terça-feira, 7 de agosto de 2018

Clientes da Oi já podem falar com a operadora pelo WhatsApp

O que você achou? 
Depois de piloto, operadora acaba de aumentar seus canais de relacionamento digitais e lança atendimento pelo WhatsApp Business Solution.

Falar com a operadora diretamente pelo WhatsApp: esta é a mais nova tendência no mercado de telecom quando o assunto é o relacionamento com o cliente. Seguindo mais uma etapa de sua estratégia de transformação digital, a Oi acaba de anunciar, nesta terça-feira (7), a expansão de seu assistente virtual para o WhatsApp Business Solution.

O anúncio oficial vem logo depois da divulgação da TIM de que que também começará a atender clientes pela rede de mensagens instantâneas. A diferença é que a Oi já estava fazendo testes, desde junho, com alguns de seus clientes, como um projeto piloto. 



Agora, todos já podem enviar uma mensagem pelo WhatsApp da Oi e receber a resposta da operadora, assim como acontece no portal, no Messenger e na página oficial de Facebook, tudo com o suporte de chatbots, solução de assistente virtual lançada em fevereiro deste ano pela Oi.

Segundo a operadora, os dois meses de testes mostraram que a solução de negócios do WhatsApp se mostrou bastante efetiva para os clientes, que ganharam mais uma opção de consulta e recebimento das informações para pagamento de sua conta.

"A Oi está focada na transformação tecnológica e digital, dando continuidade à melhoria contínua dos serviços oferecidos e também do relacionamento com os clientes", afirma o presidente da Oi, Eurico Teles.

Para o diretor de operações, José Claudio Moreira Gonçalves, o assistente virtual está sendo expandido oficialmente para mais um canal, com a ideia de dar cada vez mais autonomia ao cliente, para que ele possa resolver os principais problemas no seu dia a dia sem a necessidade do suporte de um atendente.

O assistente virtual (chatbot) vem se mostrando relevante para a companhia. Foram 400 mil atendimentos via web, Facebook Messenger e WhatsApp para fornecer dados de pagamento da fatura dos produtos Fixo, Banda Larga, Pós e Oi Total, o que totalizou cerca de 100 mil atendimentos por mês, com mais de 75% de satisfação dos clientes.

Além disso, a Oi informa que 94% dos clientes que buscaram os dados de pagamento através do assistente virtual não ligaram para o call center.

Para interagir com o assistente virtual da Oi no WhatsApp, é preciso apenas adicionar o contato (71) 3131-3131 na sua agenda e iniciar uma conversa enviando um “Oi”.

LEIA TAMBÉM:

Atualmente, o assistente interage com os clientes via mensagens, fornecendo as informações para pagamento de conta (código de barras, valor e vencimento), e também programa lembretes para pagamento três dias antes e no dia do vencimento.

Novas funcionalidades devem ser incluídas em breve, já que a operadora diz estar mapeando as principais necessidades dos clientes para criar soluções mais efetivas de seus problemas e melhorar a experiência de uso com a Oi.

SOLUÇÕES DIGITAIS


O assistente virtual nada mais é, para a empresa, do que parte de uma estratégia de transformação digital, importante atualmente pelo fato do cliente buscar mais interações on-line. Ao adotar essa estratégia, os números têm se mostrado positivos.

No aplicativo Minha Oi, por exemplo, são 8,5 milhões de assinantes cadastrados, com uma média mensal de 11,2 milhões de transações. O Minha Oi consegue atender plenamente a 89% das interações e, em 2017, foram realizados 80 milhões de atendimentos digitais pela plataforma, um crescimento de 27% em um ano.

O Técnico Virtual, que permite ao cliente identificar e resolver problemas dos serviços da empresa sem precisar falar com um atendente, também já conseguiu evitar 3 milhões de chamadas para o atendimento somente em 2018. A Oi também já atingiu a marca de 3 milhões de downloads do aplicativo.

Atualmente, 51% dos atendimentos realizados pelo Técnico Virtual são solucionados sem a necessidade de ligação para o suporte técnico da Oi, conforme informou a operadora.

Com o lançamento de hoje, os assistentes virtuais da Oi já podem ser acionados pelo:

  • WhatsApp: adicione o contato (71) 3131-3131 na agenda e envie um “Oi”
  • Messenger: m.me/OiOficial
  • Minha Oi: www.oi.com.br/minha-oi


5 comentários:

  1. Não sou cliente da Oi, mas dou os parabéns pela iniciativa, isso mostra que a Oi está colocando a empresa nos eixos, torço para que ela supere seus problemas

    ResponderExcluir
  2. Sou cliente TIM e considero super válido este canal... a começar pelo Técnico Virtual e agora pelo Atendimento via Whatsapp... parabéns a Oi.

    ResponderExcluir
  3. Recebir hoje uma mensagem dizendo ser da oi dizendo que eu ganhei 10 mil reai mais um galaxi gastaria de saber sobre?

    ResponderExcluir
  4. Adicionei onumero fornecido por vcs (71 3131-3131 e não houve add ao whatsapp. Numero tá certo??

    ResponderExcluir