28/04/2024

China lança ao espaço o primeiro satélite 6G do mundo

Chineses já estão testando tecnologia de comunicação na faixa do terahertz.

Enquanto o mundo ativa as suas primeiras redes comerciais 5G, a China já está investindo em pesquisas para o desenvolvimento da tecnologia 6G.

Na última sexta-feira, 6, os chineses colocaram em órbita o primeiro satélite 6G do mundo. Ele foi um dos 13 satélites enviados ao espaço pelo foguete Long March 6, a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, localizado na província de Shanxi.

O satélite experimental de 70 kg estabelecerá um link por meio de um transceptor para realizar testes de comunicação na faixa do terahertz.

A comunicação em terahertz será fundamental nas futuras redes de sexta geração, permitindo uma elevada taxa de transmissão, podendo atingir velocidades 10 vezes mais rápidas do que o 5G.

A missão é fruto de uma joint venture chinesa entre a Universidade de Ciência e Tecnologia Eletrônica e a National Star Aerospace.

VIU ISSO?

–> Empresas querem utilizar drones para oferecer conectividade 5G

–> NASA é contrária ao lançamento de megaconstelação de satélites 5G

–> Tecnologia da Huawei é superior e 30% mais barata para o 5G

Além dos testes de comunicação, o satélite será utilizando para observações da Terra e monitoramento de desastres

Em maio passado, as empresas China Unicom e ZTE anunciaram que estão desenvolvendo em conjunto a tecnologia 6G e prevê que ela estará disponível em 2030.

Com informações de Space Daily.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários