Executivo da Vivo afirma: 5G necessita de antenas cinco vezes maior

Enylson Camoseli, da Telefônica Vivo, alertou que a estrutura do Brasil ainda não é suficiente para a demanda da conectividade de quinta geração.

Os investimentos no 5G seguem a todo vapor, mas Enylson Camoseli, da Telefônica Vivo, nos deu um posicionamento mais realista a respeito da implantação da nova tecnologia.

O diretor de Relações Institucionais e Assuntos Corporativos da Telefônica Vivo esteve no 57º Encontro de Tele.Síntese, da Momento Editorial. Na ocasião, ele confirmou que será necessário cinco vezes mais antenas para que o sistema funcione.


Os testes já são uma realidade em várias cidades do mundo, com inclusão do Brasil, mas a chegada da conectividade de quinta geração ainda pode demorar. O executivo alertou que o nosso país conta com 90 mil antenas atualmente, um número insuficiente para atender a demanda da nova tecnologia.

VIU ISSO?
– Vivo investe para deixar internet mais rápida antes mesmo da era 5G
Além dos testes: TIM prepara rede de data centers para o 5G
– Parque Tecnológico de Brasília fará demonstração de 5G aberta ao público

Para ele, se houver uma harmonização, o país pode pagar com ineficiência da produtividade e não ter uma instalação plena da rede 5G, uma tecnologia transformadora para os meios de produção e de extrema importância para a Internet das Coisas.  

Marcelos Mejias, diretor de Políticas Públicas da TIM, também comentou que será necessário um investimento de 300 bilhões de reais para que o país avance rumo ao 5G.

Para os que estão ansiosos pela chegada da tecnologia, as declarações realistas dos executivos ainda podem sinalizar uma demora. Fica também o alerta para o possível aumento de valores que o investimento pode impulsionar.

As informações são do Telessíntese.

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais votado
mais novo mais antigo
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Jefferson

Com essa economia quebrada, quem tiver esperando em pé ou sentado vai cansar.
Em pleno 2019 essa VIVO insiste nesse efeito clube com planos de dados vergonhosos, TIM com um 4G vergonhosamente lento, CLARO muito atrasada na implementação do 4G e a OI parou no tempo há anos.
Infelizmente, não tem como criar nenhuma expectativa em relação ao 5G.

João Carlos Nunes Vargas

Estamos num país subdesenvolvido e endividado.Que sempre dependeu da tecnologia que nunca produziu.Você acha que as coisas vem de graça? Só se fores do pt ou dos partidos da esquerda brasileira.