Viasat recebe certificado para oferecer conexão em jatos executivos

Sistema de internet via satélite de duas bandas oferece cobertura global de alta velocidade em todas as fases do voo; operadora busca parcerias no Brasil.

A Viasat anunciou que seu sistema de conectividade para aviação executiva de banda dupla (Ku-Ka) recebeu da Federal Aviation Administration (FAA), órgão de regulação da aviação dos EUA, o Certificado Suplementar de Tipo (STC), que permite seu uso em jatos executivos fabricados pela Bombardier.

A vantagem de um serviço híbrido de banda é que ele proporciona que uma aeronave alterne entre as duas redes, utilizando a banda Ku para complementar os serviços da banda Ka, proporcionando um serviço consistente e de alta qualidade.


Os benefícios da internet por satélite a bordo incluem uma conexão rápida e consistente ao redor do mundo que dará aos pilotos, tripulação e passageiros o acesso a facilidades como serviços avançados de streaming de mídia (vídeo, música, filmes e muito mais) em todas as etapas do voo, além de recursos de TV aprimorados com o Viasat Unlimited Streaming.

Além disso, a conexão via satélite permite aos passageiros participarem de teleconferências de alta definição e utilizar aplicativos de negócios, como e-mail, VPN e muito mais.

Os operadores de jatos executivos, que incluem proprietários corporativos e particulares, usam a rede global de aviação executiva da Viasat quando passam pelo seu espaço aéreo de diferentes países, inclusive o Brasil.

VIU ISSO?
–> ViaSat começa a desenvolver sua próxima geração de satélites
–> ViaSat lança Wi-Fi comunitário de até 25 Mbps em SP
–> Viasat abre novos escritórios em São Paulo e Brasília

Hoje, a Viasat fornece serviço de banda Ku através de transponders alugados de diversos provedores de satélite, bem como serviço de banda Ka da Viasat na América do Norte e Central, Caribe, além de rotas de voo do Atlântico Norte e Europa.

No Brasil, a empresa tem acesso à capacidade de banda larga no satélite SGDC-1 por meio de uma parceria com a Telebras. A Viasat também espera ter cobertura adicional e capacidade de banda larga em todo o país com o lançamento da nova constelação ViaSat-3 (band Ka), que será composta por três satélites de alta capacidade que oferecem cobertura global.

O primeiro satélite ViaSat-3 deverá ser lançado até 2021 e fornecerá serviço de banda larga para as Américas.

Recentemente, a Viasat começou a fazer testes de Wi-Fi Comunitário para promover a inclusão social e digital no Brasil. No entanto, a operadora pretende expandir seus serviços para o setor de aviação brasileira.

“A Viasat já oferece o serviço e equipamentos de conectividade a bordo para diversas linhas aéreas ao redor do mundo, incluindo: JetBlue, American Airlines, United Airlines, Aeromexico, SAS, El Al Israel Airlines, Neos, Qantas, La Compagnie, Finnair e Icelandair. Seguimos nos reunindo com companhias aéreas globais, e esperamos trabalhar com uma das grandes linhas aéreas em operação no Brasil em breve” afirma Claudio D’Amico, diretor de negócios da empresa para o setor de aviação comercial.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
  Acompanhar esta matéria  
Notificação de