Telefónica, dona da Vivo, irá dividir rede 5G com Vodafone

Acordo para a partilha da capacidade de rede foi firmado no Reino Unido.


A Telefónica, dona da Vivo, e a Vodafone anunciaram um acordo para partilhar rede 5G no Reino Unido. O acordo, não vinculativo, foi comunicado hoje (23) à CNMV.


As operadoras contam com um acordo para partilhar capacidade de rede desde 2012, e foi renovado em 2017.  A Vodafone tem sido responsável pelo desenvolvimento da rede móvel oeste do Reino Unido, enquanto a Telefónica controlada é responsável do leste. Da mesma forma, ambas as partes têm autonomia para implantações de rede na região de Londres.


Com o novo acordo as companhias dizem em comunicado que “Isso vai permitir que ambas Vodafone e O2 [operação britânica da Telefónica] implantem 5G mais rápido, oferecendo serviços 5G para mais consumidores em uma área geográfica maior, e fazendo isso com menor custo”.
Além do compartilhamento, a acordo prevê que cada operadora implemente, por conta própria e de forma independente, 2,5 mil sites em grandes cidades.

VIU ISSO?


As duas empresas esperam que os detalhes do acordo se concretizem em futuras conversações antes de assinar um acordo juridicamente vinculativo, algo que é esperado para este ano. 

“O potencial para melhorar a nossa partilha da rede de transmissão está focada em fornecer a melhor experiência do cliente 5G, enquanto nós utilizamos o espectro que adquirimos no último leilão”, declarou Mark Evans, CEO da Telefónica UK.



About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*