06/07/2022

Internet dos Sentidos: veja sete tendências de consumo para 2030

Usuários revelam como acham que viveremos em oito anos.

Como faz todos os anos, a Ericsson lançou o relatório “ConsumerLab Hot Consumer Trends”, que traz informações sobre o que os consumidores esperam da Internet dos Sentidos, ou seja, as tecnologias para os próximos dez anos.

internet dos sentidos
Foto: Reprodução Internet

O termo abrange tecnologia, sentidos de visão, audição, paladar, olfato e tato. A previsão é de que tal expectativa seja habilitada por tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR), 5G e automação.

Além disso, a supervelocidade do 6G e outras características vão permitir recursos até agora inexplorados, como holografia, aplicações táteis, e novos formatos que poderiam até mesmo dispensar o uso de smartphones.

O Hot Consumer Trends 2030 tem como base 46 milhões de pessoas que começam a usar uma tecnologia assim que ela chega ao mercado, geralmente em primeira geração.

VEJA TAMBÉM:

–> EUA e Reino Unido fecham acordo para desenvolver o 6G

–> Apple já está interessada na tecnologia 6G

–> China lança ao espaço o primeiro satélite 6G do mundo

Confira sete tendências de consumo para 2030:

  • 59% dos consumidores acreditam que só de pensar, poderemos ver as rotas dos mapas nos óculos de realidade virtual.
  • 45% preveem um dispositivo para a boca que aprimora digitalmente tudo o que você come, para que qualquer alimento possa ter o sabor do seu petisco favorito.
  • Cerca de 6 em cada 10 acreditam que poderemos visitar florestas e áreas repletas de natureza, tudo digitalmente, e ainda sentir os cheiros dos locais.
  • Os jogos de realidade virtual são previstos por 7 em 10 como indistinguíveis da realidade física até 2030.
  • Metade dos entrevistados são “consumidores pós-privacidade”. Eles esperam que os problemas de privacidade sejam totalmente resolvidos para que possam obter com segurança os benefícios de um mundo orientado por dados.
  • Serviços baseados na Internet dos Sentidos tornarão a sociedade mais ambientalmente sustentável, de acordo com 6 em 10 entrevistados.
  • 45% dos consumidores antecipam shoppings digitais, permitindo que eles usem todos os cinco sentidos ao fazer compras.

Carolina Veneroso
Carolina Veneroso
Jornalista, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como repórter, redatora e com produção de conteúdo há 5 anos. Apaixonada por entrevistar e conhecer pessoas e novas histórias.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
0
O que você acha? Comente!x