16/04/2024

Receita Federal transforma receptores de TV pirata em minicomputadores para escolas

Ação é uma parceria entre a Anatel, faculdades do Brasil e a Receita Federal; entenda.

Mais de 740 TV Box piratas foram transformados pela Receita Federal em minicomputadores que serão doados para escolas do Sul de Minas Gerais. Ação é uma parceria entre a Anatel, faculdades do Brasil e a Receita Federal; entenda.

pirata
Foto: Reprodução Internet

Os receptores foram apreendidos em operações de fiscalização da Receita Federal, que combatem o contrabando e a importação irregular de mercadorias. Antigamente, os objetos eram destruídos e viravam lixo. Agora, a Receita Federal, o IF Sul de Minas, a Ufla e a Universidade Federal de Uberlândia criaram o projeto “Além do Horizonte” para descaracterização dos receptores.

Ao todo, mais de 18 mil alunos devem ser beneficiados pelo projeto, sendo que 15 mil só no Sul de Minas. Além das escolas beneficiadas, também há impacto positivo para as universidades.

As TV Box, como as legalizadas Pluto TV e DirecTV Go, são aparelhos que recebem transmissões de canais de televisão pela internet no formato IPTV. Infelizmente, algumas pessoas utilizam modelos não homologados pela Anatel para captar sinais de canais piratas e isso é pirataria.

LEIA TAMBÉM:

–> IPTV Pirata: rede com 500 mil usuários é descoberta na Itália

–> Anatel apreendeu mais de 3,3 milhões de produtos piratas em 2021

–> Pirataria causa prejuízo de milhões a Disney

O que muitos não sabem é que as TV Box contam com processadorplaca de vídeo e memória próprios, ou seja, todos os componentes necessários para um computador funcionar.

Para realizar a reforma dos aparelhos, as equipes das universidades e do Instituto Federal do Sul de Minas removem o software que dá acesso ilegal aos satélites e bloqueiam o aparelho, para que ele não possa mais ser utilizado com essa finalidade.

Aí então, o aparelho é reconfigurado para funcionar como um minicomputador, com a instalação de um sistema operacional e de softwares educacionais gratuitos.

FonteG1
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários