19/04/2024

Prefeitura de Natal sanciona lei sobre o licenciamento de antenas para o 5G

Lei foi publicada no Diário Oficial do Município e tem o objetivo de agilizar as licenças para os equipamentos de internet da nova rede.

O município de Natal está ficando cada vez mais perto de receber a quinta geração de conectividade móvel, pois a Prefeitura da cidade sancionou uma nova lei que regulamenta as diretrizes para os licenciamento das antenas para receber o 5G. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o objetivo é agilizar a liberação de licenças já realizadas na localidade.

De acordo com a pasta, é esperado que a rede 5G já esteja em operação na capital potiguar “nos próximos meses”. A lei complementar nº 206/2021, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), no dia 31 de dezembro de 2021.

Vale lembrar que as estações de transmissão – Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR), Estação Transmissora de Radiocomunicação Transitória (ETR-T) e Estação Transmissora de Radiocomunicação de Pequeno Porte (ETR-PP) só poderão ser instaladas depois que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizar e homologar, além de que ainda depende de pagamento de taxas.

A Semurb afirma que será a responsável pela emissão das autorizações para a instalação dos aparelhos, sendo que o sistema de registro será realizado via cadastro digital, que segundo o secretário da Semurb, Thiago Mesquita, é uma forma de agilizar e automatizar a análise das antenas para o 5G.

“Essa nova Lei substitui a antiga, que data de 2001, trazendo novas diretrizes sobre a instalação e funcionamento desses equipamentos que deixarão a cidade pronta para receber o novo serviço de internet 5G. Ao mesmo tempo, permite que a Semurb possa realizar mais facilmente o controle e fiscalização das infraestruturas e equipamentos instalados e em operação”, afirma.

LEIA TAMBÉM:

–> Anatel afirma que não irá atrasar o lançamento do 5G no Brasil

–> EUA adia novamente o lançamento do 5G, que deveria ser iniciado hoje (5)

–> TV aberta via satélite deverá desocupar espectro da Banda C para o 5G

As antenas são consideradas equipamentos urbanos de utilidade pública e podem ser instaladas em imóveis públicos ou privados, obedecendo parâmetros urbanísticos e paisagísticos da área. Além de estarem conformes às normas, respeitando as restrições de instalação das estruturas.

As donas das infraestruturas também são obrigadas a sinalizar o local, em área de fácil acesso e visibilidade, conforme instruções da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, no prazo máximo de 120 dias após a expedição da licença da obra.

A Lei Complementar também se aplica aos equipamentos que já possuem licença mesmo antes da sua publicação e devem seguir e se adequar às novas exigências.

ViaG1

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários