23/04/2024

Telefónica Vivo escolherá segundo fornecedor além da Huawei para 5G

Companhia pretende diminuir a sua dependência com a empresa chinesa.

Foto: Echo Grid/Unsplash

A Telefónica, dona da Vivo, pretende contratar no próximo ano um segundo fornecedor para a sua infraestrutura de 5G na Espanha, para equilibrar a sua dependência da Huawei. Atualmente, a maioria dos equipamentos das redes 3G e 4G da operadora no país foi fabricada pela gigante chinesa.

Recentemente, a Telefónica selecionou a Huawei para o seu sistema central que governa a rede 5G espanhola. No entanto, ela pretende criar um novo núcleo com equipamentos de outro fabricante, que pode ser da Ericsson, Nokia ou um dos novos fornecedores dos EUA, como Afirmed ou Mavenir.

A nova estratégia da companhia é de não confiar em apenas um único provedor de equipamentos. Assim, seria possível utilizar dois núcleos para atribuir a cada um deles categorias de serviço ou segmentos de clientes diferentes.

Apesar do lobby do governo de Donald Trump, ainda não existe uma posição política comum na Europa em torno da Huawei. A empresa está envolvida há anos em uma polêmica com os Estados Unidos, que a acusa de ser uma ameaça à segurança do ocidente.

VIU ISSO?

–> Novos celulares da Huawei já não tem componentes fabricados nos EUA

–> Governo não vai restringir tecnologia chinesa, diz Marcos Pontes

–> EUA proíbem operadoras de utilizarem equipamentos da Huawei

Por enquanto, a Telefónica, bem como outras operadoras não têm interesse em dispensar um fornecedor com os equipamentos mais avançados e preços mais competitivos da atualidade.

No Brasil, a Telefónica optou por tornar a Huawei o principal fornecedor da Vivo. Entre 60% e 70% das estações bases brasileiras da operadora são fabricadas pela chinesa, e o restante da rede 4G é fornecida pela Ericsson.

Com informações de Expansion.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários