14/12/2025
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Claro passa a oferecer atendimento via WhatsApp

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Clientes já podem resolver demandas dos serviços móvel, internet e TV pelo aplicativo de mensagens.

Foto: Divulgação/Claro

Seguindo o modelo da Vivo, TIM e Oi, a Claro começou a atender clientes por meio do WhatsApp. Por meio do aplicativo de mensagens, os usuários podem encontrar detalhes sobre serviços e resolver demandas para os planos móveis e residenciais da operadora, incluindo a Claro net virtua e o serviço de TV por assinatura.

O atendimento é realizado por uma assistente virtual, portanto, só é possível ter acesso a serviços simples, como solicitar código de barras de faturas, suporte técnico, ativação de chips, operações de cadastro ou recarga.

Para utilizar o serviço de autoatendimento, o usuário precisa adicionar o número de telefone (11) 99991-0621 na agenda do celular e iniciar uma conversa.

Assim que uma mensagem é enviada, o usuário receberá a mensagem: “Olá, sou o assistente virtual da Claro e estou aqui para te dar suporte com alguns dos nossos principais serviços”.

Em seguida, são apresentadas duas opções: 1 — Claro Móvel ou 2 — Claro Residencial (NET e Claro Tv). Basta escolher uma delas e seguir as instruções na tela. No caso do serviço móvel, o sistema só oferece suporte para um número da Claro que está utilizado o WhatsApp.

VIU ISSO?

–> Clientes da Oi já podem falar com a operadora pelo WhatsApp

–> Vivo já está prestando atendimento pelo WhatsApp

–> TIM começa a atender clientes pelo WhatsApp

Não é possível entrar em contato com um funcionário da operadora pelo aplicativo de mensagens.

Além do WhatsApp, o cliente pode entrar em contato com a Claro por meio dos aplicativos “Minha Claro Móvel” e “Minha Claro residencial”, pelo telefone #1052, por e-mail, carta ou indo nas lojas físicas da operadora.

CEO da Delta promete internet grátis a bordo de seus aviões

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Executivo afirmou que conectar todos os passageiros sem tarifas adicionais é uma meta da companhia.

Foto: Divulgação/Delta

Durante a CES 2020, Ed Bastian, presidente da Delta Air Lines, a maior companhia aérea dos Estados Unidos, apresentou um plano ambicioso de oferecer Wi-Fi e mensagens gratuitas em todos os voos. A ideia é oferecer uma nova experiência de voar aos seus passageiros.

“À medida que o setor aéreo entra em seu segundo século, vemos a tecnologia como a ferramenta para continuar inovando”, afirmou o executivo.

Bastian disse que a empresa gastou bilhões de dólares nos últimos anos para transformar a tecnologia em um ativo, algo que também é pregado pelas empresas concorrentes.

O Wi-Fi gratuito é uma promessa ambiciosa, mas antiga de outras empresas como a British Airways ou Virgin America. Por enquanto, todas falharam nessa expectativa, enfrentando diversos obstáculos financeiros e tecnológicos.

Mesmo assim, o executivo da Delta está confiante que nos próximos 2 anos a meta será alcançada. Bastian até mesmo brincou que isso será possível porque seus aviões — enquanto viajam a 30.000 pés — estão tecnicamente mais próximos das redes de satélites.

VIU ISSO?

–> TIM dá 30% de desconto no acesso à internet em voos da Gol

–> Viasat recebe certificado para oferecer conexão em jatos executivos

–> Banda larga em voos deve movimentar US$ 130 bilhões até 2035

Atualmente, o acesso a internet é oferecido em quase todos os voos da Delta. A companhia aérea disponibiliza Wi-Fi a bordo por meio da empresa Gogo, que oferece cobertura em todo mundo por meio de satélites.

Por enquanto, a Delta oferece apenas o serviço de mensagens gratuitas por celular, para o uso durante o voo de aplicativos como iMessage, Messenger e WhatsApp em smartphones.

Para outras finalidades, o passageiro precisa contratar previamente pacotes de Wi-Fi. No caso do plano diário global o valor é de USD 28,00 (R$ 114,52), sendo válido em mais de um voo, proporcionando 24 horas de acesso contínuo com Wi-Fi ilimitado.

Com informações de Market Watch.

Governo português quer roaming nacional 5G

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Órgão regulador português pretende obrigar que as operadoras do país compartilhem infraestrutura de rede.

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), órgão regulador das telecomunicações de Portugal, está planejando incluir no edital do leilão do 5G do país a obrigatoriedade para que as empresas de telefonia compartilhem suas infraestruturas de rede.

O governo português vê a implantação da conexão de quinta geração como uma maneira de oferecer melhores condições de serviços para os consumidores finais.

Com o roaming nacional, o coinvestimento em infraestrutura (divisão dos custos) permitiria uma maior concorrência entre as operadoras, que seria revertida em melhores preços para os usuários finais.

Além disso, o consumidor poderia ter melhor cobertura de rede, permitindo que ele se conecte a qualquer torre de telefonia. Hoje, o cliente de uma operadora portuguesa apenas pode usar a rede que contratou.

VIU ISSO?

–> 5G já começou a salvar vidas na China

–> Samsung vende mais smartphones 5G do que o esperado

–> Como é a operação 5G da Claro, Vivo e TIM mundo afora?

“A solução do roaming nacional permite a uma empresa, que não tenha cobertura total do território, poder oferecer serviços de qualidade em todo o território”, explica João Cadete de Matos, presidente da Anacom.

Como era de esperar, as operadoras são contra a medida, alegando que ela desestimula os investimentos no 5G.

O regulamento para o leilão do 5G em Portugal deve ser publicado ainda em janeiro. O documento deverá conter, entre outras informações, indicações sobre os preços das frequências licitadas.

Com informações de O Jornal Econômico.

Guerra dos streamings começa a provocar mudanças na TV paga

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Operadora começa a testar o modelo em que o cliente monta o seu próprio pacote de canais.

Nos Estados Unidos, a guerra dos serviços de streaming já está provocando mudanças no modelo de negócios das operadoras de TV por assinatura. A Verizon, por exemplo, já está permitindo que o cliente monte o seu próprio pacote de canais.

Assim como ocorre no Brasil, a operadora americana vendia pacotes de telefonia, internet e TV separadamente, mas os clientes optavam por combos, além de contratos com fidelidade, para obter os melhores preços.

No entanto, com a mudança do mercado do entretenimento, o consumidor moderno está querendo pagar apenas por aquilo que consome.

Por isso, nesta quinta-feira, 9, a Verizon anunciou que pretende extinguir contratos anuais, cortar taxas extras e permitir que os usuários possam personalizar pacote de TV, escolhendo seus canais favoritos. No entanto, o preço da personalização ainda é caro.

Entre as novas opções, o cliente pode escolher 5 canais favoritos e deixar a Verizon definir outros 100 canais, baseado nos interesses do usuário. O custo do pacote customizado é de US$ 50 (R$ 204,23) por mês, mais US$ 12 (R$ 49,01) mensais do aluguel do decodificador.

Outra opção é assinar o serviço de streaming do YouTube por US$ 50 por mês e obter 70 canais de TV ao vivo.

VIU ISSO?

–> Claro TV aumenta taxa de adesão de R$ 90 para R$ 350

–> Número de assinantes da Netflix cai 5% anualmente no Brasil

–> Confira qual foi o canal mais visto da TV paga em 2019

Agora, se o consumidor quer um pacote de TV paga tradicional, ele paga a mensalidade de US$ 70 (R$ 285,92) que inclui 300 canais ou US$ 90 (R$ 367,61) para ter 425 canais. Nestes pacotes, o preço do receptor já está incluso.

O serviço de telefone fixo pode ser adicionado a qualquer um dos pacotes por US$ 20 (R$ 81,69) por mês.

Já a internet banda larga fixa está disponível em três velocidades: 100 Mbps por US$ 39,99 (R$ 163,34), 300 Mbps por US$ 59,99 (R$ 244,66) ou a conexão gigabit por US$ 79,99 (R$ 326,36).

Assim, o novo modelo permite que os clientes combinem planos de TV, internet e telefonia como preferirem. A novidade visa impedir que os usuários fujam da TV a cabo tradicional para serviços de streaming, mais baratos e que não prendem os consumidores em contratos.

É provável que essa tendência ganhe força a partir de 2020, nos Estados Unidos — assim como em outras partes do mundo —, conforme aumenta a concorrência dos serviços de streaming.

Com informações de CNET.

Claro TV aumenta taxa de adesão de R$ 90 para R$ 350

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Valor será cobrado à vista dos novos assinantes, independentemente do plano contratado.

Sem muito alarde, a Claro aumentou nesta quinta-feira, 9, a taxa de ativação dos pacotes Claro TV residencial pós-pago ou empresas para R$ 350. O valor é cobrado uma única vez, quando da contratação do serviço (com fidelidade de 12 meses) e corresponde apenas à instalação do ponto principal, independentemente da quantidade de pontos contratados.

Antes, a chamada “Taxa de Adesão” tinha o valor de R$ 90, nos pacotes com fidelidade da Claro TV residencial, podendo ser parcelada em até três vezes. O pagamento podia ser feito via boleto, DCC ou cartão de crédito. Para empresas, o valor era de R$ 60.

Com a mudança, a “Taxa de Adesão” será descontinuada e a “Taxa de Ativação Antecipada” será cobrada apenas para novos clientes. O pagamento da taxa só poderá ser feito à vista, por meio de boleto avulso, mesmo que o cliente tenha optado fazer o pagamento da assinatura de TV por cartão de crédito.

O boleto será entregue ao assinante impresso ou por e-mail, devendo o novo cliente realizar o pagamento para que a operadora realize a instalação. Somente após o pagamento reconhecido que ocorrerá a visita do técnico.

VIU ISSO?

–> Multa da Claro por cobranças abusivas é reduzida

–> Claro net tv cobra R$ 90 para atualizar decodificador

–> Claro vai indenizar cliente por ‘desvio produtivo’

Para quem contrata o serviço de TV sem fidelidade contratual não houve mudança. A taxa de ativação continua no mesmo valor de R$ 650,00 à vista no boleto avulso, sem a possibilidade de parcelamento.

Apesar do aumento das taxas, o equipamento receptor da Claro continua a ser disponibilizado ao cliente na forma de comodato, devendo o usuário entregá-lo no fim do contrato ou ressarcir a operadora no caso de avaria.

A taxa de instalação do ponto adicional (referente ao aluguel do equipamento) é de R$ 100, podendo ser pago à vista ou parcelado em até 10 vezes se contratado após a aquisição do pacote de TV.

O Minha Operadora entrou em contato com a assessoria de imprensa terceirizada da Claro, questionando o porquê do aumento da taxa de adesão, mas até o momento desta publicação não recebemos um retorno.

Como é a operação 5G da Claro, Vivo e TIM mundo afora?

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Cenário das operadoras no exterior pode refletir a futura comercialização do 5G no Brasil? Entenda o mercado na nova matéria especial do Minha Operadora.

Imagem: Divulgação 5G TIM Itália
Imagem: Divulgação 5G TIM Itália

As operadoras Claro, TIM e Vivo já operam ou possuem planos para a tecnologia 5G mundo afora? Ao longo da matéria, é a resposta que vamos trazer, com base na atuação da controladora de cada uma nos países que atuam. Respectivamente: América Móvil, Telecom Itália e Telefónica.

Ao todo, 27 países já disponibilizaram ou estão prontos para comercializar a conectividade de quinta geração para seus habitantes.

No cenário, é notório que muitas operadoras já apostam na banda larga fixa via 5G, que é uma forma de revolucionar o mercado de conexões residenciais e oferecer uma internet de alta qualidade e modem sem cabos, por exemplo.

Entretanto, a evolução do 4G já é disponibilizada para as linhas móveis também, afinal, essa é a demanda mais tradicional dos consumidores.

A nova geração da conectividade móvel é vista como uma grande transformação para o mundo inteiro e vai muito além de ser apenas a continuidade do que acompanhamos com o 2G, 3G e 4G.

Com baixa latência e um maior tempo de resposta, o 5G vai revolucionar o mercado de trabalho, viabilizar novas tecnologias como carros autônomos, transformar a medicina com as operações à distância e tornar realidade o conceito de cidade digital.

Para o Brasil, há uma grande expectativa, mas a regulação parece sempre jogar um “balde de água fria” em todos os entusiastas pela nova internet móvel.

O leilão, previsto para março de 2020, muito provavelmente será adiado para ocorrer ao longo do ano. A primeira questão que surgiu foi a interferência do sinal da conexão na TV via satélite, mas ficou decidido que ambos vão dividir as mesmas faixas.

Agora, o imbróglio se concentra no edital 5G, feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Relatores e conselheiros divergem se a prioridade deve ser para novos entrantes do mercado ou grandes operadoras.

Sobre as teles, há quem diga que elas não estão com pressa. Afinal, existe o temor de que as regras não sejam vantajosas, portanto, todas torcem para que as conversas terminem em bons acordos para as grandes presenças do mercado como Claro, TIM, Oi e Vivo.

Todas, muito provavelmente, também vão lucrar com o novo Marco Legal das Telecomunicações. Nesse caso, a demora também será bem-vinda.

Mas, como deve ser a atuação das teles brasileiras com a tecnologia? Algumas já adiantaram o que pretendem fazer, mas analisar a atuação delas mundo afora pode refletir o panorama geral. É o que vamos fazer a seguir:

ENTENDA O ATUAL CENÁRIO DO 5G

–>5G no mundo: quais países já ofertam a tecnologia?

–> 5G ganha novo ‘balde de água fria’ da Anatel

–> Atraso do 5G pode fazer Brasil perder R$ 25 bilhões

América Móvil – Controladora da Claro

Empresas da América Móvil. Imagem: Divulgação
Empresas da América Móvil. Imagem: Divulgação

Atual líder do mercado de TV por assinatura e banda larga do Brasil, a Claro já começou a demonstrar a tecnologia 5G no Brasil.

Nos últimos meses, a operadora promoveu um show holográfico em São Paulo, com uma apresentação do músico Lucas Lima e transmitiu o evento pelas suas redes sociais.

Entretanto, a marca ainda é contida sobre o lançamento da nova tecnologia e, muito provavelmente, se adianta nos testes para não ficar atrás de concorrentes como TIM e Oi.

Daniel Hajj, CEO da América Móvil, declarou recentemente que o grupo não vai aumentar os investimentos na América Latina para a chegada da conectividade de quinta geração.

Ele explicou que os níveis atuais na região condizem com as necessidades do mercado e seguem focados na expansão da fibra ótica, virtualização de rede e 4.5G.

Mundo afora, a gigante companhia de telecomunicações ainda não comercializa o 5G. O primeiro país que ganhará a ativação é a Áustria, a partir de fevereiro. Por lá, a América Móvil controla 59,7% da A1 Telekom Austria Group.

Com a tecnologia disponível, a operadora austríaca passará a concorrer diretamente com a 3 Áustria, que já disponibiliza a nova conexão para os clientes.

Em outros mercados, a empresa está comprometida apenas com os testes e preparação de rede para o futuro lançamento.

No México, terra natal do grupo, a América Móvil já se comprometeu em ser a primeira operadora a instalar o 5G no país.

LEIA SOBRE OS POSICIONAMENTOS DA CLARO SOBRE O 5G NO BRASIL

–> Claro ainda não vê justificativas para o alto investimento no 5G

–> Claro faz holograma em demonstração 5G

–> Dona da Claro não vai aumentar investimentos para o 5G

Telecom Itália – Controladora da TIM

Imagem: Divulgação TIM Itália
Imagem: Divulgação TIM Itália

Na Itália, a TIM já oferta 5G para as cidades de Roma, Turim, Florença e Nápoles. Cidadãos e empresas já podem contratar uma oferta da nova conexão, que já excedeu a velocidade de 2 Gigabits por segundo na região.

As próximas cidades previstas são Bolonha, Verona, Ferrara, Matera e Bari. Até 2021, a previsão da operadora é alcançar 120 localidades no país.

Planos comercializados

TIM Advance 5G – € 29,99 mensais (R$ 135, 49)

A oferta 5G mais econômica oferecida pela operadora disponibiliza 50 GB de internet, minutos e SMS ilimitados, descontos exclusivos na compra de smartphones e roaming internacional incluso por toda a Europa.

TIM Advance 5G TOP – € 49,99 mensais (R$ 225,85)

O plano premium da TIM oferece 100 GB para o cliente, minutos e SMS ilimitados, assistência dedicada, descontos ainda maiores em smartphones adaptados para a tecnologia, jogos grátis e roaming gratuito por toda a Europa, com franquia extra de 3GB de dados.

Há ainda 250 minutos de chamadas para países estrangeiros, fora da área abrangida no roaming da oferta.

Como será no Brasil?

Pela oferta da Itália, é notório que a TIM aposta alto nos planos pós-pagos. No Brasil, a operadora já investe na proposta de dispor um hub de serviços para o cliente, com até mesmo assinatura da Netflix inclusa.

Com o 5G não será diferente, as ofertas mais vantajosas serão para os clientes mais caros, obviamente. Entretanto, os preços praticados na Itália parecem acessíveis para a realidade do país.

Será que podemos esperar pela mesma iniciativa no Brasil?

Em relação ao produto, a TIM já reafirmou seu interesse em apostar inicialmente na internet residencial via 5G. O país pode ser o primeiro a receber esse tipo de produto da marca.

Inclusive, é uma iniciativa interessante para aumentar a presença de mercado da TIM Live, banda larga fixa da operadora que ainda perde para as concorrentes em market share.

A operadora é uma das mais atuantes pela chegada do 5G no Brasil. Testes são realizados com frequência, demonstrações e até mesmo publicidade do 5G.

O site já ganhou um banner específico para anunciar a chegada da nova geração, as redes sociais tiveram publicações e até mesmo as lojas disponibilizaram testes para uso dos clientes.

CONFIRA AS ÚLTIMAS INVESTIDAS DA TIM PARA O 5G BRASILEIRO

–> Startups vão desenvolver soluções com 5G da TIM

–> TIM vai apostar em banda larga fixa via 5G

–> Conheça o Laboratório 5G da TIM no Nordeste

Telefónica – Controladora da Vivo

O2, operadora da Telefónica. Imagem: Divulgação
O2, operadora da Telefónica. Imagem: Divulgação

Em terras brasileiras, a Vivo é cautelosa em relação ao 5G. No comparativo com as concorrentes, a operadora foi a que menos realizou testes e ações públicas com a conectividade de quinta geração.

Mundo afora, há um outro cenário. O Reino Unido foi o primeiro país de atuação da companhia Telefónica a ganhar uma ativação da rede 5G.

A operadora em questão é a O2, controlada pelo gigante grupo. Ao todo, 21 cidades já contam com a nova conexão móvel da empresa.

São elas: Belfast, Birmingham, Bradford, Bristol, Cardiff, Coventry, Derby, Edimburgo, Glasgow, Leeds, Leicester, Lisburn, Liverpool, Londres, Manchester, Newcastle, Norwich, Nottingham, Sheffield, Slough e Stoke-on-Trent.

Até o Verão de 2020, há uma previsão de expandir a cobertura para mais 50 regiões. Conheça os principais planos:

30 GB – £ 20 mensais (R$ 106,64)

50 GB – £ 25 mensais (R$ 133,30)

100 GB – £ 30 mensais (R$ 159,96)

Todos os planos contam com seis meses gratuitos de Amazon Prime Vídeo, ligações e SMS ilimitados, Wi-Fi gratuito nas regiões cobertas e roaming em localidades selecionadas pela operadora.

Há uma exigência de fidelidade com um contrato de 18 meses.

Será que a Vivo seguirá os mesmos moldes quando for a hora do 5G aterrissar no Brasil? Por aqui, há uma demanda por aplicativos sem desconto na franquia e até mesmo outros serviços inclusos no pacote do pós-pago.

É uma ausência sentida nos planos da O2 no Reino Unido, mas a degustação do Amazon Prime Vídeo aponta para a tendência que já é vista em terras brasileiras:

Os tradicionais planos de telefonia com a inclusão de serviços de entretenimento gratuitos ou com descontos e condições exclusivas para o cliente da operadora.

Nos outros países, a Telefónica dá início a operação 5G da Movistar na Espanha. Já a O2 deve seguir com a implantação para a Alemanha, com parceria da Huawei e Nokia.

Para o Brasil, a Vivo já afirmou que não tem pressa e aguarda por uma boa proposta no edital, de acordo com as palavras de Christian Gebara, CEO da tele.

A VIVO/TELEFÔNICA E O 5G

–> Executivo da Vivo afirma: 5G necessita de antenas cinco vezes maior

–> Telefónica Vivo escolherá segundo fornecedor além da Huawei para 5G

–> Telefónica, dona da Vivo, irá dividir rede 5G com Vodafone

Bônus: NII Holdings – controladora da Nextel

Divulgação da NII Holdings - Nextel
Imagem: Divulgação NII Holdings

A Nextel Brasil foi vendida para a Claro recentemente, mas não vamos esquecer da análise da operadora, que até pouco tempo era parte da NII Holdings.

Em frágil situação financeira, a americana vendeu unidades como a do Brasil e Peru, ou seja, ainda não fez grandes avanços ou investimentos em prol do desenvolvimento de uma rede 5G.

No Brasil, em 2018, a marca adotou uma solução de virtualização vEPC para expandir a capacidade do 4G e se preparar para a próxima geração, mas participar do leilão exigiria recursos que a operadora poderia não ter.

Por isso, a venda para a Claro foi uma boa solução e qualquer passo que a empresa tenha dado na tecnologia ficou como mais uma vantagem para a empresa da América Móvil.

Considerações finais

Apenas as controladoras da TIM e Vivo já ofertam 5G em outros países. A oferta parece acessível em valores, mas não dá para supor que os mesmos serão praticados no Brasil.

Por aqui, a Vivo, por exemplo, cobra R$ 219,99 mensais por um plano pós-pago com 24 GB de dados móveis. O de 100 GB, que pode ser dividido por uma família, tem o custo de R$ 429,99.

Com 5G, as operadoras, de início, terão a necessidade de conseguir o retorno de investimento que farão na compra de espectro. Portanto, os valores podem ter um custo alto.

Na TIM, a oferta parece um pouco mais condizente com o que a operadora pratica no Brasil. Um pacote de 30 GB pode ser adquirido por R$ 179,99.

Entretanto, os planos famílias também refletem a realidade dos preços brasileiros e mostram a discrepância com o que é praticado na Itália. Um pacote com 100 GB e Netflix inclusa tem um custo de R$ 319,99 por mês.

Mas, como já foi mencionado, a implantação da tecnologia ainda depende do leilão. Até lá, é lógico que as operadoras sigam com investimentos voltados para expansão da fibra ótica e 4G.

Com informações de BN Americas e Milenio

Vivo amplia vantagem no 4G

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TIM e Claro disputam a segunda posição em quantidade de acessos móveis.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no mês de novembro de 2019, o país registrou 228,5 milhões de acesso móveis ativos. Depois de dois meses de quedas, houve um aumento de 284,4 mil na quantidade de acessos (0,1%).

Entre as operadoras, a Vivo não só mantêm a liderança, mas aumentou a sua vantagem entre suas concorrentes, com quase 10 milhões de acessos a mais no 4G, totalizando 48,4 milhões de acessos.

Já a TIM e a Claro disputam a segunda colocação na quantidade de acessos, estando a TIM à frente com pouco mais 2 de milhões de acessos.

Cada vez mais, o 4G tem impulsionado o mercado pós-pago, que se aproxima da base de clientes do pré-pago. Em novembro, o pós-pago registrou 108,6 milhões de acesos, ou 47,54% da base total. Ainda que o pré-pago ainda seja a maioria, no mês foram contabilizados 881 mil desligamentos.

VIU ISSO?

–> Qual operadora tem o melhor custo-benefício nos planos pós-pagos?

–> Vivo e TIM vão compartilhar 3G e 4G em mais de 800 cidades

–> Análise prevê TIM com resultados financeiros superiores aos da Vivo

Além disso, por mais que as antigas redes 2G e 3G tem perdendo espaço ao longo dos anos, elas ainda são relevantes no Brasil. O 2G contabilizou 30,5 milhões de linhas ativas e o 3G o total de 45,2 milhões. Juntas, elas representam quase 40% da base total de clientes.

Quantidade de acessos 4G em novembro de 2019:

  1. Vivo — 48,368 milhões
  2. TIM — 38,531 milhões
  3. Claro — 36,445 milhões
  4. Oi — 24,789 milhões

Com informações de Anatel e Convergência Digital.

Vivo inaugura nova sede administrativa

Ambiente de 490 metros quadrados segue o modelo de coworking, evitando salas fechadas e permitindo que os funcionários interajam entre si.

Foto: Vivo/Divulgação

A Vivo inaugurou recentemente sua nova sede administrativa em Manaus, no Amazonas. Seguindo os modelos já utilizados em São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Recife, o novo espaço busca incentivar a integração entre os funcionários.

Situado no Edifício Soberane, na zona sul de Manaus, o ambiente de 490 metros quadrados segue o modelo de coworking, evitando salas fechadas e permitindo que os funcionários interajam entre si.

A sede reúne 58 colaboradores trabalhando em diversas áreas, como vendas, engenharia, jurídico e administrativo. Não há lugares previamente marcados, permitindo que os funcionários trabalhem onde desejar ou dependendo da sua necessidade laboral.

“Todos apoiaram a iniciativa, que permite um novo olhar sobre nossas rotinas e desapegar de hábitos que não combinam mais com o mundo digital e conectado que tanto curtimos”, afirmou a empresa nas redes sociais.

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O modelo de coworking já é utilizado pela operadora em outras sedes da companhia e até mesmo em lojas. A ideia é que o novo ambiente seja mais receptivo para a nova geração de trabalhadores, que não se interessa pelos métodos tradicionais de trabalho.

Com o programa “Vem de você”, por exemplo, os funcionários têm liberdade para a escolha de roupas, contam com banheiros unissex e tem a opção de trabalhar em casa.

Com informações de A Crítica e Assessoria de Imprensa Vivo.

2020 será promissor para as telecomunicações, diz CEO da Telebrasil

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Segundo executivo, novo marco legal e leilão do 5G devem ser benéficos para o país.

Foto: Reprodução/Agência Telebrasil

Luiz Alexandre Garcia, atual presidente da Telebrasil, afirmou que 2020 será um ano muito bom para o Brasil sob o ponto de vista das telecomunicações.

Segundo o executivo, a nova Lei Geral das Telecomunicações oferece mais segurança jurídica para as empresas de telecom e abre a possibilidade para mais investimentos no país. Além disso, com a realização do leilão do 5G, os consumidores terão novas ofertas de serviços.

“Este ano está promissor para as telecomunicações. Temos a nova lei, que realmente irá renovar a regulamentação. Outro fato relevante é o 5G. Todos os atores do setor deverão opinar na consulta pública, e vamos ter um edital para licitar essas frequências, que representam o futuro das telecomunicações”, afirma Garcia.

Para o presidente da Telebrasil, o setor das teles é fundamental para impulsionar a transformação digital, aumentando a produtividade e eficiência do Estado.

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Ele lembra que a economia também tem boas expectativas para este ano, com previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2% ou mais.

No entanto, apesar das expectativas, ainda existem desafios que precisam ser superados, como regulamentar a lei das antenas e resolver a questão da tributação da internet das coisas, salienta Luiz.

Com informações de Agência Telebrasil.

Caso Isabel dos Santos pode beneficiar a Oi

Empresária angolana teve seus bens congelados judicialmente por suspeita de corrupção, entre eles, sua participação acionista na operadora Unitel.

Governo angolano congela bens de acionista da Unitel

A disputa jurídica que Isabel dos Santos está enfrentando pode ajudar a Oi (OIBR3 / OIBR4). Desde 23 de dezembro, os bens da empresária angolana foram bloqueados judicialmente, incluindo a sua participação acionária de 25% da Unitel.

Em fevereiro de 2019, a Oi ganhou na justiça o recebimento de aproximadamente US$ 1 bilhão em dividendos retidos mais juros da Unitel. A corte entendeu que Isabel e outros sócios da operadora angolana violaram o acordo de acionistas. O congelamento dos bens poderia agilizar esse repasse.

Além disso, como Isabel não ocupa mais o cargo de presidente do conselho de administração da companhia, a Oi poderia vender a sua fatia na Unitel mais facilmente, por não ter disputas políticas que atrapalhariam o negócio.

Atualmente, a Oi detém 25% das ações da operadora angolana.

VIU ISSO?

–> Governo angolano congela bens de acionista da Unitel

–> Sonangol vai comprar participação da Oi na Unitel

–> Para especialista, situação de Isabel dos Santos na Unitel é frágil

Na semana passada, Gaspar Martins, presidente da empresa Sonangol, confirmou seu interesse na compra da fatia da Oi na Unitel. Segundo o executivo, o negócio depende apenas do equacionamento dos pagamentos devidos à Oi.

Isabel dos Santos, filha do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos, é investigada por investir recursos públicos em uma empresa sueca de venda de diamantes angolanos. Segundo despacho, o negócio gerou prejuízos para Angola.

Com informações de Valor Econômico.