20/04/2024

5G: TIM realiza os primeiros testes da tecnologia VoNR na América Latina

Com o voz sobre 5G, a operadora espera levar melhorias para as videochamadas e aplicações relacionadas à realidade virtual ou aumentada.

Nesta segunda-feira (17), a TIM realizou os primeiros testes com a tecnologia VoNR 5G (Voice over New Radio) na América Latina. Em parceria com a Huawei, o experimento é uma prévia do serviço que estará disponível pela operadora após a implementação da rede 5G.

O VoNR, também conhecido como voz sobre 5G, promete maior qualidade nas chamadas de voz e integração com aplicação e serviços que usam dados e voz simultaneamente. De acordo com a TIM, o padrão “é a evolução dos serviços de voz e será a modalidade mandatória na rede 5G SA“.

O voz sobre 5G é uma evolução do VoLTE 4G, que já possui uma entrega de alta qualidade de voz. Atualmente, a TIM oferece voz sobre 4G em mais de 4.600 localidades pelo Brasil e 30 milhões de clientes. Com a nova tecnologia, a operadora espera levar melhorias em videoconferências, Realidade Aumentada e outras aplicações.

Marco Di Costanzo, Diretor de Redes da TIM Brasil, comenta:

“Queremos estar sempre à frente e oferecer serviços diferenciados para nossos clientes. O 5G será um verdadeiro divisor de águas tanto para o mercado corporativo (IoT) como para os consumidores finais. Com o VoNR, estamos mostrando a importância de oferecer serviços completos a nossos clientes, seja dados ou voz. Queremos oferecer uma experiência completa, de ponta a ponta, com a melhor e mais avançada rede 5G do país”.

LEIA TAMBÉM:

–> Anatel aceita incluir Anhanduí e Rochedinho na implantação do 5G

–> Lei das Antenas: 5G anda a passos lentos em municípios brasileiros

–> Qualcomm, Nokia e Juganu se unem para padronizar espectro 5G no Brasil

A Global mobile Suppliers Association (GSA), entidade que reúne fornecedores da cadeia de telecomunicação, afirmou que 16 operadoras já anunciaram investimento com as chamadas VoNR 5G, especialmente para países com redes 5G SA que estão com a implementação em fase avançada.

Além disso, a empresa também ressaltou que o uso da função dependerá dos aparelhos disponíveis nas mãos dos usuários. “Alguns dos smartphones disponíveis no mercado e habilitados para funcionar com 5G contarão com suporte para VoNR. Com os testes no Brasil, a TIM mostra que já está preparada não só para o futuro das redes móveis, como também para a evolução do serviço“, afirmou.

De toda forma, é esperado que voz sobre 5G traga experiências mais imersivas e mais integrações com serviços móveis, seja um smartphone, notebook e até mesmo um veículo, desde que esteja capacitado para suportar tal tecnologia e esteja em uma área de cobertura 5G.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários