Governo português quer roaming nacional 5G

Órgão regulador português pretende obrigar que as operadoras do país compartilhem infraestrutura de rede.

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), órgão regulador das telecomunicações de Portugal, está planejando incluir no edital do leilão do 5G do país a obrigatoriedade para que as empresas de telefonia compartilhem suas infraestruturas de rede.

O governo português vê a implantação da conexão de quinta geração como uma maneira de oferecer melhores condições de serviços para os consumidores finais.


Com o roaming nacional, o coinvestimento em infraestrutura (divisão dos custos) permitiria uma maior concorrência entre as operadoras, que seria revertida em melhores preços para os usuários finais.

Além disso, o consumidor poderia ter melhor cobertura de rede, permitindo que ele se conecte a qualquer torre de telefonia. Hoje, o cliente de uma operadora portuguesa apenas pode usar a rede que contratou.

VIU ISSO?

–> 5G já começou a salvar vidas na China

–> Samsung vende mais smartphones 5G do que o esperado

–> Como é a operação 5G da Claro, Vivo e TIM mundo afora?

“A solução do roaming nacional permite a uma empresa, que não tenha cobertura total do território, poder oferecer serviços de qualidade em todo o território”, explica João Cadete de Matos, presidente da Anacom.

Como era de esperar, as operadoras são contra a medida, alegando que ela desestimula os investimentos no 5G.

O regulamento para o leilão do 5G em Portugal deve ser publicado ainda em janeiro. O documento deverá conter, entre outras informações, indicações sobre os preços das frequências licitadas.

ECONOMIZE! 💰 Compare os planos das operadoras de celular e escolha o mais vantajoso para você.

Com informações de O Jornal Econômico.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários