com o Disney Plus, HBO Max, Star+ e outros.

No entanto, a plataforma de streaming da Apple não possui muitas opções de filmes e séries, mas, por causa disso, apresentado aos assinantes uma das assinatura mais baixas do mercado.

Atualmente, a Apple TV é compatível com todos dispositivos Android TV. O app de streaming roda em qualquer dispositivo Android TV na versão 8.0 (Oreo) ou superior, o que inclui todos os aparelhos modernos, desde que não seja controlado por alguma operadora de televisão.

A lista inclui produtos da Xiaomi e Nvidia, além de Smart TVs da TCL, Hisense, entre outras marcas.

A Apple TV custa, atualmente, no Brasil, R$ 9,90.

Hispasat e Nagra preparam lançamento de serviço atacadista de TV OTT

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Nesta semana, a Hispasat fechou um acordo com a Nagra para desenvolver uma solução de televisão OTT (Over-The-Top) por atacado, o que permitirá oferecer aos clientes um serviço de entretenimento multitela, distribuído pela internet, sem que seja necessário implantar infraestrutura própria.

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Foto: Reprodução Internet

Over-the-top é um serviço de mídia que faz distribuição de conteúdos pela internet. Essa conexão é feita diretamente entre a plataforma e o usuário final. OTT se difere da televisão a cabo, terrestre e satélite, os tipos de empresas que tradicionalmente atuam como controladores ou distribuidores de tal conteúdo.

A operadora satelital será responsável pela operação completa do serviço e fornecerá a infraestrutura de processamento de vídeo desde seu headend em Lurín, no Peru, onde sua equipe opera atualmente.

Isso inclui a recepção de conteúdo linear (canais de TV) e conteúdo sob demanda, bem como sua codificação e publicação. Graças à plataforma de vídeo OpenTV da Nagra e à solução de streaming em nuvem VOS360 da Harmonic, os clientes Hispasat poderão rentabilizar o seu conteúdo.

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A nova solução da Nagra também incluirá funções para proteção de conteúdo, como a gestão de direitos digitais multitela (multi-DRM). A empresa também será responsável pelo desenvolvimento de aplicativos de usuário para decodificadores e dispositivos de streaming — incluindo Smart TVs—, que podem ser personalizados para as operadoras que utilizam o serviço.

O novo serviço OTT da Hispasat e da Nagra fará uso de tecnologias como uma rede de soluções de televisão diferida (Catch-Up TV) e gravação interativa (PVR), vários canais de áudio e legendas, serviços de guias de programação eletrônica (EPG) e função de retorno EPG, TimeShift, gerenciamento de gravação e controle dos pais, bem como pesquisa e recomendação de conteúdo.

Além, disso, irá oferecer seus serviços tanto de vídeo sob demanda (VoD) quanto de canais lineares por meio de aplicativoem diferentes dispositivos e decodificadores híbridos.

Receita Federal transforma receptores de TV pirata em minicomputadores para escolas

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Mais de 740 TV Box piratas foram transformados pela Receita Federal em minicomputadores que serão doados para escolas do Sul de Minas Gerais. Ação é uma parceria entre a Anatel, faculdades do Brasil e a Receita Federal; entenda.

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Foto: Reprodução Internet

Os receptores foram apreendidos em operações de fiscalização da Receita Federal, que combatem o contrabando e a importação irregular de mercadorias. Antigamente, os objetos eram destruídos e viravam lixo. Agora, a Receita Federal, o IF Sul de Minas, a Ufla e a Universidade Federal de Uberlândia criaram o projeto “Além do Horizonte” para descaracterização dos receptores.

Ao todo, mais de 18 mil alunos devem ser beneficiados pelo projeto, sendo que 15 mil só no Sul de Minas. Além das escolas beneficiadas, também há impacto positivo para as universidades.

As TV Box, como as legalizadas Pluto TV e DirecTV Go, são aparelhos que recebem transmissões de canais de televisão pela internet no formato IPTV. Infelizmente, algumas pessoas utilizam modelos não homologados pela Anatel para captar sinais de canais piratas e isso é pirataria.

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O que muitos não sabem é que as TV Box contam com processadorplaca de vídeo e memória próprios, ou seja, todos os componentes necessários para um computador funcionar.

Para realizar a reforma dos aparelhos, as equipes das universidades e do Instituto Federal do Sul de Minas removem o software que dá acesso ilegal aos satélites e bloqueiam o aparelho, para que ele não possa mais ser utilizado com essa finalidade.

Aí então, o aparelho é reconfigurado para funcionar como um minicomputador, com a instalação de um sistema operacional e de softwares educacionais gratuitos.

CEO Rodrigo Abreu fala sobre a criação da Nova Oi

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Rodrigo Abreu, CEO da Oi, falou, recentemente sobre a criação da Nova Oi. O empresário concedeu uma entrevista ao site TELETIME Live e informou os passos finais para a conclusão do processo de recuperação judicial e a criação da Nova Oi, que será totalmente focada na prestação de serviços.

Rodrigo Abreu assume o cargo de diretor de operações da Oi
Foto: Reprodução Internet

Sobre a migração dos cliente da Oi Móvel para Claro, TIM e Vivo, Abreu disse: “Deixamos claro que neste momento nada muda para os clientes” e completou: “Vamos também informar sobre a mudança formal de responsabilidade. Mas por ora, não tem mudança nenhuma para os consumidores. Isso porque a mudança agora é societária. A mudança para as outras operadoras será gradual e nós também vamos fazer uma operação do processo de transição. Ou seja, nós vamos continuar a operar o serviço durante todo o processo de migração. Ninguém fica desassistido”.

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Durante a entrevista, o CEO disse ainda que a empresa pretende chegar a pelo menos 8 milhões de clientes e ressaltou a possibilidade de cresce por meio da aquisição de outras operadoras, dentro do processo de consolidações que deve caracterizar o mercado de banda larga nos próximos meses.

Por fim, Abreu falou sobre a relação entre a nova Oi e a V.tal, a empresa de infraestrutura de rede neutra que teve o controle vendido para fundos geridos pelo Banco BTG Pactual.

Segundo ele, o sucesso da V.tal é essencial para o próprio sucesso do plano de recuperação da Oi: “O mercado passará por uma mudança significativa no cenário das redes neutras”, disse.

VENDA DA OI MÓVEL

Aconteceu nesta quarta-feira, 09, a reunião do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para discutir os recursos apresentados pelas empresas que foram contra a aprovação da venda da Oi móvel para a TIM, Vivo e Claro, e incorporar as decisões proferidas na sessão que aprovou a operação.

Em uma reunião conturbada, a conselheira Lenisa Prado votou por acolher parcialmente o recurso apresentado pela Algar Telecom e pela Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp), mas manteve a provação da transação.

Internet das Coisas: Amazon oferece vagas em cursos gratuitos; saiba mais!

A Amazon está disponibilizando diversos cursos gratuitos que possuem formações curtas. A única exigência é que o candidato possua um nível de inglês básico. Os cursos são realizados na plataforma digital da AWS Skill Builder, e as áreas englobam Análise de Dados, Computação sem Servidor, Internet das Coisas e Segurança.

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Foto: Reprodução Internet

A Amazon orienta os estudantes a encontrarem o conteúdo de maior relevância para seu plano de carreira e nível de habilidade.

Outro programa é disponibilizado pela Amazon. Trata-se do AWS re/Start, totalmente voltado para a Tecnologia da Informação que oferece cursos de especialização e desenvolvimento de habilidades práticas.

Para consultar as vagas e se inscrever, o candidato deve acessar o site oficial do programa.

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Amazon Web Services

A Amazon Web Services (AWS) é uma plataforma de nuvem que oferece mais de 200 serviços de datacenters no mundo todo. São milhões de clientes.

A plataforma Amazon Web Services oferece serviços de tecnologias de infraestrutura, a exemplo da computação, data lakes, armazenamento e banco de dados tecnologias emergentes como machine learning e inteligência artificial, Internet das Coisas e análises.

CONFIANÇA

Uma pesquisa encomendada pelo The Washington Post apontou quais as empresas de tecnologia que os americanos menos ou mais confiam quando envolve privacidade de dados. De acordo com o levantamento, realizado com mais de 1.100 pessoas nos Estados Unidos, a Amazon foi a empresa que a maioria dos entrevistados mais confiam, com 53%.

Em segundo lugar ficou o Google, onde 48% dos entrevistados confiam na empresa, seguindo da Apple, que somente 44% dos entrevistados acham que a Apple lida de forma responsável com as informações pessoais e dados de atividade dos usuários. Enquanto que a Microsoft conquistou a confiança de 43% dos entrevistados. Esses dados estão relacionados a categoria de empresa que só os entrevistados mais confiam.