29/03/2024

Reclamações diminuirão com o novo marco das teles, diz ministro

Marcos Pontes acredita que competitividade vai impulsionar melhoria na qualidade dos serviços e redução de queixas contra operadoras.

Foto: Neila Rocha/ASCOM – MCTIC

Na quarta-feira, 4, durante audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), na Câmara dos Deputados, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, afirmou que o novo marco das telecomunicações deve reduzir a quantidade de reclamações de usuários contra as operadoras.

Pontes argumenta que a Lei 13.879/19, sancionada em outubro pelo presidente Jair Bolsonaro, promoverá a competição no setor e melhorar a qualidade dos serviços.

“Logicamente, isso vai demorar um certo tempo. A gente precisa alinhar todos os vetores para exigir das empresas que elas realmente prestem um serviço de qualidade”, afirmou o ministro.

A audiência foi realizada para discutir o alto número de reclamações contra operadoras em órgãos de defesa do consumidor. A qualidade do serviço e a cobrança indevida são as maiores queixas dos usuários.

VIU ISSO?

–> Bolsonaro sanciona sem vetos novo marco legal das telecomunicações

–> Regulamentação de novo marco legal das teles deve levar um ano

–> Abranet critica a nova lei das telecomunicações e pede mudanças

“Porque não há obrigação de contrapartida com os bilhões que eles faturam de terem que fazer investimentos nessas áreas e muitos. às vezes, fazem, até por um favor, por um pedido de um de outro, muitas vezes sem critério. Eles queriam investir mais, mas o governo não dá benefício”, declarou o deputado Felipe Carreras (PSB-PE), um dos autores do pedido de audiência pública.

A audiência também discutiu a importância do acesso à internet em todo o país. Hoje, a fibra óptica não chega a 30% dos municípios brasileiros. Para o ministro, a situação preocupa, pois a falta de conexão nessas regiões, poderia até mesmo fazer com que pessoas morram por não ter o serviço de telemedicina, por exemplo.

Com informações de Agência Câmara.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários